Flamengo

Muitas glórias e poucas decepções! Carlinhos, Carpegiani, Luxa… Renato: quem jogou e treinou o Flamengo

O sonho se tornou realidade. Renato Gaúcho, que não escondia o desejo de treinar o Flamengo, iniciou a trajetória à frente do clube. Agora, ele se junta a uma lista pesada: a de jogadores que vestiram o manto e depois se tornaram técnicos do Flamengo.

Por sinal, a maioria das principais glórias do Flamengo teve no banco de reservas um ex-jogador do clube. Dos oito títulos brasileiros conquistados pelo Fla, em cinco deles o técnico defendeu o clube como atleta. O mesmo vale para a Copa do Brasil, com duas das três taças tendo um comandante com passado de jogador do time.

Renato Gaúcho Flamengo

Renato Gaúcho estreou com vitória | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação

A conquista do mundo e da Libertadores de 1981 teve como comandante Carpegiani, então recém-aposentado como jogador do Flamengo. A galeria dos maiores técnicos do Rubro-Negro tem nomes com histórico de jogador pelo clube.

Relacionadas

Sacudida no elenco! Renato quer recuperar os encostados
seleção brasileira
Em Brasília e com torcida: Flamengo tem nova casa na Libertadores

Há também exemplos de ex-jogadores do Flamengo que não repetiram o mesmo sucesso quando foram para a beira do campo. O principal exemplo é de Júnior, lenda do clube como atleta. Renato Gaúcho vai para qual bloco?

Mais um! Flamengo negocia jogador com o futebol europeu

O técnico com mais jogos pelo Flamengo

Considerado um dos maiores técnicos da história do Flamengo, Flávio Costa foi campeão carioca pelo clube na época de jogador e se tornou lenda como técnico. Ele é o treinador com mais jogos pelo clube (788 partidas) e títulos (12).

Outro técnico com status de lenda do Flamengo é Carlinhos, conhecido como Violino na época em que jogava. Ele comandou o Fla em seis ocasiões, sendo a última delas em 2000. Carlinhos foi bicampeão brasileiro (1987 e 1992), campeão da Mercosul de 1999 e tricampeão carioca (1991, 1999 e 2000).

Carlinhos Violino ganhou busto na Gávea (Foto: Flamengo/Divulgação)

Carpegiani se aposentou pelo Flamengo e foi alçado ao posto de técnico. Foi o comandante da geração de ouro – jogou com a maioria das feras. Foi campeão da Libertadores, do mundo e brasileiro pelo clube carioca. Teve outras duas passagens, em 2000 e 2018.

MAIS! Já? Renato Gaúcho pode poupar titulares no Brasileiro

Capitão do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres teve uma rápida passagem como jogador do Flamengo, em 1977. Como técnico, dirigiu o Rubro-Negro em duas ocasiões, com destaque para 1983, sendo campeão brasileiro.

Andrade leva o Flamengo ao hexa

Integrante da geração de ouro de Zico & Cia., Andrade foi auxiliar do Flamengo por anos, até que em 2009 deixou o posto de interino para levar o time ao hexacampeonato brasileiro.

MAIS! Flamengo vê destaque da base chamar atenção de clube brasileiro

Zagallo dirigiu o Flamengo em algumas situações – a última delas foi a mais marcante. Em 2001, o Velho Lobo viu Petkovic marcar aos 43 minutos do segundo tempo para sacramentar o título carioca. Zagallo também conquistou a Copa dos Campeões daquele ano.

Ex-lateral-esquerdo do Flamengo, Luxemburgo foi figura carimbada no banco rubro-negro. Em 2011, com Ronaldinho Gaúcho, foi campeão carioca de forma invicta. A última passagem de Luxa à frente do Fla terminou em 2015.

Luxemburgo na última passagem pelo Flamengo | Foto: Divulgação

Técnico campeão da primeira Copa do Brasil pelo Fla, em 1990, Jair Pereira também foi jogador do clube, na década de 1960. Por falar em Copa do Brasil. A conquista de 2013 também teve um ex-jogador rubro-negro: Jayme de Almeida. Ele também faturou o Carioca de 2014.

Galeria de Fotos

Eles não brilharam à frente do Fla

Ídolo do Flamengo como jogador – foi um atacante e tanto -, Evaristo de Macedo teve três passagens como técnico do clube, sem título.

Atleta com mais jogos da história do Flamengo e ídolo eterno, Júnior teve uma breve experiência como técnico do clube, em 1993. Não ficou muito tempo.

Campeão brasileiro como jogador, em 1987, Jorginho comandou o Fla em 2013. Não conseguiu emplacar e rapidamente deixou o clube. O ex-zagueiro Edinho também defendeu o Rubro-Negro em 87. Como técnico, na década 90, não teve sucesso pelo clube.

Edinho na época de jogador do Flamengo (Reprodução Youtube)

Revelado pelo Flamengo e campeão brasileiro de 1992, o ex-zagueiro Rogério Lourenço assumiu o time em 2010, no lugar de Andrade. Eliminou o Corinthians nas oitavas de final da Libertadores, mas caiu na sequência para Universidad de Chile.

Você Também pode gostar