A Copa do Mundo de 2022, no Qatar, vai conhecer, pelo menos, mais oito representantes agora em novembro. É Data-Fifa decisiva para as Eliminatórias Europeias, com as duas últimas rodadas desta fase que define os classificados diretamente para o Mundial. Depois, na Europa, só via repescagem.
A Alemanha e a Dinamarca já carimbaram o passaporte para a Copa do Mundo e vão cumprir tabela nesta Data-Fifa, mas tem muita emoção pela frente na Europa. Na América do Sul, o Brasil pode garantir a classificação, enquanto a Argentina depende de outros resultados para sacramentar a vaga. De qualquer forma, a situação dos dois é muito confortável.
As Eliminatórias Asiáticas e da Concacaf (América do Norte e Central) ainda estão na metade, enquanto a Africana tem mais uma fase pela frente para decidir os classificados.
Relacionadas
Quem pode definir vaga para Copa do Mundo ou se complicar
A Seleção Brasileira está praticamente com os dois pés na Copa do Mundo. O Brasil lidera as Eliminatórias com 31 pontos, 15 de vantagem sobre a Colômbia, quarta colocada (a última vaga direta), e sobre o Uruguai, quinto lugar (vaga para a repescagem). Sendo assim, a Seleção se classifica com mais uma vitória e um empate. Nesta quinta-feira, recebe o Uruguai, enquanto que no dia 16 visita a Argentina.
Por falar em Argentina, o time de Messi, Di María & Cia. também está bem perto do Mundial. Com 25 pontos, também pode se classificar agora em novembro, mas precisaria de tropeços de rivais.
Médicos brasileiros começam a ganhar espaço no futebol europeu
Quem pode se complicar de vez no cenário sul-americano é o Peru, que disputou a última Copa do Mundo. Com 11 pontos, ocupa a 9º colocação, com cinco pontos a menos do que o quinto colocado. Sendo assim, precisa ganhar da Bolívia, em Lima, e da Venezuela, fora de casa, para não depender de milagre nas últimas quatro rodadas.
O Paraguai, com 12 pontos e na oitava colocação, vive uma situação semelhante. Precisa pontuar contra o renascido Chile, em Assunção, e no confronto direto contra a Colômbia, em Barranquilla, para não ficar distante da Copa do Mundo.
PSG na bronca com convocação de Messi e Paredes
O Chile voltou à briga. Com 13 pontos e na sexta colocação, recuperou o fôlego nas Eliminatórias. Agora, contra Paraguai (f) e Equador (c), pode colar de vez ou até entrar no grupo de classificação.
A situação da Venezuela, lanterna com sete pontos, é praticamente irreversível. A Bolívia, com 12 pontos, ainda mantém esperanças.
A briga pela Copa do Mundo na Europa
Portugal depende de si e está a dois empates da Copa do Mundo. A seleção portuguesa está na vice-liderança do Grupo A, com um ponto a menos do que a Sérvia, que tem um jogo a mais. Sendo assim, se Portugal empatar com a Irlanda, fora de casa, na quinta-feira, já pula para a ponta, por ter melhor saldo de gols, e depois jogaria pelo empate na “final” contra a Sérvia, em Portugal.
A Sérvia também só depende de si, porque, se vencer Portugal na última rodada, irá à Copa do Mundo. O melhor cenário para os sérvios, claro, seria uma derrota portuguesa para a Irlanda. Aí a Sérvia teria a vantagem do empate contra Portugal. De qualquer maneira, terá a chance de superar o rival no jogo derradeiro.
Juventus define plano B para o ataque: destaque do Benfica na mira
O Grupo B também pode ter uma final. No caso, entre Espanha e Suécia. No momento, os suecos lideram com 15 pontos, dois a mais do que os espanhóis. A Grécia corre por fora pela repescagem.
A Suécia pode se classificar já na próxima rodada. Para isso, precisa vencer, fora de casa, a Geórgia e torcer por tropeço da Espanha contra a Grécia. Os espanhóis, por sua vez, precisam vencer os gregos, fora de casa, para decidirem, em casa, contra a Suécia. Os suecos podem ter a vantagem do empate.
A Grécia, pela repescagem, precisa vencer a Espanha e Kosovo e torcer pelo tropeço dos espanhóis contra a Suécia.
Tem decisão por vaga
A próxima rodada já reserva o decisivo jogo entre Itália e Suíça. As duas seleções têm 14 pontos. Os italianos lideram o grupo por ter melhor saldo de gols. Sendo assim, se a Itália vencer, em casa, encaminha a classificação. O empate também é favorável aos italianos.
Na última rodada, a Itália visita a Irlanda do Norte, enquanto a Suíça recebe a Bulgária.
Bélgica e França a caminho da Copa do Mundo
Atual campeã mundial, a França deve carimbar a vaga para o Qatar neste sábado. Para isso, basta vencer o lanterna Cazaquistão. Se empatar, garante vaga se a Finlândia perder para a Bósnia.
Os bósnios estão na briga pela repescagem. Para isso, precisam vencer a Finlândia e depois segurar a Ucrânia, segunda colocada com nove pontos. Alguém vai sobrar.
A Bélgica também deve carimbar a vaga neste sábado. Basta vencer, em casa, a Estônia. Se empatar, precisará de tropeço de País de Gales, que recebe Belarus. A seleção belga tem 16 pontos, cinco a mais do que a República Tcheca e País de Gales.
A República Tcheca folga na rodada e vai secar País de Gales para se manter na segunda colocação. O último jogo será contra a Estônia, enquanto País de Gales vai receber a Bélgica.
A briga agora no Grupo F é pela vaga para a repescagem. A Dinamarca sobrou e já garantiu vaga. A Escócia, com 17 pontos, está em vantagem para ir para a repescagem – se vencer, fora de casa, a Moldávia, garante a segunda colocação.
Israel, com 13 pontos, está na briga, mas precisa secar os escoceses. A Áustria já não tem mais chances, o que configura uma decepção.
A Holanda lidera o Grupo G, com 19 pontos, dois a mais do que a Noruega. A Turquia, com 15 pontos, corre por fora. A última rodada reserva Holanda x Noruega. Ou seja, a seleção da Noruega também depende apenas de si.
A briga no Grupo H é entre Rússia, líder com 19 pontos, e Croácia, segunda colocada, com 17. Neste rodada, os russos recebem o Chipre, enquanto os croatas visitam Malta. Na última rodada, a Croácia recebe a Rússia.
Inglaterra é bem favorita
A Inglaterra deve confirmar a vaga no Grupo I. A seleção inglesa lidera com 20 pontos, três a mais do que a Polônia. A Inglaterra recebe a Albânia e San Marino. Quatro pontos resolvem a questão.
A Polônia precisa vencer os dois jogos (Andorra, fora, e Hungria, em casa) e torcer por dois tropeços ingleses. Ou por uma derrota e tirar a diferença de quatro gols no saldo.
A decisão no Grupo J é pela repescagem. A Alemanha já garantiu vaga para a Copa do Mundo. Sendo assim, Romênia, 13 pontos, Macedônia do Norte, 12, e Armênia, 12, brigam pela repescagem.
Nesta rodada, Armênia recebe a Macedônia do Norte, enquanto a Romênia recebe a Islândia. Na última, os confrontos são: Armênia x Alemanha, Liechtenstein x Romênia e Macedônia do Norte x Islândia.
Você Também pode gostar
- Há quanto tempo o Brasil não chega a uma final de Copa do Mundo?
- Arábia Saudita promete 15 estádios para a Copa de 2034: oito deles na capital
- Uruguai quer reformar Centenário para receber um jogo da Copa de 2030
- É tetra, é tetra! O título mundial do Brasil em 1994
- Klopp recebe proposta de seleção garantida na Copa do Mundo de 2026
- Final da Copa do Mundo 2030 será no estádio do Real Madrid