Futebol Internacional

De principal astro da companhia a ter futuro incerto: como Neymar perdeu prestígio no PSG

A resposta evasiva de Nasser al Khelaifi, presidente do PSG, indica: Neymar perdeu prestígio no clube francês. O dirigente não cravou a permanência do craque e deixou o futuro do brasileiro no ar.

– Não podemos falar sobre estes temas na imprensa. Uns virão, outros irão, mas são negociações privadas – declarou Khelaifi, ao “Marca”, ao ser perguntado se Neymar está nos planos do PSG.

Galeria de Fotos

Segundo “L’Équipe” e “The Sun”, o PSG está disposto a negociar Neymar no mercado da bola. A declaração evasiva de Khelaifi é um indício de que o craque brasileiro não é mais um nome inquestionável do projeto francês, situação bem diferente há um ano.

Relacionadas

Neymar PSG
Presidente do PSG deixa futuro de Neymar no ar
Neymar PSG
Cláusula ativa renovação automática de contrato de Neymar com o PSG

– Tenho orgulho de ver Neymar reafirmar seu compromisso de longo prazo, até 2025, dentro da família Paris Saint-Germain, cujos fãs ele continuará a encantar. Ficamos muito felizes em vê-lo continuar fazendo parte do nosso projeto e ao nosso lado por muitos anos – declarou Khelaifi, em maio de 2021, quando anunciou a renovação de contrato de Neymar.

Neymar perde prestígio no PSG

O que explica, um ano depois, esta mudança de tratamento ao craque brasileiro? O desgaste é cada vez mais evidente. Neymar acumula algumas polêmicas no PSG e ainda vem de uma temporada em que não brilhou.

Neymar PSG

Neymar perdeu prestígio no PSG | Foto: Matthias Hangst/Getty Images

O astro brasileiro fechou a última temporada com 13 gols (pior marca desde que chegou à Europa) e oito assistências em 28 jogos. Após a eliminação na Champions League, a torcida francesa passou a pegar no pé do craque brasileiro.

PSG se movimenta e está perto de definir duas contratações

A relação de Neymar com a torcida do PSG, por sinal, é de altos e baixos. Não foi a primeira vez que ele foi vaiado. Em 2018, nos primeiros meses de França, ele foi hostilizado pelos torcedores na vitória por 8 a 0 sobre o Dijon. Na ocasião, Neymar não cedeu uma cobrança de pênalti para Cavani, que poderia se tornar de forma isolada, naquele jogo, o maior artilheiro do clube francês. O brasileiro deu de ombros e foi vaiado pelos torcedores.

Saudade do Barcelona

Contratado em 2017 por 222 milhões de euros – é o jogador mais caro da história -, Neymar demorou a se adaptar ao clube. Em 2019, ele viveu um momento tenso e quis voltar para o Barcelona.

– Quando tomei a decisão que queria sair do Paris Saint-Germain, não foi por causa do torcedor ou clube. Foi porque vi que me sentia melhor em outro lugar – explicou Neymar, no documentário “O Caos Perfeito”.

Bayern quer Cristiano Ronaldo para o lugar de Lewandowski

Depois da turbulência, Neymar se encontrou no PSG e viveu momentos de paz. O craque ficou perto de levar o clube à sonhada conquista da Champions League. Em 2020, o Paris Saint-Germain perdeu a final para o Bayern de Munique.

Neymar Champions League

Neymar tombou com o PSG contra o Bayern | Foto: Imago Images

Algo que vem perseguindo Neymar no PSG são as lesões. Na temporada em que mais jogou pelo clube francês, o craque disputou 31 jogos (2020/2021). Ao todo, são 144 partidas pelo Paris Saint-Germain. Da temporada 2017/2018, a primeira do brasileiro, para cá, o PSG fez 268 partidas. Ou seja, Neymar esteve presente em 53,7% dos jogos.

Protagonismo de Mbappé

Outro fator que também ajuda a entender o momento de Neymar no PSG é a consolidação de Kylian Mbappé como protagonista do time. O atacante francês foi contratado na mesma temporada em que Neymar.

O PSG lutou até o fim para não perder Mbappé para o Real Madrid. O astro francês renovou contrato, com status de principal nome do time. Na última temporada, foram 39 gols e 21 assistências em 46 jogos.

Mbappé simplesmente conseguiu ofuscar Neymar e Messi. Enquanto o craque brasileiro convive com incerteza, o astro francês virou a referência do time.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *