Muitas vezes um grande time fica marcado pelos seus atacantes. Vem deles a maioria dos gols decisivos e isso faz com que sejam muito mais lembrados. Entretanto, a formação de grandes equipes começa com uma defesa sólida. O Botafogo tem em sua história grandes defensores. Montou zagas que entraram para a história.
Quem não se lembra por exemplo do belo trabalho de Wilson Gottardo e de Gonçalves na conquista do título brasileiro de 1995? Mas essa não foi a única.
Leia também:
Obi Mikel divide opiniões no Botafogo
Durou pouco! Relembre joias do Botafogo que brilham em outros clubes
No poder! Relembre dirigentes que marcaram o Botafogo
Justamente por conta disso que o MAIS QUE UM JOGO decidiu recordar as muralhas alvinegras. Relembre duplas de zaga que marcaram o Botafogo:
Mauro Galvão e Wilson Gottardo

Galvão e Gottardo fizeram história no Botafogo (Foto: Arquivo Botafogo)
Mauro Galvão e Wilson Gottardo formaram a dupla de zaga que tirou o Botafogo do jejum de títulos em 1989. Os dois se completavam em uma dupla das mais técnicas do futebol brasileiro. Além disso, também integraram a dupla que foi bicampeã do Campeonato Carioca em 1990. Mauro Galvão, inclusive, foi convocado para a Seleção Brasileira e jogou de líbero na Copa do Mundo da Itália naquele ano.
Gonçalves e Wilson Gottardo

Gottardo e Gonçalves: paredão de 1995 (Foto: Divulgação)
Wilson Gottardo e Gonçalves formaram um verdadeiro paredão na conquista do título brasileiro de 1995. Os dois tiveram papel marcante dentro e fora de campo pela liderança. Quem não se lembra de Gonçalves “obrigando” a torcida do Botafogo a comemorar a vitória de 2 a 1 sobre o Santos no jogo de ida da final.
Jorge Luiz e Gonçalves
Gonçalves formou outra dupla de zaga histórica no Botafogo. Foi com Jorge Luiz, conhecido pelas suas cobranças de falta perfeitas. Os dois conquistaram o Campeonato Carioca de 1997 e o Torneio Rio-São Paulo de 1998. No Estadual de 1997 Gonçalves viu Edmundo rebolar na sua frente no primeiro jogo da final. Depois, rebolou ao comemorar a conquista do título.
Antônio Carlos e Fábio Ferreira

Fábio Ferreira e Antônio Carlos eram entrosados (Foto: Divulgação)
A dupla de zaga composto por Antônio Carlos e Fábio Ferreira parou o Império do Amor, de Vagner Love e Adriano Imperador, na final do Campeonato Carioca de 2010. O Botafogo derrotou o Flamengo e conquistou a taça.
Bolívar e Dória

Bolívar e Dória em ação (Foto: CBF)
A experiência de Bolívar e a juventude de Dória formaram uma das melhores duplas da história recente do Botafogo. Juntos, conquistaram o título carioca de 2013.
Joel Carli e Igor Rabello

Igor Rabello completava Joel Carli (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
A última grande dupla de zaga do Botafogo foi a do título carioca de 2018. Joel Carli e Igor Rabello jogaram em altíssimo nível juntos. O argentino fez o gol do título na final contra o Vasco.
Você Também pode gostar
- Universidad de Chile x Botafogo: onde assistir com imagens ao jogo da Libertadores
- Veja as principais movimentações do mercado de transferências do futebol brasileiro (03/01)
- Botafogo tem “debandada” do elenco campeão – veja quem chega e quem sai
- Botafogo estuda o mercado para ter um novo treinador
- Alex Telles projeta Botafogo no Mundial de 2025: ‘Alto nível’
- Almada revela que pode deixar o Botafogo em breve