Publicidade

Alexandre Pato estava na relação da revista. Candidato a craque.(Divulgação) Alexandre Pato estava na relação da revista. Um dos Candidatos a craque.(Divulgação)

O que o zagueiro do Vasco Breno tem em comum com o o craque Gareth Bale? Alexandre Pato guarda alguma semelhança com Angel Dí Maria? Esses e mais outros jogadores marcaram presença na lista dos 50 candidatos a craque mais promissores do futebol mundial há 10 anos. A revista britânica “World Soccer” foi a responsável por fazer a relação em 2007. O MQJ vai recordar alguns dos integrantes daquele grupo. Nem todos conseguiram vingar.

Alexandre Pato

Publicidade

Atualmente no futebol chinês, o atacante Alexandre Pato vinha surgindo com destaque no Internacional e despertou o interesse do Milan. O clube italiano contratou o jogador. Porém, o veloz atacante nunca conseguiu apresentar tudo o que dele se esperava, apesar de ter tido bons momentos nestes anos.

Sadick Adams

Destaque de Gana no Mundial Sub-17 de 2007, o atacante atuava pelo Ashanti e foi negociado com o Atlético de Madrid. Mas nunca vingou e chegou a ser emprestado a vários clubes. Atualmente perambula por equipes de seu país-natal. Foi tratado como sucessor de Abedi Pelé. Quem diria….

Publicidade

Gareth Bale

Bale defendia o Tottenham e hoje é destaque no Real Madrid (Divulgação) Bale defendia o Tottenham e hoje é destaque no Real Madrid (Divulgação)

O craque de País de Gales em 2007 surgia como uma das promessas do Tottenham, da Inglaterra. Suas arrancadas e a facilidadxe para se livrar da marcação rival chamaram a atenção do poderoso Real Madrid, que em 2013 desembolou cerca de R$ 380 milhões pelo jogador.

Gerardo Bruna

Publicidade

Com 16 anos, o caçula da lista da revista inglesa. O atacante argentino estava nas categorias de base do Liverpool e era tratado como um novo Maradona. Nunca fez jus à fama. Perambula em clubes de divisões menores do futebol da Inglaterra.

Diego Buonanotte

Vítima de um acidente de carro em 2009, o atacante argentino quase viu sua carreira ser interrompida de maneira precoce. Porém, revelado pelo River Plate, ele foi destaque do clube platino até se transferir para o espanhol Málaga. Mas nunca teve sucesso no Velho Continente. Atualmente joga no futebol grego.

Publicidade

Franco Di Santo

Atualmente no Schalke 04 da Alemanha, o veloz atacante Di Santo despontou para o futebol nas competições sul-americanas defendendo o Audax Italiano do Chile. O argentino era dono de uma excelente capacidade de finalização e agitava o mercado europeu. O Chelsea investiu pesado para contratá-lo, mas logo caiu em desgraça por conta de atuações irregulares.

Lulinha

Lulinha não entregou o que prometeu nos tempos de Corinthians (Divulgação) Lulinha não entregou o que prometeu nos tempos de Corinthians (Divulgação)

Publicidade

O atacante Lulinha foi num dos destaques das categorias de base do Corinthians, mas chamou a atenção mesmo defendendo a base da Seleção Brasileira. Porém, na Europa acabou optando por entrar via Portugal e não teve sucesso nos dois clubes que lá defendeu: Olhanense e Estoril. No Brasil jogou ainda com algum sucesso no Botafogo em 2015 e agora está no futebol chinês.

Anderson

Depois de se tornar herói do Grêmio na Batalha dos Aflitos, Anderson foi contratado pelo Mancxhester United e entrou na lista de grandes promessas. Jogou por oito anos no clube inglês, tendo convocações para a Seleção Brasileiro. Retornou ao Brasil pelas mãos do Internacional, mas não correspondeu e hoje está emprestado ao Coritiba.

Publicidade

Ever Banega

O meia que atualmente empresta seu talento ao Sevilla, defendia o Boca Juniors em 2007 quando foi um dos grandes nomes na conquista da da Copa Libertadores daquele ano. Era chamado de novo “Gago”, mas no futebol europeu nunca chegou a atuar em grandes clubes. Logo depois do Boca, foi para a Europa por meio do Valencia.

Breno

Breno marcou o gol único do Vasco contra o Vitória, mas o time carioca cedeu o empate (Paulo Fernandes - Vasco) Breno tenta reencontrar seu melhor futebol no Vasco (Divulgação)

Publicidade

O zagueiro Breno estava no São Paulo e era tratado como um dos possíveis xerifes da Seleção Brasileira no futuro. Logo despertou o interesse do Bayern de Munique, onde fez carreira. Porém, ele acabou cometendo um erro grave ao atear fogo na própria casa, sendo preso na Alemanha. repatriado pelo Tricolor paulista, hoje está emprestado ao Vasco, onde tenta reconstruir a carreira.

Macauley Chrisantus

O Mundial Sub-17 de 2007 apresentou ao mundo o artilheiro nigeriano. Foi quem mais fez gols no torneio e conquistou o título. Só restou ao seu clube, o modesto Abuja, aceitar a proposta do Hamburgo da Alemanha. Mas na Bundesliga ele não se destacou e acabou se transferindo para o espanhol Las Palmas. Atualmente joga em bom nível no AEK da Grécia.

Publicidade

Ángel Di María

O Benfica exibia o argentino Ángel Di María como um dos destaques de seu meio-de-campo em 2007. O jogador demonstrava uma rara habilidade e muita qualidade no passe. Logo despertou o interesse de gigantes do futebol mundial. Teve destaque pelo Real Madrid e hoje veste a camisa do PSG.

Karim Benzema

O forte atacante do Lyon da França já era visto como um dos nomes que iria fazer o futebol francês seguir no topo depois do vice na Copa do Mundo de 2006. O jogador era chamado no meio do futebol como uma versão mais robusta de Ronaldo Fenômeno. Ele vingou, chamou a atenção do Real Madrid, onde joga há sete anos. O atleta conquistou todos os títulos possíveis com a camisa merengue.

Sérgio Aguero

Sergio Aguero hoje empresta seu talento ao Manchester City (Foto: Arte)

Ídolo no Manchester City, o atacante argentino Sergio Agüero já estava no mercado europeu em 2007 quando foi apontado como um dos destaques do futebol mundial. Defendia o Atlético de Madrid e já era bicampeão mundial sub-20 pela seleção argentina. Revelado pelo Independiente, o atacante sempre conseguiou jogar em bom nível no Velho Continente.

Kermit Erasmus

O atacante vinha sendo tratado como a joia que faria o sucesso da África do Sul na Copa do Mundo recebida pelo país em 2010. Ele jogava no futebol local, mas estava se transferindo para o Feyenoord da Holanda. Porém, ele jamais disputou um Mundial seu talento não vingou e hoje ele defende o Orlando Pirates, um dos times mais populares da África do Sul.

Fábio

Um dos promissores da safra de Xerém, o lateral-esquerdo revelado nas categorias de base do Fluminense foi negociado muito cedo com o Manchester United. Porém, nunca conseguiu se firmar no time de Alex Ferguson. Atualmente está no futebol do País de Gales.

Alexis Sánchez

Alexis Sánchez segue em grande nível (Divulgação) Alexis Sánchez segue em grande nível (Divulgação)

Revelado nas categorias de base do Cobreloa, o atacante chileno defendia a Udinese da Itália quando foi citado pela revista. Após retornar ao futebol sul-americano, em 2011 chamou a atenção do Barcelona, onde jogou por três anos, conquistando diversos títulos. Atualmente, com o mesmo brilho, defende o Arsenal e a seleção do Chile.

Bojan Krkic e Giovani dos Santos

A dupla de atacantes do time de juniores do Barcelona entrou na relação.

O mexicano Giovani dos Santos chegou a jogar em bom nível no Barcelona, onde arrancou elogios de Ronaldinho Gaúcho. Porém, com o tempo caiu de produção, chegou a atuar pelo Tottenham e hoje está no futebol dos Estados Unidos.

Já o sérvio era um atacante naturalizado espanhol que estava nas categorias de base do Barcelona com fama de artilheiro. Porém, ao ser lançado nos profissionais não repetiu o bom desempenho. Hoje defende o modesto Stoke City da Inglaterra.

Dumitru Copil

O habilidoso meia romeno se destacava no futebol escocês e chegou a ser chamado de sucessor pelo craque Hagi. Seu futebol, porém, sumiu quando seu clube na época, o Heart of Midlothian recusou proposta do Liverpool. Em litígio, nunca mais rendeu o esperado e hoje joga na Romênia.

Renato Augusto

Renato Augusto hoje é titular da Seleção Brasileira (Divulgação) Renato Augusto hoje é titular da Seleção Brasileira (Divulgação)

O meia tinha sido campeão carioca pelo Flamengo, onde era tratado como craque. Foi para a Alemanha, onde se destacou defendendo o Bayer Leverkusen. Na volta ao Brasil, foi um dos pilares do Corinthians que ganhou o Mundial de Clubes e a Libertadores de 2012. Homem de confiança de Tite na Seleção Brasileira, joga no futebol chinês.

Fábio Coentrão

O lateral-esquerdo do Sporting atualmente, jogava no Benfica em 2007 quando todos já percebiam o seu talento. Mas não passou esse tempo todo em Portugal. Se destacou logo depois pelo Real Madrid, onde fgoi dono da posição até a chegada de Marcelo. Ainda teve uma passagem pelo Monaco.

 

Guilherme

O atacante Guilherme era um dos destaques do Cruzeiro em 2007 e foi disputado por clubes do futebol europeu. Mas preferiu o Leste do Velho Continente e teve dificuldades na Rússia e na Ucrânia. Voltou ao país pelos mãos do Atlético-MG onde voltou a ter boas atuações. O Corinthians o contratou, mas não vingou e está emprestado ao Atlético-PR.

 

Mesut Özil

Özil é destaque do Arsenal (Divulgação) Candidatos a craques? Özil é destaque do Arsenal (Divulgação)

Atualmente o craque alemão empresta o seu talento ao Arsenal e à seleção de seu país. Na época da puiblicação jogava pelo Schalke 04. Ainda passou pelo Werder Bremen e pelo REal Madrid. Integrou a seleção da Alemanha que ganhou a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Cristian Nazarith

Rápido e de grande porte físico, o atacante colombiano era chamado de novo Asprilla pela imprensa de seu páis. Destaque do América de Cali, acabou virando ídolo no Independiente Santa Fe após uma transação polêmica que envolveu o futebol colombiano. Curiosamente, nunca chamou a atenção do futebol europeu. Atuou no futebol dos Estados Unidos e hoje está no Sapporo do Japão.

Aaron Niguez

O meia espanhol Niguez brilhava nas categorias de base do Valencia, quando era pretendido por grandes equipes do continente europeu. Mas no próprio clube valenciano seu futebol caiu de produção de maneira inexplicável, tanto que passou a ser emprestado com frequência. Hoje joga no Braga de Portugal.

Daniel Opare

O lateral-direito vinha sendo tratado em Gana como um dos craques do time que se destacou no Mundial Sub-17. Mas apenas chamou a atenção do futebol europeu em 2009, quando ganhou no título do Mundial Sub-20. De lá para cá foi constantemente convocado mpela seleção ganesa, disputando inclusive a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Atualmente defende o Augsburg da Alemanha.

Kerlon

Kerlon, o Foquinha em ação (Reprodução) Kerlon, o Foquinha, em ação. Somente um dos ‘Candidatos a craque’ (Reprodução)

O atacante Kerlon chamou a atenção de todos pela habilidade de conduzir a bola com a cabeça, o que lhe rendeu o apelido de Foca no Cruzeiro. O jogador então foi contratado pela Internazionale, mas em Milão enfrentou uma série de lesões e acabou sendo colocado em disponibilidade. Rodou países de menor expressão na Europa, como Malta, e depois passou por equipes de pequeno porte em Minas Gerais. As lesões voltaram e encerrou carreira este mês.

Toni Kroos

O volante era destaque do Bayern de Munique e a sua frieza, senso de colocação e habilidade o fizeram ídolo no clube alemão. Sempre em grande nível, despertou o interesse do Real Madrid, onde é titular absoluto até hoje. Pela seleção da Alemanha foi campeão mundial em 2014, com direito aos 7 a 1 na Seleção Brasileira nas semifinais.

Fran Mérida

O atacante Fran Mérida estava nas categorias de base do Arsenal, onde atuou até 2010. O espanhol então caiu de produção e chegou ao Atlético de Madrid pouco depois. No futebol brasileiro teve passagem apagada pelo Atlético-PR e hoje joga pelo Osasuna, da Espanha.

Juan Mata

Atuando no Valencia da Espanha, o meia-atacante foi cria das categorias de base do Real Madrid. Sua qualidade e inteligência levaram o Chelsea da Inglaterra a contratá-lo e por lá levou o título de campeão da Champions League. Atualmente defende as cores do Manchester United, onde é um dos homens de confiança de José Mourinho.

Marouane Fellaini

Fellaini quer indenização da marca de chuteiras (Divulgação) Fellaini defende o Manchester United e a seleção belga (Divulgação)

O habilisodo meia do Standard Liège foi um dos destaques do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2008, na China, mas um ano antes já tinha chamado a atenção da revista britânica. Fez carreira no Liverpool e atualmente é um dos destaques de José Mourinho no Manchester United.

Ransford Osei

O atacante ganês, que jogava em seu país em 2007, no Medeama, se destacou no Mundial Sub-17. Por força de empresários, se transferiu para o modesto Granada da Espanha onde ficou escondido. Depois tentou a sorte no futebol holandês e hoje atua no futebol africano.

Leia mais:

O que você precisa saber sobre Rogério Ceni no Fortaleza
Seca de gols: Cristiano Ronaldo vive seu pior início de temporada na Espanha
Há vida sem Guerrero? As soluções e o problema que o Flamengo precisa resolver
Flamengo fecha 2017 como pesadelo dos rivais e bom desempenho em clássicos
Título, Libertadores e risco de queda: veja as chances do seu time no Brasileiro
Confira a classificação do segundo turno do Campeonato Brasileiro
Da zona da degola à Libertadores? São Paulo entra na briga pelo G-7