Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras têm concentrado as atenções no futebol brasileiro. O trio é considerado o mais forte do País. E a briga nesta reta final de temporada promete. Galo e Fla brigam nas três frentes, enquanto o Verdão busca Libertadores e Brasileiro.
Em comum, o trio conta com alto poder de investimento, sendo que Atlético-MG e Palmeiras têm suporte pesado de investidores. O Galo montou um elenco de respeito para brigar por tudo.
O Atlético-MG lidera o Brasileiro e está na semifinal da Copa do Brasil e da Libertadores. Por sinal, o rival na competição internacional é o Palmeiras, vice-líder do Brasileirão. O clube paulista, surpreendentemente, caiu na Copa do Brasil para o CRB, na terceira fase.
Relacionadas
O Flamengo é o terceiro colocado do Brasileirão e se mantém com chances nos dois mata-matas. Se passar do Barcelona de Guayquil, vai enfrentar um rival na decisão da Libertadores.
Para alimentar a rivalidade nesta final de temporada, veja as forças e fraquezas deste trio que vem dando o que falar no futebol brasileiro.
O embalado Atlético-MG
Arana, Alonso, Zaracho, Nacho Fernández, Hulk, Diego Costa… o elenco do Atlético-MG impressiona. Cuca tem qualidade de sobra em mãos. E tem aproveitado. O Galo está embalado e bem nas três frentes.
Contratado junto ao River Plate, Nacho caiu como uma luva no Galo. O meia argentino rapidamente se adaptou ao time e se tornou um dos destaques da equipe. Outro destaque é Hulk, principal nome da temporada mineira.
E a isonomia? Flamengo pode ter maratona de 4 jogos em 8 dias
Hulk já fez 21 gols e distribuiu 11 assistências com a camisa do Atlético-MG. O atacante assumiu a responsabilidade de levar o Galo à glória. E tem dado conta do recado.
O Atlético-MG pode ter mais um diferencial: Diego Costa. Último craque a chegar ao clube, o centroavante entende do ofício e já fez muito sucesso na Europa. Pode ser a arma para deixar o Galo ainda mais implacável.
O clube mineiro também conta com uma “turma de coadjuvantes” bem interessante e que pode decidir. Zaracho cresceu de produção. A experiência e a qualidade de Vargas sempre são bem-vindas, assim como o talento de Keno e Savarino.
Problemas do Galo
A pressão pode ser algo a atrapalhar o clube mineiro. O Atlético-MG convive com um longo jejum no Brasileiro – foi campeão apenas em 1971. As conquistas da Libertadores, em 2013, e da Copa do Brasil, em 2014, são mais recentes. Entretanto, para uma fanática torcida, já representa uma espera ingrata.
O Atlético-MG também vai precisar lidar com a sequência de jogos. Os nomes mais experientes do elenco podem sentir, como Hulk, de 35 anos, Nacho, 31, Vargas, 32, Diego Costa, 32, e Keno, 32.
A Data-Fifa também é um problema. As seleções podem desfalcar o Galo ou, se a CBF adiar os jogos, vai aumentar o drama do calendário e emendar uma partida atrás da outra. Alonso, Alan Franco, Vargas e Savarino são convocados com frequência. Guilherme Arana e Hulk estiveram na última lista de Tite.
O cada vez mais forte Flamengo
O atual bicampeão brasileiro está embalado sob o comando de Renato Gaúcho e quer muito mais. O fato de viver esta rotina de títulos pode ser um trunfo. O elenco rubro-negro está acostumado a decidir e pode segurar a pressão.
O Flamengo ainda conta com poder de fogo de sobra. O quarteto Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol é capaz de dar mais glórias ao clube carioca. E ainda tem Pedro.
LEIA MAIS! Landim confirma interesse do Fla em Dani Alves
Por falar em elenco, a janela rubro-negra foi coisa séria. Kenedy, Andreas Pereira e David Luiz chegaram para qualificar ainda mais o plantel do Flamengo. Por falar no zagueiro, é a esperança de resolver de vez os problemas defensivos do time.
E, ainda sobre o elenco rubro-negro, nomes como Michael, Vitinho, Gustavo Henrique e Bruno Viana vêm dando conta do recado, o que deixa o Flamengo mais forte para a reta final da temporada.
O bom ambiente rubro-negro é mais um ponto a favor. O astral está lá em cima, graças a Renato Gaúcho. O técnico pode ser mais um trunfo, especialmente no mata-mata. Renato ganhou Libertadores e Copa do Brasil.
Problemas do Fla
O clube rubro-negro vem sofrendo com lesões. Filipe Luís, Diego, Arrascaeta e Bruno Henrique foram nomes com problemas físicos recentemente. Por mais que o elenco venha dando conta do recado, o ideal é sempre ter força máxima à disposição.
A maratona de jogos também pode ser uma vilã. No momento, o Flamengo tem três jogos adiados no Brasileiro. A CBF marcou dois deles. O cenário aponta para uma batida de quatro partidas em dez dias. Haja fôlego.
A Data-Fifa também é “inimiga” e leva com frequência Isla e Arrascaeta. Everton Ribeiro e Gabigol têm sido chamados por Tite. Vem mais jogos de seleções agora em outubro. Nova dor de cabeça para o Flamengo.
O sólido Palmeiras
Atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o Verdão, no momento, é até menos badalado do que os rivais, mas é bom ficar de olho no time de Abel Ferreira. Entre os três técnicos, o português é o que está há mais tempo no cargo. Justamente por isso, tem uma maneira já consolidada de jogar.
O Palmeiras costuma ser um time sólido defensivamente, sob a liderança do zagueiro Gustavo Gómez, um dos melhores do futebol brasileiro. A segurança de Weverton, goleiro de Seleção Brasileira, também é um trunfo.
O retorno de Dudu deu ainda mais talento ao Palmeiras, que conta com a velocidade de Rony e Wesley, além de Gabriel Veron e Breno Lopes. Luiz Adriano, Deyverson e Willian são as opções como centroavante.
Problemas do Verdão
O Palmeiras vem sofrendo quando precisa superar defesas mais fortes e fechadas. É uma crítica ao trabalho de Abel Ferreira. O time gosta e sabe muito bem como explorar a velocidade, mas tem apresentado poucas ideias em cenário diferente.
A diferença para o Galo, no Brasileiro, já passou a ser consistente: de sete pontos. Sendo assim, o Verdão vai precisar arrancar e secar o rival para dar o bote no Brasileirão.
E o Palmeiras também vai lidar com a Data-Fifa. Weverton, Gustavo Gómez e Piquerez são convocados com frequência por suas respectivas seleções.
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Brasileirão: as pedras no caminho de Abel no Palmeiras rumo ao título