Futebol Internacional

A Copa do Mundo é logo ali: quem pode se classificar em novembro

A Copa do Mundo de 2022, no Qatar, vai conhecer, pelo menos, mais oito representantes agora em novembro. É Data-Fifa decisiva para as Eliminatórias Europeias, com as duas últimas rodadas desta fase que define os classificados diretamente para o Mundial. Depois, na Europa, só via repescagem.

A Alemanha e a Dinamarca já carimbaram o passaporte para a Copa do Mundo e vão cumprir tabela nesta Data-Fifa, mas tem muita emoção pela frente na Europa. Na América do Sul, o Brasil pode garantir a classificação, enquanto a Argentina depende de outros resultados para sacramentar a vaga. De qualquer forma, a situação dos dois é muito confortável.

Galeria de Fotos

As Eliminatórias Asiáticas e da Concacaf (América do Norte e Central) ainda estão na metade, enquanto a Africana tem mais uma fase pela frente para decidir os classificados.

Relacionadas

Xavi Seleção Brasileira
Xavi admite: foi procurado para assumir a Seleção Brasileira
Mbappé PSG
Haaland, Mbappé, Kane, Pogba… como estão as novelas que não dá para perder no mercado da bola

Quem pode definir vaga para Copa do Mundo ou se complicar

A Seleção Brasileira está praticamente com os dois pés na Copa do Mundo. O Brasil lidera as Eliminatórias com 31 pontos, 15 de vantagem sobre a Colômbia, quarta colocada (a última vaga direta), e sobre o Uruguai, quinto lugar (vaga para a repescagem). Sendo assim, a Seleção se classifica com mais uma vitória e um empate. Nesta quinta-feira, recebe o Uruguai, enquanto que no dia 16 visita a Argentina.

Neymar Eliminatórias

Neymar está a caminho de mais uma Copa. Será a última? | Foto: Conmebol

Por falar em Argentina, o time de Messi, Di María & Cia. também está bem perto do Mundial. Com 25 pontos, também pode se classificar agora em novembro, mas precisaria de tropeços de rivais.

Médicos brasileiros começam a ganhar espaço no futebol europeu

Quem pode se complicar de vez no cenário sul-americano é o Peru, que disputou a última Copa do Mundo. Com 11 pontos, ocupa a 9º colocação, com cinco pontos a menos do que o quinto colocado. Sendo assim, precisa ganhar da Bolívia, em Lima, e da Venezuela, fora de casa, para não depender de milagre nas últimas quatro rodadas.

O Paraguai, com 12 pontos e na oitava colocação, vive uma situação semelhante. Precisa pontuar contra o renascido Chile, em Assunção, e no confronto direto contra a Colômbia, em Barranquilla, para não ficar distante da Copa do Mundo.

PSG na bronca com convocação de Messi e Paredes

O Chile voltou à briga. Com 13 pontos e na sexta colocação, recuperou o fôlego nas Eliminatórias. Agora, contra Paraguai (f) e Equador (c), pode colar de vez ou até entrar no grupo de classificação.

Isla Chile Paraguai

Isla brilhou pelo Chile na rodada passada | Foto: Twitter Seleção do Chile

A situação da Venezuela, lanterna com sete pontos, é praticamente irreversível. A Bolívia, com 12 pontos, ainda mantém esperanças.

A briga pela Copa do Mundo na Europa

Portugal depende de si e está a dois empates da Copa do Mundo. A seleção portuguesa está na vice-liderança do Grupo A, com um ponto a menos do que a Sérvia, que tem um jogo a mais. Sendo assim, se Portugal empatar com a Irlanda, fora de casa, na quinta-feira, já pula para a ponta, por ter melhor saldo de gols, e depois jogaria pelo empate na “final” contra a Sérvia, em Portugal.

Cristiano Ronaldo Portugal Luxemburgo

Cristiano Ronaldo busca levar Portugal para mais uma Copa | Foto: Seleção de Portugal

A Sérvia também só depende de si, porque, se vencer Portugal na última rodada, irá à Copa do Mundo. O melhor cenário para os sérvios, claro, seria uma derrota portuguesa para a Irlanda. Aí a Sérvia teria a vantagem do empate contra Portugal. De qualquer maneira, terá a chance de superar o rival no jogo derradeiro.

Juventus define plano B para o ataque: destaque do Benfica na mira

O Grupo B também pode ter uma final. No caso, entre Espanha e Suécia. No momento, os suecos lideram com 15 pontos, dois a mais do que os espanhóis. A Grécia corre por fora pela repescagem.

A Suécia pode se classificar já na próxima rodada. Para isso, precisa vencer, fora de casa, a Geórgia e torcer por tropeço da Espanha contra a Grécia. Os espanhóis, por sua vez, precisam vencer os gregos, fora de casa, para decidirem, em casa, contra a Suécia. Os suecos podem ter a vantagem do empate.

A Grécia, pela repescagem, precisa vencer a Espanha e Kosovo e torcer pelo tropeço dos espanhóis contra a Suécia.

Tem decisão por vaga

A próxima rodada já reserva o decisivo jogo entre Itália e Suíça. As duas seleções têm 14 pontos. Os italianos lideram o grupo por ter melhor saldo de gols. Sendo assim, se a Itália vencer, em casa, encaminha a classificação. O empate também é favorável aos italianos.

Itália

Itália está embalada pelo título da Euro | Foto: Uefa

Na última rodada, a Itália visita a Irlanda do Norte, enquanto a Suíça recebe a Bulgária.

Bélgica e França a caminho da Copa do Mundo

Atual campeã mundial, a França deve carimbar a vaga para o Qatar neste sábado. Para isso, basta vencer o lanterna Cazaquistão. Se empatar, garante vaga se a Finlândia perder para a Bósnia.

Mbappé França

Mbappé já tem Copa do Mundo no currículo | Foto: Uefa

Os bósnios estão na briga pela repescagem. Para isso, precisam vencer a Finlândia e depois segurar a Ucrânia, segunda colocada com nove pontos. Alguém vai sobrar.

A Bélgica também deve carimbar a vaga neste sábado. Basta vencer, em casa, a Estônia. Se empatar, precisará de tropeço de País de Gales, que recebe Belarus. A seleção belga tem 16 pontos, cinco a mais do que a República Tcheca e País de Gales.

De Bruyne Eurocopa

De Bruyne lidera geração belga| Foto: Uefa

A República Tcheca folga na rodada e vai secar País de Gales para se manter na segunda colocação. O último jogo será contra a Estônia, enquanto País de Gales vai receber a Bélgica.

A briga agora no Grupo F é pela vaga para a repescagem. A Dinamarca sobrou e já garantiu vaga. A Escócia, com 17 pontos, está em vantagem para ir para a repescagem – se vencer, fora de casa, a Moldávia, garante a segunda colocação.

Israel, com 13 pontos, está na briga, mas precisa secar os escoceses. A Áustria já não tem mais chances, o que configura uma decepção.

A Holanda lidera o Grupo G, com 19 pontos, dois a mais do que a Noruega. A Turquia, com 15 pontos, corre por fora. A última rodada reserva Holanda x Noruega. Ou seja, a seleção da Noruega também depende apenas de si.

A briga no Grupo H é entre Rússia, líder com 19 pontos, e Croácia, segunda colocada, com 17. Neste rodada, os russos recebem o Chipre, enquanto os croatas visitam Malta. Na última rodada, a Croácia recebe a Rússia.

Inglaterra é bem favorita

A Inglaterra deve confirmar a vaga no Grupo I. A seleção inglesa lidera com 20 pontos, três a mais do que a Polônia. A Inglaterra recebe a Albânia e San Marino. Quatro pontos resolvem a questão.

Harry Kane Inglaterra x Polônia

Harry Kane mostrou faro de artilheiro | Foto: Uefa

A Polônia precisa vencer os dois jogos (Andorra, fora, e Hungria, em casa) e torcer por dois tropeços ingleses. Ou por uma derrota e tirar a diferença de quatro gols no saldo.

A decisão no Grupo J é pela repescagem. A Alemanha já garantiu vaga para a Copa do Mundo. Sendo assim, Romênia, 13 pontos, Macedônia do Norte, 12, e Armênia, 12, brigam pela repescagem.

Nesta rodada, Armênia recebe a Macedônia do Norte, enquanto a Romênia recebe a Islândia. Na última, os confrontos são: Armênia x Alemanha, Liechtenstein x Romênia e Macedônia do Norte x Islândia.

Você Também pode gostar