Publicidade

O Fluminense viveu altos e baixos nesta década. De 2011 a 2020, o Tricolor conquistou títulos, reuniu craques, mas também teve polêmicas, além de um “susto” em 2013, no Campeonato Brasileiro.

LEIA MAIS! Fluminense mostra confiança para encarar pedreiras no Brasileiro

A década tricolor também marcou o fim de uma parceria que rendeu muitos títulos. O Fluminense viu um craque se despedir do elenco, mas que voltou pedalando para encerrar uma história vitoriosa e recheada de gols.

Dez momentos marcantes do Fluminense na década

A saída de Muricy Ramalho

Publicidade

Campeão brasileiro em 2010, o Fluminense iniciou a década com a saída do técnico Muricy Ramalho. Em março de 2011, ele pediu demissão pelo fato de o clube não ter atendido a promessa de melhoria na estrutura física. Além disso, estava incomodado com vazamento de notícias no clube e a troca de dirigentes na gestão de Peter Siemsen.

Muricy Ramalho Fluminense Muricy deixou o Flu em 2011 | Foto: Divulgação

Muricy teve uma trajetória marcante, tirando o Fluminense da fila no Campeonato Brasileiro e também chamou atenção ao recusar convite da Seleção Brasileira.

Título carioca de 2012

Sob o comando de Abel Braga, o Fluminense teve um ano vitorioso em 2012. Com um time recheado de feras, como Deco, Fred, Thiago Neves e Rafael Sobis, o Tricolor ganhou o Carioca e encerrou um jejum de sete anos sem ganhar o torneio. Na final, o Flu atropelou o Botafogo no jogo de ida e goleou por 4 a 1. Na partida de volta, novo triunfo, desta vez por 1 a 0.

Fluminense campeão carioca 2012 Flu faturou o Carioca | Foto: Nelson Perez / Fluminense / Divulgação

Fluminense ganha o Brasileiro de 2012

Publicidade

O ano de 2012 terminou com título. O Fluminense foi campeão brasileiro sob a batuta do artilheiro Fred, um dos destaques da campanha. A conquista foi sacramentada na 35ª rodada, com vitória sobre o Palmeiras por 3 a 2 – Maurício Ramos fez contra e Fred marcou duas vezes.

Fred Fred brilhou no título brasileiro de 2012 | Foto: Fluminense / Divulgação

Susto em 2013 no Brasileiro

Então campeão, o Fluminense patinou no Brasileiro de 2013. A campanha sofrível resultaria em rebaixamento. Porém, o Flu escapou graças a erros de Portuguesa e Flamengo.

Fred Fred na campanha do Flu em 2013 | Foto: Bruno Haddad / Fluminense / Divulgação

A Lusa escalou irregularmente o meia Héverton e foi punida com a perda de quatro pontos. Desta forma, terminou o Brasileiro com 44 pontos. O Flu, que fez 46, acabou se salvando e continuou na elite.

Fim da parceria

Publicidade

Em dezembro de 2014, a Unimed anunciou o fim da parceria com o Flu, depois de 15 anos. A empresa estava no clube desde 1999 e era importante fonte de receitas, responsável por contratar craques para o Tricolor.

Dos dirigentes mecenas, Celso Barros foi muito generoso (Divulgação) Celso Barros era o nome da Unimed; Hoje, é dirigente do clube | Foto: Divulgação

Ronaldinho Gaúcho no Fluminense

Em julho de 2015, o Fluminense venceu a concorrência do Vasco e anunciou a contratação de Ronaldinho Gaúcho. O craque chegou às Laranjeiras cercado de expectativa. Porém, a trajetória dele no clube durou pouco. Em setembro, R-10 deixou o clube após não render o esperado.

Ronaldinho Fluminense Ronaldinho era cercado de expectativa | Foto: Bruno Haddad / Fluminense / Divulgação

Fluminense vence a Primeira Liga

Em 2016, o Flu foi o campeão da Primeira Liga. O Tricolor, sob o comando de Levir Culpi, bateu o Athletico-PR na final por 1 a 0, gol de Marcos Júnior.

Fluminense Primeira Liga Flu fez a festa na Primeira Liga | Foto: Nelson Perez / Fluminense / Divulgação

O adeus de Fred

Publicidade

Um dos principais ídolos da história do Flu, Fred deixou o clube em junho de 2016. Na coletiva de despedida, o artilheiro disse que não queria “ser um peso”. A questão financeira foi um dos motivos para a saída.

Fred A despedida de Fred em 2016 | Foto: Mailson Santana / Fluminense / Divulgação

CT Carlos Castilho

Em 2016, no dia em que completou 114 anos, o Flu inaugurou o Centro de Treinamento Carlos José Castilho, um importante passo para a estrutura tricolor. Em novembro deste ano, o clube inaugurou o campo do CT Carlos Castilho.

O CT do Flu | Foto: Lucas Merçon / Fluminense / Divulgação

O retorno de Fred ao Fluminense

O ídolo voltou para casa. No dia 31 de maio, o Flu anunciou o retorno de Fred. O artilheiro pedalou de Belo Horizonte até o Rio de Janeiro para ser apresentado, em uma ação também solidária, que doou cestas básicas. Fred está novamente em casa, no clube pelo qual mais brilhou.

Fred de volta ao Flu | Foto: Lucas Merçon/ Fluminense / Divulgação