Abel Braga está de volta ao futebol europeu. Ele assumiu o Lugano, da Suíça. Técnico brasileiro na Europa não costuma ser uma rotina. Abelão também tem experiência no Velho Continente e faz parte da lista de treinadores do País com vivência em clubes europeus.
Este é o terceiro país europeu diferente que Abelão trabalha como técnico. Ele comandou clubes portugueses e também o Olympique de Marselha, da França. O contrato com Lugano é de um ano, com opção de renovar por mais um.
Nomes de peso do futebol brasileiro, assim como Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Felipão tiveram experiência no primeiro escalão do futebol europeu. Luxa comandou o galáctico Real Madrid entre 2005 e 2006. Já Felipão dirigiu o Chelsea em 2008.
Carlos Alberto Parreira comandou o Valencia, da Espanha, na temporada 1995/1996 e depois foi para a Turquia, dirigir o Fenerbahçe. Por falar no clube turco, Zico também passou por lá, de 2006 a 2008. O ídolo do Flamengo também comandou o Olympiacos, da Grécia, e o CSKA, da Rússia.
Relacionadas
A experiência de comandar Milan e Inter de Milão
Leonardo comandou dois gigantes da Itália. Na temporada 2009/2010, dirigiu o Milan, do qual é ídolo como jogador. Em 2010, comandou a Inter de Milão. Leonardo também tem passagem como técnico na Turquia, em 2017, no Antalyaspor.
MAIS! Relembre jogadores brasileiro com muito tempo de casa na Europa
Recentemente, na temporada 2019/2020, Sylvinho teve uma rápida passagem, de apenas 11 jogos, à frente do Lyon. Ricardo Gomes conhece bem a liga francesa. Ele comandou PSG, Bordeaux e Monaco.
Assim como Abelão, Sebastião Lazaroni tem experiência em três países do Velho Continente. Na Itália, comandou Fiorentina e Bari. Na Turquia, dirigiu o Fenerbahçe e o Trabzonspor. Já em Portugal esteve à frente do Marítimo.
MAIS! Empresário oferece Philippe Coutinho a clube italiano de ponta
Por falar no futebol português, Carlos Alberto Silva, falecido em 2017, foi campeão no país duas vezes à frente do Porto, no início da década de 90. Na última temporada, Milton Mendes passou pelo Marítimo, que foi um dos clubes de Paulo Autuori no país. Ele também comandou Nacional, Vitória Guimarães e o Benfica. Na temporada 2018/2019, Autuori dirigiu o Ludogorets, da Bélgica.
PC Gusmão comandou o Marítimo na temporada 2016/2017. Além de Zico, outro técnico brasileiro com passagem na Rússia é Ivo Wortmann. Ele comandou o Dinamo Moscou, em 2005.
Você Também pode gostar
- Abel Braga quer Hugo Moura e pode complicar Ceni de vez no Flamengo
- Felipão, Luxa, Dorival… veja os técnicos que ainda estão soltos no mercado brasileiro
- Por que o título brasileiro tem sabor especial para Abel Braga
- Na onda do BBB! Veja os cancelados do Brasileirão
- Vasco vai para o quarto técnico na temporada
- Títulos, polêmicas e ‘susto’: veja dez momentos marcantes do Fluminense na década