A Premier League, mais uma vez, deve ficar nas mãos de Manchester City ou de Liverpool. A vantagem dos dois para o Chelsea, terceiro colocado, é considerável, assim como o futebol apresentado e o momento vivido.
Desta forma, pela quinta temporada seguida, o título da Premier League será de um dos dois. O Manchester City conquistou em 2017/2018 e 2018/2019. O Liverpool saiu da fila na temporada 2019/2020. O City voltou a ser campeão na última.
O que explica este domínio de Manchester City e Liverpool? O sucesso deles, claro, passa pelo trabalho de Pep Guardiola e Jürgen Klopp. O técnico alemão começou o trabalho antes – assumiu o time na temporada 2015/2016. Uma temporada depois, Guardiola chegou à Premier League.
Relacionadas
O sucesso de ambos não foi imediato. Foi um processo, uma reconstrução. Um modelo de jogo a implementar. O City tem a marca de Guardiola, um time ofensivo, que gosta de controlar o jogo tendo a posse de bola. Já o estilo de Klopp é mais “rock n’roll”, intenso e sedento.
Manchester City e Liverpool dominam a Premier League
Se Guardiola tem mais títulos na Inglaterra – são três de Premier League -, Klopp já levou o Liverpool a uma conquista da Champions League, além de cair em uma final. O City do técnico espanhol perdeu a última edição para outro rival inglês, o Chelsea.
O poderio econômico também explica o sucesso de Manchester City e Liverpool. A pujança financeira do atual campeão da Premier League é maior. O City, por exemplo, contratou Jack Grealish por 117,5 milhões de euros (R$ 606,8 milhões, na cotação atual).
Klopp enche a bola de Guardiola: ‘É o melhor técnico do mundo’
Ederson, Rúben Dias, atualmente lesionado, De Bruyne, Bernardo Silva, Sterling… o City encontrou no mercado da bola as referências de um time vitorioso.
Ancelotti deixa futuro no Real Madrid em aberto
Embora um patamar abaixo no “quesito grana”, o Liverpool também teve muito sucesso no mercado da bola. Alisson, Van Dijk, Mané, Salah, Firmino, Diogo Jota e Luis Díaz que o digam.
Manchester City e Liverpool atacam o mercado da bola, mas também tentam abrir espaço para a base. Guardiola conta com o talento de Phil Foden e Cole Palmer é cercado de expectativa. Já Klopp tem Curtis Jones principal peça da base com espaço no time principal, além, claro, de Alexander-Arnold, nome fundamental do time há anos.
Salah desconversa sobre renovação e foca em ajudar o Liverpool
Pela estrutura consolidada, City e Liverpool têm sido mais estáveis em relação a Chelsea, Manchester United, Tottenham e Arsenal. Estão um passo à frente dos rivais.
Você Também pode gostar
- Manchester City prepara caminhão de dinheiro para renovar com Haaland
- Liverpool de olho em craque da Inter de Milão
- Guardiola define futuro e acerta renovação com o City
- Chelsea arma bote para cima do Liverpool
- Clubes brasileiros são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
- Arsenal vira rival do Manchester City no mercado da bola
Comentar