Futebol Internacional

Pandemia? Saiba onde tem futebol em tempos de Coronavírus

Você sabe onde tem futebol em tempos de Coronavírus? Por incrível que isso possa parecer alguns países insistem em deixar a bola rolando apesar do risco de contaminação dos atletas. Na Europa, por exemplo, a Bielorrússia vem mantendo a sua liga profissional. E o pior de tudo: com a presença de público.

Bielorrússia insiste com futebol e público (Foto: Divulgação Fifa)

Burundi, na África, e Nicarágua, na América Central, são exemplos de que países que seguem com a bola rolando.

Algumas autoridades do futebol, incluindo jogadores de nome, cobram que a Fifa tome um posicionamento oficial sobre isso. Porém, a entidade máxima do futebol alega que não pode interferir na soberania dos países, legislação sobre competições que não fazem parte de sua galeria de eventos.

O MQJ listou os países onde ainda é possível encontrar um jogo de futebol oficial:

1. Bielorrússia

Alexander Lukashenko sugere vodca e esportes como remédio contra o Coronavírus (Foto: Divulgação ONU)

A Bielorússia segue normalmente a tradição de jogos no fim de semana e também em alguns dias da semana. E com a presença de público. A determinação inclusive foi do presidente do país, o polêmico Alexander Lukashenko.

Em várias entrevistas Alexander Lukashenko diz que a prática de esportes é um dos remédios para curar o Coronavírus. Na lista de remédios dele aparecem ainda vodca e sauna três vezes por semana.

2. Suécia

Amistosos rolam solto na Suécia (Foto: Divulgação)

A Suécia paralisou as suas competições oficiais. Porém, seus clubes continuam disputando amistosos. Mas a presença de público é proibida e os jogos acontecem com portões fechados.

3. Nicarágua

Nicarágua vê jogadores revoltados (Foto: Divulgação Concacaf)

A Nicarágua mantém a sua competição principal de futebol em dia. Além das competições da Primeira Divisão, seguem normalmente os torneios de base.

4. Taiquistão

Taiquistão sofre pressão na Ásia (Foto: Divulgação Fifa)

O Taiquistão é o único país da Ásia que continua com o futebol normalmente. Inclusive existe a pressão da Confederação Asiática de Futebol para que os jogos sejam interrompidos no país.

5. Burundi

Burundi vê continente africano sem abalos (Foto: Divulgação Fifa)

O Burundi é um país africano que insiste em manter o campeonato nacional. O país alega que o continente africano ainda não foi prejudicado pela pandemia como o restante do mundo e que existem outras doenças mais graves que não geraram a paralisação do futebol.

No Brasil, Roraima foi o último estado a parar

Baré faz protesto em Roraima (Foto: Instagram)

O futebol brasileiro praticamente interrompeu as suas competições na segunda-feira 16 de março. Porém, alguns estados seguiram mantendo as suas atividades. O último a paralisar de vez o futebol foi Roraima, mesmo assim por determinação da Justiça. Alguns jogadores chegaram a entrar em campo com máscaras em protesto.

Na última rodada antes da paralisação, o Baré foi a campo e abandonou a partida logo após o apito inicial, em protesto.

Leia também:

Coronavírus: Saiba os atletas brasileiros que pegaram a doença

Altos salários dos clubes europeus: quem mais sofre com o Coronavírus?


Você Também pode gostar