Messi se aproxima do fim da primeira temporada pelo PSG com números discretos, pela grandeza do craque. Contudo, há dez anos, o astro argentino fechou uma temporada com 73 gols marcados pelo Barcelona. O MQJ Memória relembra aquele momento.
Antes de relembrar o “furacão Messi”, vale entender o contexto atual de Messi. Trata-se da primeira temporada pelo PSG, com a adaptação envolvida e também outros fatores.
Campeão da Copa América com a Argentina, Messi se apresentou ao PSG já com a pré-temporada em andamento. Além disso, sofreu com problemas físicos e teve Covid-19 no início do ano. É, no mínimo, uma temporada atribulada, inclusive com vaias da torcida. Bem diferente daquele momento goleador pelo Barcelona.
Relacionadas
MQJ Memória relembra maior temporada goleadora de Messi
Messi impressionou o mundo da bola na temporada 2011/2012. Foram 73 gols em 60 jogos pelo Barcelona. Entretanto, foi a única temporada em que o Barça de Pep Guardiola não conquistou La Liga, além de ter caído na semifinal da Champions League, para o Chelsea.
Guardiola dirigiu o Barcelona por quatro temporadas. Em três delas ganhou o Campeonato Espanhol. Na temporada 2011/2022, os títulos do Barça foram Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha e Copa do Rei.
MQJ Memória: relembre as decepções do PSG na Champions League
Naquela temporada, as principais opções para ajudar Messi no ataque foram o chileno Alexis Sánchez e os espanhóis David Villa e Pedro Rodríguez. Juntos, eles fizeram 36 gols – praticamente a metade do astro argentino.
MQJ Memória: relembre o primeiro título de Premier League do Chelsea na era Roman Abramovich
Como Messi chegou à marca de 73 gols? O número fica ainda mais impressionante com o fato de ele ter passado em branco em 23 jogos. Isso significa que o argentino não fez gol em 38% das partidas que disputou naquela temporada.
MQJ Memória: a época em que Coutinho foi o ‘mágico’ do Liverpool
Messi viveu até pequenos jejuns. Por três ocasiões, ele passou três jogos seguidos sem fazer gol. Contudo, “compensou” em muitas ocasiões, o que explica o impressionante número.
Messi brincou de fazer gols
O craque argentino marcou dois gols em um mesmo jogo em 12 oportunidades. Ele marcou três vezes em uma mesma partida em sete ocasiões. Em dois duelos, Messi fez quatro gols. Ele encheu a mão contra o Bayer Leverkusen e fez cinco gols no rival alemão na goleada por 7 a 1.
Um destaque nesta temporada goleadora de Messi foi a sequência de 14 de fevereiro a 24 de março, período que disputou oito jogos. O craque argentino marcou em todos e somou 18 gols.
MQJ Memória: como Simeone virou lenda do Atlético de Madrid
Messi fechou aquela temporada como artilheiro do Campeonato Espanhol, com 50 gols (melhor marca da história do torneio), e também como goleador da Champions League, com 14 gols (melhor marca dele na competição).
MQJ Memória: os vexames recentes do Barcelona na Champions League
Ele ainda fez dois gols no Mundial de Clubes, um na Supercopa da Europa, três na Copa do Rei e três pela Supercopa da Espanha.
Você Também pode gostar
- Barcelona terá desfalque no ataque no retorno da La Liga
- Lateral do Santos entra na mira de gigantes da Europa
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Barcelona e PSG na briga: Napoli já pensa em vender craque
Comentar