Com a classificação para as próximas fases das Copas Continentais, os times brasileiros que contam com treinadores estrangeiros, fica mais a tona. Além da Libertadores e Copa Sul-Americana, no Brasileirão, três dos top-4, não são tupiniquins.
Times brasileiros com treinadores estrangeiros
Nos quatros primeiros colocados do Brasileirão, apenas Tite, do Flamengo, é brasileiro. Na liderança, o Botafogo do português, Artur Jorge. Na vice-liderança, Juan Pablo Vojvoda, argentino, comanda o Fortaleza. Em terceiro, o português Abel Ferreira e o Palmeiras.
Na Libertadores, dos cinco brasileiros, apenas Fluminense e Flamengo não tem treinadores estrangeiros. Botafogo (Artur Jorge), Atlético-MG (Gabriel Milito) e São Paulo (Luís Zubeldía).
Já na Sul-Americana, só o Cruzeiro tem um brasileiro no comando. Corinthians (Ramón Díaz), Fortaleza (Vojvoda) e Athletico-PR (Martín Varini) são os “gringos”.
Veja também
Tite, técnico do Flamengo, é internado com arritmia cardíaca em razão da altitude de La Paz
Seleção Brasileira volta a olhar para o futebol brasileiro na convocação – veja os números!
Para repetir receita do sucesso
Se algum dos times brasileiros quiser ter o mesmo “sucesso” do trio que lidera o Brasileirão, terá que desembolsar uma grana.
Decerto, fomos avaliar os salários dos atuais treinadores dos ex-clubes de Abel Ferreira, Artur Jorge e Juan Vojvoda.
Walter Lemma – O argentino, de 51 anos, é quem comanda o Unión La Calera, time do Chile onde Vojvoda esteve. É a primeira experiência como treinador e por isso, não deve ter um salário alto, principalmente comparado ao que se paga no Brasil.
Razvan Lucescu – Decerto, o romeno, de 55 anos, é quem comanda o PAOK, da Grécia. Portanto, o time grego era onde Abel Ferreira trabalhava antes de chegar no Verdão. Não se sabe o valor do salário do treinador. Entretanto, na época de Abel Ferreira no time, o português recebia 1 milhão de euros, por ano, em 2021.
Carlos Carvalhal – O português já foi procurado por times brasileiros algumas vezes. Flamengo e Corinthians chegaram a abrir negociações com o técnico, que voltou ao Braga em julho. Seu salário no clube é de menos de 500 mil euros por ano, cerca de 3 milhões de reais. Assim, mensalmente, Carvalhal recebe cerca de 360 mil reais.
Você Também pode gostar
- Alvo do Flamengo, Carvalhal tem multa rescisória pesada em Portugal
- Flamengo prega calma por novo técnico e coloca Jesus como opção
- Flamengo mexe com Carvalhal: ‘Um dos maiores clubes do mundo’
- Com dificuldade por Jesus e Gallardo, Flamengo mantém Carvalhal na mira
- Domènec Torrent diz sim ao Flamengo e deve chegar ao Brasil na sexta
- Negócios, família, projeção… os motivos que fizeram Carlos Carvalhal dizer não ao Flamengo