Muitas vezes, a relação entre jogador de futebol e clube vai parar na Justiça. Um episódio recente envolve o zagueiro Lucas Mezenga, que tentou se desvincular do Botafogo. Entretanto, ele perdeu a batalha judicial. Não foi o único. Nomes como Willian Arão, Fred, Dedé e até Neymar já sofreram derrotas nos Tribunais.
Mezenga, jovem de 19 anos, recorreu à Justiça, alegando atraso no pagamento de FGTS. Ele estava na mira do Emirates Club, dos Emirados Árabes. Entretanto, a Justiça negou o pedido de tutela antecipada.
O Botafogo colocou em dia o FGTS. Agora, o clube estuda comprar 50% dos direitos federativos do jogador. Ele está emprestado pelo Nova Iguaçu. Ou seja, nada de vingança por parte do clube.
Relacionadas
A vitória alvinegra na Justiça faz lembrar de outro caso envolvendo o clube: Willian Arão. O volante defendeu o Botafogo em 2015. O clube depositou o valor acordado para garantir a renovação de contrato. Entretanto, Arão devolveu o dinheiro e foi para o Flamengo.
A longa batalha judicial terminou com vitória do Botafogo. Arão foi condenado a indenizar o clube. Contudo, ainda não o fez. O departamento jurídico do Fogão trabalha em busca do pagamento da indenização.
Reviravolta na Justiça no Caso Leandro Amaral
Um caso de repercussão que envolveu dois cariocas foi com Leandro Amaral. Para sair do Vasco e ir para o Fluminense, em 2008, o atacante recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar. Entretanto, o Gigante da Colina conseguiu uma reviravolta nos Tribunais. Resultado. A ida para o Flu foi anulada. Leandro teve de voltar para o clube.
Leandro Amaral perdeu seguidamente para o Vasco na Justiça. Ele, então, ficou no clube em 2008. No ano seguinte, foi para o Fluminense de vez. Entretanto, não teve o mesmo sucesso.
MAIS! Craque brasileiro já aparece na mira do novo rico Newcastle
Ainda no Rio de Janeiro, outro exemplo de vitória do clube foi do Flamengo com Luiz Antonio. No início de 2014, o volante acionou a Justiça para sair do clube, cobrando férias, luvas e bonificações. Ele perdeu seguidamente.
Luiz Antonio, então, teve de se reapresentar ao Flamengo. O episódio causou desgaste. Ele continuou no clube, até começar a ser emprestado seguidamente, a partir de 2016. O vínculo terminou em 2017.
Um caso recente de repercussão envolve Fred, Atlético-MG e Cruzeiro. No fim de 2017, o atacante saiu do Galo para voltar para a Raposa. Havia uma cláusula que obrigava o pagamento de uma multa de R$ 10 milhões, caso ele fosse para o Cruzeiro.
Vai dar? Veja 5 motivos que podem tirar o hexa da Seleção Brasileira
Na batalha judicial, Fred perdeu, sendo condenado a indenizar o Atlético-MG. O Galo vem se movimentando para conseguir executar o valor, atualizado para um pouco mais de R$ 23 milhões.
Clubes x jogadores
Também em Minas, Dedé foi derrotado na Justiça pelo Cruzeiro, quando entrou com um mandado de segurança para rescindir com o clube, no início do ano. O zagueiro estava no clube desde 2013.
Em julho, Dedé e Cruzeiro entraram em acordo e rescindiram o vínculo. O experiente zagueiro, de 33 anos, continua livre no mercado da bola.
No ano passado, o goleiro Everson recorreu à Justiça na tentativa de deixar o Santos. Ele alegava falta de pagamento de salários, direito de imagem e FGTS. O jogador perdeu a batalha judicial.
Everson, então, desistiu da ação trabalhista e passou a ser reserva do Santos. Em setembro do ano passado, o Atlético-MG contratou o goleiro.
Personagem na Seleção Brasileira, Raphinha penou até ser notado
Atacante do Corinthians, Gustavo Mosquito foi revelado pelo Coritiba. Em 2018, ele tentou rescindir com o clube paranaense pela Justiça, mas não teve sucesso.
O jogador, então, precisou cumprir o vínculo até o fim – contrato terminava em setembro de 2018 – e depois assinou com Corinthians para 2019.
O relacionamento de Neymar com o Barcelona acabou na Justiça. O craque brasileiro acionou o clube, após ir para o PSG. O astro cobrava as luvas por uma renovação de contrato, valor que o Barça parou de pagar com a ida dele para a França. O clube ganhou a ação, mas o caso perdurou até recentemente.
Em julho, o Barcelona anunciou que chegou a acordo com Neymar e encerrou as batalhas que travavam na Justiça: eram três processos trabalhistas e um civil.
Você Também pode gostar
- Buffon exalta Neymar: ‘Deveria ter cinco Bolas de Ouro’
- Romário, Neymar e outros… Os craques que decidiram jogos contra o Uruguai
- Jornal espanhol critica atitude de Neymar
- Al-Hilal quer negociar Neymar e sonha com Cristiano Ronaldo
- Jorge Jesus fala sobre nova lesão de Neymar
- Técnico do Inter Miami descarta Neymar na equipe: ‘Ridículo’
Comentar