Publicidade

A Itália está fora da segunda Copa do Mundo consecutiva, um fardo pesado para um país tetracampeão mundial. Assim, a última participação italiana em Copa continua sendo em 2014, no Brasil. Você lembra como foi? O MQJ Memória resgata o vexame.

Por sinal, além de ficar fora da Copa do Mundo mais uma vez, a Itália decepcionou nas duas últimas participações em Mundiais, em 2014 e em 2010, isso logo após ser tetracampeã.

Galeria de Fotos

A surpreendente derrota, em Palermo, para a Macedônia do Norte, pela repescagem, colocou a Itália na lona. O título de 2006 vai ficando mais distante. As decepções, por sua vez, mais pesadas.

Relacionadas

Guardiola Simeone
Messi PSG Champions League 120322

MQJ Memória relembra as últimas decepções da Itália

Publicidade

A Itália foi para a Copa do Mundo de 2014 mordida. Afinal, caiu na fase de grupos da edição anterior. No Brasil, a seleção italiana se viu no grupo da morte, com Uruguai, Inglaterra e Costa Rica. Dançou.

Itália 2014 MQJ Memória A Itália na Copa de 2014 | Foto: JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

A seleção italiana largou com vitória sobre a Inglaterra, em Manaus, por 2 a 1. Balotelli, no segundo tempo, fez o gol que garantiu o triunfo da Itália. Entretanto, foi a única alegria no Brasil.

MQJ Memória: relembre o primeiro título de Premier League do Chelsea na era Roman Abramovich

Publicidade

Na sequência, na Arena Pernambuco, a Itália caiu para a surpreendente Costa Rica, por 1 a 0. Foi para a última rodada pressionada e perdeu para o Uruguai por 1 a 0, na Arena das Dunas. Assim, ficou na terceira posição e viu Costa Rica e Uruguai avançarem. A derrota para o Uruguai também ficou marcada pela mordida de Suárez no zagueiro Chiellini.

Chiellini Chiellini reclama da mordida | Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP via Getty Images

O técnico Cesare Prandelli escalou a Itália da seguinte maneira contra o Uruguai: Buffon; Chiellini, Barzagli e Bonucci; De Sciglio, Pirlo, Marchisio, Verratti e Darmian; Immobile e Balotelli. Marco Parolo, Thiago Motta e Cassano entraram no segundo tempo.

O vexame italiano na África do Sul

Em 2010, a Itália já havia caído na fase de grupos, quatro anos depois de ser campeã mundial. Na África do Sul, a seleção italiana se despediu sem vitórias. A Itália largou com empate por 1 a 1 com o Paraguai. Depois, 1 a 1 com a Nova Zelândia e derrota para a Eslováquia por 3 a 2.

Itália MQJ Memória Itália caiu na fase de grupos em 2010 | Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP via Getty Images

Publicidade

A seleção italiana segurou a lanterna do Grupo F e se despediu da Copa do Mundo com um sabor de vexame. O técnico Marcelo Lippi escalou a Itália contra a Eslováquia da seguinte maneira: Marchetti; Zambrotta, Chiellini, Cannavaro e Domenico Criscito; Gattuso, De Rossi, Simone Pepe e Montolivo; Iaquinta e Di Natale. Christian Maggio, Fabio Quagliarella e Pirlo entraram no segundo tempo.

Comentários