A iniciativa de criar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) está agitando o Vasco. O Gigante da Colina pretende abraçar o modelo de clube-empresa como forma de recuperar a saúde financeira do futebol.
Mergulhado em dívidas e sem capacidade de investir, o Vasco amargará pela primeira vez em sua história dois anos seguidos na segunda divisão.

Jorge Salgado e diretoria apostam no projeto de clube-empresa (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Em participação em live do Canal Atenção Vascaínos, o segundo VP geral do Vasco, Roberto Duque Estrada, tentou explicar a proposta que está tramitando no Conselho Deliberativo.
Relacionadas
– A era do amadorismo acabou e a gente tem que botar isso na cabeça. Se o Brasil quer ter um futebol de elite, competitivo, com uma presença mundial, como tivemos no passado, temos que vislumbrá-lo como um negócio e não com amadorismo – afirmou Duque Estrada.
O modelo do Vasco
Segundo o advogado tributarista, a opção do Vasco é pelo modelo conhecido como “Drop Down”, no qual o clube fará uma subscrição de aumento de capital em bens. O clube não vai colocar dinheiro para formar a empresa, mas ela vai receber ativos relacionados com o futebol.
MAIS! Ernando é mais um jogador a se despedir do Vasco
– Na nossa proposta, esses ativos não incluem bens do ativo imobiliário do Vasco, como o estádio de São Januário, isso continua com o clube. O que vai pra SAF são direitos relativos à exploração da atividade do futebol, como atletas, contratos, etc. – disse o dirigente.
– Em resumo, pretende-se fazer uma empresa que vai ser 100% do Vasco, e que vai desenvolver a atividade do futebol. Vamos isolar a atividade do futebol nessa empresa e, para isso, a gente vai transferir para essa empresa os ativos relativos ao futebol – completou.
Ao ficar isolada do clube, esta SAF aumentaria sua capacidade de captação de recursos, inclusive com a emissão de debêntures para os torcedores. Foi desta forma que o Vasco conseguiu construir o seu estádio no início do século passado.
O caminho para a aprovação da SAF ainda é longo, mas vem encontrando boa aceitação junto aos torcedores. A oposição, entretanto, não gostou da ideia.
Você Também pode gostar
- Vasco x Operário pela Copa do Brasil: onde assistir ao vivo
- Vasco x Fortaleza pelo Brasileiro sub-20: onde assitir ao vivo e horário
- Puerto Cabello x Melgar pela Sul-Americana: onde assistir ao vivo
- Lanús x Vasco: onde assistir ao jogo pela Copa Sul-Americana
- Operário x Vasco pela Copa do Brasil: onde assistir ao vivo com imagens
- Botafogo x Vasco pelo Brasileiro sub-20: onde assistir, escalações e horário
Comentar