Publicidade

Acostumado com a Champions League, o Barcelona foi parar na Liga Europa. Você lembra a última vez que o Barça disputou o torneio? O MQJ Memória entra em cena para recordar. O clube espanhol contava com Ronaldinho Gaúcho.

Terceiro colocado da fase de grupos da Champions League, o Barcelona teve de se contentar com a Liga Europa. E largou, na última quinta-feira, com empate com Napoli, no Camp Nou, pelo jogo de ida do playoff, que define os últimos classificados para as oitavas de final do torneio. A partida de volta será na quinta-feira.

Galeria de Fotos

Atual técnico do Barcelona, Xavi Hernández tem a missão de recolocar o clube nos trilhos. Por sinal, Xavi esteve presente na última participação do Barça no torneio, na temporada 2003/2004. Naquela época, a competição era chamada de Copa da Uefa – foi rebatizada em 2009 e passou a ser Liga Europa.

Relacionadas

Felipão
Coutinho Liverpool 2015

Publicidade

Xavi pode se inspirar no comandante do Barcelona daquela época: Frank Rijkaard. O holandês assumiu o clube justamente na temporada 2003/2004 e ajudou a levar o time a glórias importantes, como a Champions League de 2005/2006.

MQJ Memória relembra a participação do Barcelona em 2003/2004

A temporada de 2003/2004 também foi a primeira de Ronaldinho Gaúcho com a camisa do Barcelona. O clube espanhol tirou o craque brasileiro do PSG. A magia de R-10 encantou o mundo.

Ronaldinho Barcelona 2003 Ronaldinho chegou ao Barcelona em 2003 | Foto: CESAR RANGEL/AFP via Getty Images

Além de Xavi e Ronaldinho, o Barcelona contava com nomes como Victor Valdés, Puyol, Rafa Márquez, Edgar Davids, Cocu, Thiago Motta, Luis Enrique, Iniesta, Kluivert, Saviola, entre outros. O Barça caiu nas oitavas de final para o Celtic. À época, o formato da competição era todo em mata-mata.

Publicidade

MQJ Memória: os vexames recentes do Barcelona na Champions League

O Barcelona largou com susto. Na estreia, empatou fora de casa com o Púchov, da Eslováquia, por 1 a 1. A volta no Camp Nou foi um massacre. O Barça fez 8 a 0, com hat-trick de Ronaldinho Gaúcho.

MQJ Memória: Andreas Pereira entra para a lista de erros bizarros do futebol

Publicidade

Na sequência, o Barcelona despachou o Panionios, da Grécia, com tranquilidade. Fez 3 a 0 na ida e venceu o jogo da volta por 2 a 0. O rival da terceira fase foi o Brondby, da Dinamarca.

MQJ Memória: Relembre craques colombianos que jogaram no Brasil

Fora de casa, o Barcelona venceu por 1 a 0, gol de Ronaldinho Gaúcho. No Camp Nou, triunfo espanhol por 2 a 1 e vaga carimbada para as oitavas de final do torneio.

A queda do Barcelona

Publicidade

Na Escócia, o Celtic fez 1 a 0 no Barcelona, no jogo de ida. O clube espanhol teve dois jogadores expulsos: o brasileiro Thiago Motta, naturalizado italiano, e Saviola.

Saviola Barcelona MQJ Memória Saviola deixou o Barcelona na mão | Foto: Michael Steele/Getty Images

O Celtic segurou o 0 a 0 no Camp Nou e derrubou o Barcelona. O clube espanhol foi a campo com a seguinte formação: Victor Valdés; Puyol, Oleguer e Reiziger; Luís García, Gabri, Xavi, Gerard López e Cocu; Ronaldinho e Luis Enrique. Rafa Márquez, Marc Overmars e Sergio Garcia entraram no decorrer do jogo.

O Celtic avançou de fase e caiu para o Villarreal nas quartas de final. O Valencia foi campeão daquela edição.

Comentários