Publicidade

Pep Guardiola é uma máquina de títulos. O técnico acrescentou mais um para coleção. A Premier League recém-conquistada com o Manchester City é especial. Foi o 10º troféu de liga que o treinador faturou. O mais impressionante é: ele disputou 13 campeonatos nacionais.

A trajetória de Guardiola como técnico do time principal do Barcelona começou na temporada 2008/2009. Foram quatro anos à frente do Barça. Após um ano sabático, ele assumiu o Bayern de Munique. Três temporadas depois, foi para a Inglaterra iniciar outro trabalho vitorioso.

Galeria de Fotos

O papa-títulos Guardiola

Até aqui, Guardiola só deixou escapar uma La Liga e duas Premier Leagues. Pelo Barcelona, ele engatou logo um tricampeonato espanhol. Na temporada 2008/2009, o Barça faturou o título com 87 pontos, nove a mais do que o Real Madrid. Messi, Eto’o & Cia. fizeram 105 gols.

Relacionadas

Neymar PSG
Raphinha

Publicidade

O Barcelona perdeu apenas um jogo na campanha campeã de 2009/2010. Contudo, a vantagem para o Real Madrid não foi tão grande: apenas três pontos (99 contra 96). O tri, em 2010/2011, também teve o rival na cola. O Barça ganhou com 96 pontos, enquanto o clube merengue fez 92.

Messi e Guardiola Messi e Guardiola: parceria eternizada | Foto: Imago Images

José Mourinho conseguiu superar Guardiola na La Liga de 2011/2012. Naquela ocasião, o Real Madrid foi campeão com 100 pontos, nove a mais do que o Barcelona. O clube merengue ainda impressionou com 121 gols marcados.

Bayern de Munique garante mais uma contratação no mercado da bola

Publicidade

Guardiola tem uma participação importante na dinastia do Bayern de Munique na Bundesliga. Ele recebeu o time campeão, é verdade. Mas “devolveu” a equipe com mais três conquistas. Nesta temporada, o Bayern faturou o torneio pela 10ª vez consecutiva.

Sadio Mané deixa o futuro no ar e dá esperança aos gigantes interessados

Em sua primeira Bundesliga, Guardiola foi campeão com 19 pontos de frente sobre o Borussia Dortmund. O Bayern fez 90 pontos na temporada 2013/2014.

Publicidade

Tuchel vai ter 235 milhões de euros para reforçar o Chelsea

A diferença de 2014/2015 foi menor. O Bayern ganhou o título com 79 pontos, dez a mais do que o Wolfsburg. A vantagem se repetiu na temporada de adeus de Guardiola da Alemanha. O clube bávaro fez 88 pontos e ganhou a Bundesliga de 2016. O Dortmund foi o vice.

O vitorioso Manchester City

Guardiola desembarcou na Inglaterra em 2016 e, de cara, amargou a pior colocação da carreira na Premier League. O pior do técnico foi o terceiro lugar na liga mais disputada do mundo.

Guardiola luta para preservar o ambiente de vestiário (Reprodução) Guardiola logo levou o City à glória (Reprodução)

Publicidade

Na temporada 2016/2017, o City ficou em terceiro, com 78 pontos, oito a menos do que o Tottenham, segundo lugar, e 15 a menos do que o campeão Chelsea, de Antonio Conte.

Newcastle ataca o Atlético de Madrid de novo: brasileiro na mira

Guardiola logo deu a resposta e ganhou a Premier League pela primeira vez na temporada 2017/2018. E ganhou com gosto! O Manchester City fez 100 pontos, 19 a mais do que o Manchester United, e marcou 106 gols.

Publicidade

Dirigente explica por que Haaland escolheu o Manchester City

O bicampeonato foi o ponto de partida para uma rivalidade que vem tomando conta da Inglaterra, contra o Liverpool. O City de Guardiola foi campeão com 98 pontos, um a mais do que o time de Jürgen Klopp.

Guardiola faz história na Premier League | Foto: Manchester City / Divulgação

Por falar em Klopp, ele foi o responsável por desbancar Guardiola na Premier League de 2019/2020. O Liverpool fez 99 pontos, contra 81 do vice-campeão Manchester City.

Publicidade

Futuro em xeque: Ibrahimovic opera o joelho esquerdo e vive indefinição

Guardiola recuperou a Premier League em 2021. O Manchester City fez 86 pontos, 12 a mais do que o Manchester United e faturou mais um título.

A conquista desta recém-encerrada temporada foi emocionante. O Manchester City levou o título com 93 pontos, um a mais do que o Liverpool. Na última rodada, o time de Guardiola perdia por 2 a 0 e virou em cinco minutos. Que forma de conquistar o décimo título de liga nacional da carreira!

Comentários