MQJ Memória

Joelinton, Malcom, Arana… destaques da Copinha de 2014

Malcom
Malcom é uma das feras do Al-Hilal | Foto: Michael Regan/Getty Images

A Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano vive momentos decisivos. O tradicional torneio é um celeiro de craques. O MQJ Memória, então, mergulha no passado e recorda alguns destaques da edição de 2014 da Copinha.

Naquela ocasião, o Santos foi campeão de forma contundente, com uma campanha invicta. Na final, o Peixe bateu o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu, e ficou com o título. O elenco daquele time contou com nomes que se destacaram posteriormente.

O MQJ Memória resgatou jogadores que disputaram a Copinha de 2014 e se destacaram posteriormente no futebol brasileiro e até mesmo na Europa.

Destaques da Copinha de 2014

O campeão Santos apresentou para o futebol brasileiro nomes que depois se tornaram bem conhecidos. Um deles é o goleiro João Paulo, até hoje no time. Ele fez carreira no Peixe.

Derrotado na decisão, o Corinthians viu surgir o atacante Malcom, autor do gol da final. Ele foi promovido ao profissional e ganhou o Brasileirão. Depois, passou por Bordeaux e chegou ao Barcelona. Ele defendia o Zenit até se juntar ao Al-Hilal, da Arábia Saudita.

Malcom Al Hilal

Malcom é mais uma novidade da liga saudita | Foto: Al Hilal / Divulgação

Outro destaque do Corinthians naquela Copinha foi o lateral-esquerdo Guilherme Arana. Ele também se destacou no profissional. Depois de defender o Sevilla e a Atalanta, Arana voltou para o futebol brasileiro para atuar pelo Atlético-MG.

O Fluminense caiu na semifinal da Copa São Paulo de 2014, para o Corinthians. O elenco tricolor contou com nomes que se tornaram conhecidos dos torcedores. A zaga, por exemplo, tinha Marlon Santos. Ele, depois, foi para o Barcelona. Marlon retornou ao Flu no ano passado e conquistou a Libertadores.

Mais feras daquela edição

O meio de campo tricolor teve outros jogadores de sucesso. Gerson disputou aquela Copinha. Ele não demorou a chamar atenção do futebol europeu e foi para a Roma – depois ainda defendeu a Fiorentina. O meia voltou para o Brasil para fazer história pelo Flamengo, em 2019 e 2020. Após ir para o Olympique de Marselha, retornou ao Fla em 2023.

Gerson Copinha

Gerson tem história para contar pelo Flamengo | Foto: Wagner Meier/Getty Images

Gustavo Scarpa também defendeu o Fluminense na Copinha em 2014. Após entrar em litígio no Tricolor Carioca, o meia fez história pelo Palmeiras. Após uma breve passagem pela Europa, Scarpa acertou com o Atlético-MG o início do ano.

Eliminado pelo Corinthians nas oitavas de final, o Flamengo contou com o talento de Jorge na lateral esquerda. Ele se profissionalizou pelo clube carioca e depois foi vendido ao Monaco. Passou pelo Porto e retornou ao Brasil para defender o Santos, pelo qual foi bem. Jorge depois foi para o Palmeiras. Agora, voltou para o Peixe.

Nome importante do Newcastle, Joelinton jogou a Copinha de 2014 pelo Sport. Ele se profissionalizou pelo clube e depois foi para a Alemanha, defender o Hoffenheim. Joelinton desembarcou na Inglaterra em 2019.

Joelinton

Joelinton está consolidado na Premier League | Foto: PETER POWELL/AFP via Getty Images

O Internacional, que caiu nos pênaltis para o Fluminense, nas quartas de final, revelou o lateral-direito William Furtado. Depois, ele fez carreira no futebol alemão. Retornou para o Brasil, no ano passado, para defender o Cruzeiro.

Você Também pode gostar