Publicidade

Líder do Campeonato Italiano, o Milan se esforça para sair da fila e acabar com jejum. O Rubro-Negro não conquista o Scudetto desde a temporada 2010/2011. O MQJ Memória relembra o último título do clube.

Coincidentemente, na temporada 2010/2011, o Milan teve como principais ameaças a Inter de Milão, que foi vice-campeã, e o Napoli, terceiro colocado, rivais que estão na briga desta edição.

Galeria de Fotos

Em 2011, o Milan garantiu o título italiano na 36ª rodada, após empate sem gols com a Roma, no Estádio Olímpico. Foi o 18º Scudetto do Rubro-Negro. A conquista encerrou um jejum. O clube amargava uma sequência de sete anos sem ser campeão do Calcio.

Relacionadas

Ronaldinho Barcelona 2003
Beckham PSG

Publicidade

O atual elenco do Milan conta com um jogador que foi campeão em 2011: Ibrahimovic. A temporada 2010/2011 foi a primeira de Ibra com a camisa do Milan. À época, emprestado pelo Barcelona. Pelo Rubro-Negro, ele se reencontrou após uma temporada em que não se entendeu com Guardiola na Espanha.

MQJ Memória relembra título do Milan

O Milan campeão de 2011 era recheado de nomes de peso, como os veteranos Alessandro Nesta, Zambrotta, Gattuso, Pirlo, Seedorf e Inzaghi. Também havia um toque brasileiro, claro. Thiago Silva, Robinho e Alexandre Pato ajudaram o time a ser campeão. Ronaldinho Gaúcho disputou parte do Italiano, até se transferir para o Flamengo no início de 2011.

Pato Thiago Silva Robinho MQJ Memória Pato, Thiago Silva e Robinho foram importantes | Foto: Giuseppe Bellini/Getty Images

A solidez defensiva foi um trunfo do Milan para o título. O time sofreu apenas 24 gols em 38 jogos. Assim, Massimiliano Allegri levou o Rubro-Negro à conquista. A equipe somou 82 pontos (foram 24 vitórias, dez empates e quatro derrotas).

Publicidade

MQJ Memória: o sufoco do Brasil nas Eliminatórias para Copa de 2002

Thiago Silva foi um dos destaques do Milan no título. Alexandre Pato e Robinho também brilharam, com 14 gols, cada, pelo Campeonato Italiano, mesma marca de Ibrahimovic.

MQJ Memória: a época em que Coutinho foi o ‘mágico’ do Liverpool

Publicidade

Por falar em Pato, ele foi fundamental em um jogo marcante da campanha do título do Milan. No dia 2 de abril de 2011, o Rubro-Negro fez 3 a 0 na Inter de Milão. O brasileiro fez os dois primeiros gols. Cassano, no fim, fechou o placar.

Pato Milan Inter de Milão Pato foi decisivo contra a Inter de Milão | Foto: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images

No jogo em que sacramentou o título, no dia 7 de maio, contra a Roma, Allegri escalou o Milan da seguinte maneira: Abiatti; Zambrotta, Nesta, Thiago Silva e Abate; Mark van Bommel, Gattuso, Kevin-Prince Boateng e Seedorf; Robinho e Ibrahimovic. Ambrosini e Pato entraram no segundo tempo.

Comentários