A Fifa assumiu o Mundial de Clubes, no ano 2000, apenas Alemanha, Inglaterra, Itália, Brasil e Espanha tiveram clubes campeões. Isso dá um tempero a mais na decisão deste domingo, entre Real Madrid e Grêmio. Por uma questão muito simples.
A Espanha do Real Madrid ganhou cinco vezes o Mundial de Clubes de 2000 para cá. O Barcelona faturou o título três vezes, sendo 2009, 2011 e 2015. Os outros dois, em 2014 e 2016, foram do Real Madrid, que pode igualar o feito do seu maior rival na edição deste ano.
Leia também:
Vem aí a Super Copa do Mundo de Clubes da Fifa
Fifa ameaça excluir Espanha da Copa do Mundo da Rússia
No Mundial de Clubes, apenas brasileiros desbancaram europeus
Davi Luiz galês estreia e chama atenção no Chelsea
Com o Grêmio, Brasil chega à final pela 17ª vez e pode ampliar vantagem
O Brasil venceu logo a primeira edição, em 2000, com o Corinthians. Em 2005 e 2006 o título foi para São Paulo e Internacional, respectivamente. Em 2012 o Corinthians de Tite faturou mais uma vez. Assim, o Brasil tem apenas um título a menos do que a Espanha no Mundial de Clubes.
Se o Grêmio vencer, o Brasil se iguala à Espanha no número de títulos da maior competição de clubes do planeta.
Outras edições do Mundial
Convém lembrar que o Mundial de Clubes da Fifa só teve sua segunda edição em 2005, em razão da falência da ISL. A empresa era a principal parceira da entidade maior do futebol.
Outros confrontos
Levando em conta confrontos diretos, Brasil e Espanha estão empatados com dois títulos cada um. Vale lembrar a final de 1992 do antigo Mundial Interclubes, quando o São Paulo bateu o Barcelona por 2 a 1. Depois, em 1998, o Real Madrid venceu o Vasco também por 2 a 1.
Em 2006, a já sob a batuta da Fifa, o Internacional bateu o Barcelona por 1 a 0. O troco veio em 2011, quando o Barcelona atropelou o Santos de Neymar por 4 a 0.
Real Madrid e Grêmio decidirão o título do Mundial de Clubes neste sábado, às 15 horas (horário de Brasília), no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi.
Você Também pode gostar
- Real Madrid e Bayern travam batalhas na próxima janela de transferências
- Rodri elogia Vini Jr e não descarta transferência para o Real Madrid
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Bayern de Munique avança para superar o Real Madrid no mercado da bola
- Éder Militão passa por cirurgia no joelho
- Rodrygo volta a treinar com bola no Real Madrid
Comentar