MQJ Memória

Sylvinho não está só… Os técnicos brasileiros que brilharam em outras seleções

Sylvinho colocou a Albânia na Eurocopa 2024
Sylvinho colocou a Albânia na Eurocopa 2024 (Foto: Getty)

Sylvinho foi destaque na Europa com a conquista da Albânia, que se classificou para a disputa da Eurocopa. Mas ele não está só. Outros técnicos brasileiros se destacaram por outras seleções e este é o tema do MQJ Memória de hoje.

Desde que Otto Glória aceitou o desafio de dirigir Portugal e brilhar na Copa do Mundo de 1966 que o Brasil exporta treinadores. Se hoje estrangeiros dominam o Brasileirão, nem sempre foi assim.

Abaixo a lista:

Técnicos brasileiros que brilharam em outras seleções:

Otto Glória (Portugal)

Otto Glória brilhou por Portugal: lenda entre técnicos brasileiros

Otto Glória brilhou por Portugal: lenda entre técnicos brasileiros (Foto: Fifa)

Treinador de Eusébio na seleção portuguesa, o brasileiro Otto Glória foi o primeiro brasileiro a brilhar em outra seleção sem que seja a do seu próprio país. No período enquanto treinador de Portugal, Otto glória foi o responsável por ter conseguido pela primeira vez na história levar a seleção portuguesa tão longe em uma Copa, sendo ela até a fase semifinal em 1966, sendo eliminado para a seleção da Inglaterra de Bobby Charlton, que viria a se consagrar campeã do mundo.

Por coincidência, as duas vezes em que a seleção portuguesa chegou à fase semifinal de uma Copa do Mundo, os treinadores eram brasileiro, sendo eles, o próprio Otto Glória com Eusébio e Luiz Felipe Scolari em 2006, com Figo e com Cristiano Ronaldo em seu elenco.

Didi (Peru)

Didi brilha pelo Peru

Didi brilha pelo Peru (Foto: FPF)

Abrindo a nossa lista de técnicos brasileiros que brilharam em outras seleções, temos o bicampeão mundial como jogador em 1958 e 1962 Didi. O ex-craque ganhou projeção no futebol peruano na época em que atuava como jogador no Sporting Cristal em 1962. Depois da sua aposentadoria em 1966, Didi foi prontamente chamado para treinar o Sporting Cristal, e depois de um ano de sucesso no clube peruano, foi chamado para dirigir a seleção peruana em 1969 para disputar a Copa de 1970 no México.

Na copa, Didi fez um excelente trabalho, onde conseguiu levar a sua seleção até a fase quartas de finais, na qual foi eliminado justamente para a Seleção Brasileira, por uma derrota por 4 a 2.

Paulo César Carpegiani (Paraguai)

Carpegiani comemora com Gamarra a classificação do Paraguai em 1998

Carpegiani, um dos grandes técnicos brasileiros, comemora com Gamarra a classificação do Paraguai em 1998 (Foto: Getty)

Ídolo do Flamengo como jogador e treinador, Paulo César Carpegiani também fez sucesso dirigindo uma seleção de fora, sendo o Paraguai na Copa do Mundo de 1998. Durante aquela histórica campanha, a seleção paraguaia, que tinha um grande time liderado pelo goleiro Chilavert, pelo lateral-direito Francisco Arce e pelo zagueiro Carlos Gamarra, chegou até a fase oitavas de finais, sendo eliminada para a França por 1 a 0.

Como característica daquele time de Carpegiani, a seleção paraguaia tinha um forte sistema defensivo, onde era muito difícil penetrar naquela excelente defesa, onde ficou muito claro no jogo contra os franceses, em que os paraguaios travaram muito a partida e que venderam muito caro aquela dolorosa derrota.

Felipão (Portugal)

Felipão

Luiz Felipe Scolari é ídolo em Portugal (Foto: Getty)

O segundo nome da nossa lista é o pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, Lui Felipe Scolari. Felipão também fez um grande sucesso dirigindo Portugal. No período em que esteve no comando de Portugal, entre 2003 e 2008, Felipão conseguiu fazer um bom trabalho mesmo sem ter conquistado títulos. Acabou vice-campeão da Euro em 2004 perdendo para a Grécia por 1 a 0, além de ter conseguido o maior feito da seleção portuguesa em copas, que foi ir até a fase semifinal em 2006, perdendo para a França de Zidane por 1 a 0.

Na época, o grande feito também que Felipão conseguiu, foi ter recuperado a esperança da torcida portuguesa em um dia ver a sua seleção ganhar um título oficial, além de ter montado um time muito forte e de ter dado oportunidades a jovens jogadores, como por exemplo: Cristiano Ronaldo, que mais a frente faria muito sucesso conquistando torneios e dando alegria ao povo lusitano.

Sylvinho (Albânia)

Sylvinho

Sylvinho entra para seleta lista de técnicos brasileiros (Foto: Getty)

O mais recente técnico a fazer sucesso treinando uma seleção de fora é o ex-técnico do Corinthians Sylvinho. Ele tem mostrado seu valor na seleção da Albânia. Com a classificação histórica para Eurocopa do ano que vem, Sylvinho vem ganhando muito prestígio no Velho Continente.

Carlos Alberto Parreira (África do Sul)

Parreira

Parreira dirigiu a África do Sul  | Foto: Imago Images

Comandante da anfitriã África do Sul na copa de 2010, Carlos Alberto Parreira fez história no país africano ao quase classificar a sua seleção para as oitavas de finais daquela Copa. Considerado o grupo da morte naquele ano com México, França e Uruguai, a seleção sul-africana somou quatro pontos, com uma vitória, uma derrota e um empate, sendo essa vitória contra a França por 2 a 1 em um jogo que quase classificou a seleção africana. Porém a derrota para o Uruguai por 3×0 pesou na eliminação da equipe treinada por Carlos Alberto Parreira. Mesmo sendo desclassificada na fase de grupos, nada apagou a surpreendente campanha dos anfitriões, em que muitos pensaram que não conseguiriam nem sequer somar um ponto.

Tim (Peru)

Tim

Tim comandou a seleção peruana (Foto: Fifa)

Assim como Didi, outro técnico que brilhou comandando a seleção peruana foi o brasileiro Tim em 1982. Na copa, o então técnico da seleção peruana, acabou ficando em último no seu grupo, porém Tim conseguiu levar o Peru até a última rodada ainda com chances de se classificar, mas com uma goleada sofrida para a seleção da Polônia por 5×1, deu adeus à chance de classificação para as oitavas de finais.

Contudo, mesmo não indo bem na copa, Tim antes de assumir o Peru, pegou uma seleção sem muitas expectativas e graças a ele e com os bons resultados nas Eliminatórias sul-americanas que obteve, ganhando inclusive de seleções como Uruguai e Colômbia no seu grupo.

José Faria (Marrocos)

José Faria

José Faria (E) brilhou pelo Marrocos (Foto: Fifa)

Na Copa de 1986, o técnico brasileiro José Faria faria história no comando da seleção do Marrocos. Naquela copa disputada no México, o técnico brasileiro conseguiu levar a seleção marroquina até a fase oitavas de finais sendo eliminada em um jogo apertado por 1 a 0 contra Alemanha Ocidental. Na ocasião, aquela tinha sido uma das melhores campanhas em copas da história da seleção marroquina, além de ter sido a primeira seleção africana a conseguir se classificar para a fase mata-mata.

Marcos Paquetá (Arábia Saudita)

Marcos Paquetá

Marcos Paquetá em ação pela Arábia Saudita (Foto: Getty)

Com um excelente trabalho até a Copa de 2006, o brasileiro Marcos Paquetá fez história na Arábia Saudita, colocando o país no Mundial. No caminho até o torneio mundial, a Arábia passeou nas eliminatórias asiáticas. Na campanha, a seleção da Arábia teve 100% de aproveitamento, onde em seis jogos venceu os seis e se classificou para a próxima fase das eliminatórias, deixando para trás o Turcomenistão, o Sri Lanka e a Indonésia. Na terceira fase, a Arábia também ficou em primeiro com quatro vitórias e dois empates, conseguindo assim a vaga para a Copa do Mundo de 2006.

Na Copa, os sauditas não conseguiram repetir o feito das eliminatórias e acabaram sendo desclassificados na última posição do grupo que tinha Espanha, Ucrânia e Tunísia respectivamente.

René Simões (Jamaica)

René Simões

René Simões na Copa do Mundo de 1998 (Foto: Getty)

Finalizando a nossa lista dos treinadores brasileiros que brilharam por outras seleções, temos o ex-técnico da Jamaica na Copa de 1998, René Simões. Indo para a Jamaica no ano de 1994, René fez um bom trabalho na época em que treinava a seleção caribenha. Durante a sua passagem de sete anos, o treinador brasileiro conquistou a Copa do Caribe em 1998, levando os Jamaicanos até a Copa do Mundo na França no mesmo ano.

Na Copa, a Jamaica não conseguiu repetir o grande feito da copa do Caribe e acabou sendo eliminada na primeira fase do torneio em um grupo complicado que tinha: a Argentina, o Japão e a Croácia respectivamente, terminando em terceiro no grupo com uma vitória e duas derrotas, tendo três pontos a menos que o segundo, que foi a própria seleção croata. Fechamos com chave de ouro a lista de grandes técnicos brasileiros em outras seleções.

Você Também pode gostar