Publicidade

A Copa do Mundo se aproxima. Assim, a briga para garantir uma vaga entre os convocados da Seleção Brasileira afunila. O técnico Tite chamou 25 jogadores para as duas rodadas finais das Eliminatórias. O que a lista tem dizer?

Bem, é um momento decisivo. O calendário do Brasil até a Copa prevê estes dois jogos agora em março, três amistosos em junho (um destes duelos deve se “transformar” no jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias, aquele que foi adiado e a Fifa decidiu fazer de novo) e mais dois amistosos em setembro.

Galeria de Fotos

Desta forma, os jogos contra o Chile, no Maracanã, e a Bolívia, em La Paz, podem ser fundamentais para se aproximar da Copa do Mundo do Catar, em novembro. A lista deu algumas sinalizações.

Relacionadas

Tite
Tite
Tite

A corrida na Seleção Brasileira por vagas para a Copa

Publicidade

A situação no gol está resolvida. Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras) já conquistaram seu espaço. A lista atual deu um indicativo na lateral direita. Danilo, da Juventus, tem vantagem no setor. Daniel Alves, do Barcelona, agora aparece na frente pela segunda vaga.

Daniel Alves Daniel Alves tem experiência para ajudar na Copa | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

A ausência de Emerson Royal pode ser um indicativo de que ficou para trás. O lateral-direito do Tottenham foi expulso logo no começo do jogo contra o Equador, na última Data Fifa. Abriu brecha para Daniel Alves.

MAIS! Arsenal já tem lista de compra: tem dois brasileiros na mira

Publicidade

A convocação atual de Tite também mostra que Gabriel Magalhães, do Arsenal, está com a preferência para ser o quarto zagueiro da Seleção Brasileira. Lucas Veríssimo, do Benfica, está machucado. Já Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea) têm vaga assegurada.

MAIS! As maiores promessas do futebol mundial: tem brasileiros na lista

Alex Telles, do Manchester United, e Guilherme Arana, do Atlético-MG, vão ter a oportunidade de ganhar pontos com Tite na briga por vaga na lateral esquerda. Um lugar deve ser de Alex Sandro, da Juventus. Não foi chamado por estar em recuperação de lesão.

Publicidade

Lucas Paquetá, Raphinha, Antony… os jogadores brasileiros mais cobiçados no mercado da bola

Telles aproveitou a chance na última Data Fifa. Arana corre por fora. Já Renan Lodi, do Atlético de Madrid, vai ficando para trás na reta final da preparação do Brasil para a Copa do Mundo.

A concorrência no meio de campo

No meio de campo, Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United) são volantes em situação praticamente certa na Copa do Mundo. A vaga em aberto na função viu um nome recuperar espaço. Tite voltou a chamar Arthur.

Arthur Arthur está de volta à Seleção | Foto: MARCO BERTORELLO/AFP via Getty Images

Publicidade

O nome do volante da Juventus na lista surpreendeu. Arthur não faz uma grande temporada, mas vem recuperando espaço na Itália. Tem característica de controle do meio de campo que agrada a Tite.

Real Madrid tem trunfo na briga por Haaland com o Manchester City

Bruno Guimarães é um nome que briga por vaga e ganhou outra chance. O volante do Newcastle deu assistência na vitória do Brasil sobre o Paraguai. Vai ganhando pontos com Tite.

Publicidade

Dois fatores vão decidir se Cristiano Ronaldo fica ou não no Manchester United

Já Gerson, ausência na lista, tem com o que se preocupar. O meia do Olympique de Marselha foi convocado na última Data Fifa. Entretanto, não foi utilizado. Agora, fica fora, sem chance de mostrar serviço a Tite.

Pressa… Queda na Champions League vai acelerar ações no PSG

Publicidade

Mais ofensivamente no meio de campo, Lucas Paquetá é um nome a caminho do Catar. Ele vem se destacando pela Seleção Brasileira. Além disso, o meia do Lyon é versátil – pode atuar como segundo volante.

Lucas Paquetá Seleção Brasileira Paquetá está em alta na Seleção | Foto: Lucas Figueiredo / CBF / Divulgação

Em alta na Inglaterra, Philippe Coutinho vai se aproximando de mais uma Copa do Mundo. Tite é fã do futebol do meia do Aston Villa, que está recuperando o bom futebol na Premier League.

Everton Ribeiro, por sua vez, pode perder espaço com esta evolução de Coutinho. O meia do Flamengo ficou fora desta lista.

Opções não faltam na frente

Publicidade

No ataque, Neymar é indiscutível na Seleção Brasileira e tem lugar garantido. Raphinha, do Leeds United, é um nome forte para estar na convocação final para a Copa do Mundo.

Neymar Eliminatórias Seleção Brasileira Neymar está a caminho de mais uma Copa. Será a última? | Foto: Conmebol

Vinicius Júnior (Real Madrid) e Antony (Ajax) vão ter mais duas oportunidades de se aproximarem do Catar. Eles estão em vantagem. Rodrygo, também do Real Madrid, é outro nome que busca seu lugar.

Tite ampliou o leque de opções. A principal novidade da lista é Gabriel Martinelli, do Arsenal. Ele vai brigar por uma vaga no lado esquerdo do ataque da Seleção Brasileira.

Publicidade

Outro retorno nesta convocação é de Richarlison, do Everton. Tite já conhece bem o futebol do atacante. Versátil, pode atuar como ponta e como centroavante. Por sinal, é o único que pode desempenhar a função nesta lista, o que gera reflexões.

Matheus Cunha, titular na última Data Fifa, está lesionado. O atacante do Atlético de Madrid vinha em alta na Seleção Brasileira. Já Gabigol ficou fora por opção de Tite. Havia a expectativa por mais um centroavante do Flamengo. Entretanto, Tite também não levou Pedro.

Uma ausência que chama atenção é a de Gabriel Jesus, do Manchester City, e figura carimbada na Seleção Brasileira. Ele ficou um tempo parado, em função de lesão, e voltou a atuar no fim de fevereiro.

Comentários