Publicidade

O Botafogo tem uma história recheada de ídolos. Por muitas gerações revelou craques para o futebol brasileiro, sendo a base das seleções que ganharam os primeiros títulos mundiais para o Brasil.

Na história mais recente o clube tem revelado poucos craques. Apesar disso, vem tentando cada vez mais investir na base. Hoje, parte do time titular conta com nomes criados no clube, como os zagueiros Marcelo Benevenuto e Kanu, os laterais Marcinho e Fernando, o volante Caio Alexandre e o meia Luis Henrique.

Leia também:

Publicidade

Botafogo procura centroavante no mercado
Botafogo busca aprovar projeto empresa

O Botafogo também tem alguns jogadores revelados na suas categorias de base e que acabaram vingando em outros times. Alguns deles, poucos até sabem que saiu de General Severiano.

O MQJ mostra agora joias da base do Botafogo que brilharam em outros clubes:

Edmundo

Edmundo foi revelado no Botafogo (Foto: Divulgação Vasco)

Publicidade

Poucos sabem, mas Edmundo foi revelado nas categorias de base do Botafogo. Entretanto, se envolveu em uma polêmica com um dirigente supostamente por aparecer pelado nas dependências do clube e foi mandado embora. Iria brilhar no Vasco.

Vitinho

Vitinho em ação pelo Botafogo (Foto: Getty)

O talentoso 20Vitinho foi revelado pelo Botafogo. Fez bons jogos pelos profissionais. Entretanto, foi negociado com o CSKA Moscou. Acabou voltando ao Brasil e hoje brilha pelo Flamengo.

Leonardo Moura

Leonardo Moura em ação pelo Botafogo (Foto: Arquivo CBF)

Outro jogador de curta passagem pelo Botafogo, o lateral-direito Leonardo Moura foi revelado pelo clube. Ainda jovem saiu do Brasil para ganhar experiência e retornou para mais uma temporada pelo Glorioso em 2001. Entretanto, brilhou com a camisa do Flamengo.

Lyanco

Lyanco passou pelo Botafogo (Foto: CBF)

Publicidade

O zagueiro Lyanco despontou para o futebol brasileiro pelo São Paulo. Mas foi revelado nas categorias de base do Botafogo.

Gabriel

Gabriel na chegada ao Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O volante Gabriel foi lançado pelo Botafogo e fez um belo Campeonato Brasileiro em 2013 pelo clube. Entretanto, conseguiu na Justiça o direito de jogar por outro clube, o Palmeiras. Depois, foi para o Corinthians.

Gilberto

Gilberto hoje joga no Flu (Foto: Instagram Fluminense)

Hoje destaque no Fluminense, o lateral-direito Gilberto foi revelado nas categorias de base do Botafogo. Mas acabou sendo negociado cedo com a Fiorentina da Itália. Entretanto, hoje joga no Fluminense. Além disso, passou pelo Vasco.