Futebol Internacional

A lição nas Eliminatórias Sul-Americanas que vem da Bolívia

A Bolívia sempre foi, ao lado a Venezuela, o patinho feio em qualquer competição entre seleções sul-americanas. Não à toa está distante da vaga para a Copa do Mundo do Qatar – ou Catar -, embora não pior do que a Venezuela, que segura a lanterna. Mas, após a boa vitória sobre o Uruguai, aparece em oitavo lugar na tabela de classificação, à frente do Paraguai.

Marcelo Moreno

Marcelo Moreno é atacante de um dos times mais fracos das Eliminatórias, mas é o artilheiro da competição | Foto: Imago Images

Leia também

Manchester United tem favorito para o lugar de Solskjaer

Foi um até logo? Barcelona não descarta retorno de Messi

Atlético de Madrid e Griezmann vivem situação curiosa na Champions League

Haaland, Oblak… Veja dez craques que estão fora da Copa do Mundo de 2022

No entanto, esse não é o grande ponto da performance da Bolívia nas Eliminatórias Sul-Americanas.

O maior destaque vai para um atacante veterano muitíssimo conhecido em solo brasileiro. Marcelo Moreno defende atualmente o Cruzeiro na Série B do Campeonato Brasileiro. Tem 5 gols na competição, distante do artilheiro Edu, do Brusque, que tem 16. Mas isso graças às convocações para vestir a camisa da Bolívia nas Eliminatórias.

Lá Marcelo Moreno é o grande destaque do técnico César Farias. Sobretudo em jogos dentro de casa, como aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. Não à toa, ele é o artilheiro das Eliminatórias, com 9 gols, embora sua seleção esteja praticamente fora da Copa. Uma proeza, sem dúvida!

Marcelo Moreno corre para festejar o segundo gol da Bolívia - Foto: Javier Mamani/Getty Images

Marcelo Moreno corre para festejar o segundo gol da Bolívia – Foto: Javier Mamani/Getty Images

Moreno voltou a marcar na 14ª rodada, desta vez de cabeça, em cobrança de escanteio e após vencer dois zagueiros. Atrás dele está Neymar, com 7 gols, Leo Messi, com 6, e Luis Suárez, Lautaro Martínez, Christian Cueva e Michael Estrada, com 5. Com 4 estão os chilenos Alexis Sánchez, Arturo Vidal e o paraguaio Ángel Romero. Todos com mais status do que o boliviano-brasileiro.

Relacionadas

Arturo Vidal, do Chile, e o lance em cima de Felix Torres, que valeu cartão vermelho para o chileno - Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images
Mesmo fora de casa, Equador despacha o Chile e se aproxima da Copa
Lisandro Martínez observa de pertoVinicius Junior, um dos melhores do Brasil, mas que desperdiçou chance com preciosismo - Foto: Daniel Jayo/Getty Images
Argentina não consegue carimbar classificação em cima do Brasil
Marcelo Moreno corre para festejar o segundo gol da Bolívia - Foto: Javier Mamani/Getty Images
Bolívia deixa o Uruguai em situação complicada nas Eliminatórias

Aos 34, Moreno soma 28 gols em 88 jogos pela Bolívia e 9 gols nas Eliminatórias sul-americanas, em com seu desempenho na Série B pelo Cruzeiro. Na Raposa ele não marca desde agosto passado. Nas próxima rodadas, a Bolívia jogará como visitante contra a Venezuela e receberá a seleção chilena.

Você Também pode gostar