Botafogo e Vasco estão decidindo a Taça Rio. O torneio pode não ser dos mais valorizados. Mas a rivalidade dos dois clubes coloca fogo na disputa. Assim é hora de lembrar jogadores que fizeram história pelos dois clubes. Então o MQJ Memória vai relembrar craques campeões por Botafogo e Vasco.
A lista começa nos anos 80. Paulo Roberto, o lateral do cruzamento certo, não tinha este apelido por acaso. Foi campeão carioca pelo Vasco em 1987 e 1989. Além disso foi autor do gol de um triunfo vascaíno sobre o Flamengo que beneficiou o Botafogo. Os 2 a 1 do Vasco deu a Taça Rio de 1989 ao Glorioso. No ano seguinte ele se mudou para General Severiano, onde foi campeão carioca de 1990.
Ainda nos anos 80, Luisinho, cria do Botafogo, surgiu para o futebol no jejum alvinegro. Disse que só deixaria o clube após ser campeão. Foi o que aconteceu nos Cariocas de 1989 e 1990. Depois foi para o Vasco, onde ganhou dois Brasileiros (1997 e 2000), a Copa Libertadores de 1998 e vários outros canecos.
MQJ Memória: America e Bangu, símbolos de uma época que o Rio tinha 6 grandes
MQJ Memória: Dener, o mais parecido com Pelé
Filho de peixe, relembre pais e filhos do futebol
MQJ Memória: Jorge Mendonça, o substituto de Dinamite
As grandes zebras do futebol carioca no MQJ Memória
Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro, o Baianinho Bebeto foi campeão pelos dois clubes. Ganhou o Brasileiro de 1989 pelo Vasco. Já em 1998 deu a volta olímpica pelo Botafogo no Torneio Rio-São Paulo.
Tri do Vasco e Brasileiro do Botafogo tem representantes
Tricampeão carioca pelo Vasco em 1992, 1993 e 1994, Jorge Luiz, um grande batedor de faltas, foi zagueiro do Botafogo na conquista do título estadual de 1997. Outro integrante do tri carioca do Vasco de 1992, 1993 e 1994, o volante Leandro Ávila deixou o clube em 1995 para ir para o Botafogo trocado pelo lateral-esquerdo Jefferson e pelo volante Nelson. No Glorioso, Leandro Ávila foi campeão brasileiro em 1995.
MQJ Memória: O adeus a Clébson! O substituto de Jorginho
MQJ Memória: Daniel González, o uruguaio que fez história no Vasco e no Corinthians
Mais um jogador integrante do tri carioca do Vasco de 1992, 1993 e 1994, o volante França também foi campeão pelo Botafogo. No Glorioso ele ganhou o título carioca de 1997 e o Torneio Rio-São Paulo de 1998.
Relacionadas
Campeão brasileiro pelo Vasco em 1989 e 1997, Sorato foi autor do gol no primeiro título. Além disso integrou o elenco campeão da Libertadores de 1998. No Botafogo foi campeão carioca em 1997.
Últimos anos também tem campeões por Botafogo e Vasco
Donizete, o Pantera, foi campeão pelos dois times. No Glorioso ganhou o Estadual em 1990 e o Brasileirão de 1995. No Cruzmaltino venceu o Estadual de 1998 e a Libertadores do mesmo ano. Campeão brasileiro com Donizete pelo Botafogo em 1995, o meia Beto, em 2004, venceu a Taça Rio pelo Vasco.
MQJ Memória: Mazolinha, o craque que virou pedreiro
MQJ Memória: Berg, o Anjo Louro do Botafogo
Neste século também tem jogadores campeões pelos dois clubes. O volante Marcelo Mattos foi campeão carioca pelos dois times. Ganhou pelo Botafogo em 2013 e pelo Vasco em 2016. O meia Andrezinho esteve presente nos dois títulos que Marcelo Mattos ganhou pelos clubes. Ganhou pelo Botafogo em 2013 e pelo Vasco em 2016.
MQJ Memória: Geraldo, o craque do Flamengo marcado por uma fatalidade
MQJ Memória: Margarida, o árbitro mais alegre da história do futebol
Fechando a lista, o volante Diguinho ganhou o Carioca pelos dois clubes. Foi campeão pelo Botafogo em 2006. Dez anos depois deu a volta olímpica pelo Vasco.
MQJ Memória: Polêmica no Carioca faz o futebol relembrar Eduardo Viana, o Caixa D´água
MQJ Memória: Vivinho, o gol de placa de São Januário
Nomes de animais, MQJ Memória relembra craques bichos
MQJ Memória: Carlinhos Violino, o interino acostumado a dar voltas olímpicas
MQJ Memória: Cláudio Coutinho montou o inesquecível Flamengo
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- Clubes brasileiros são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
- Torcida se desespera! Os memes da derrota do Vasco para o Fortaleza
- Vai pipocar? Os memes do empate do Botafogo com o Cuiabá
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Vasco se “mete” na briga para a próxima Libertadores – veja as chances
Comentar