MQJ Memória

Seleção Brasileira x Colômbia: os confrontos marcantes entre as duas equipes

Seleção Brasileira eliminou a Colômbia em 2014
Seleção Brasileira eliminou a Colômbia em 2014 (Foto: Getty)

A Seleção Brasileira enfrenta a Colômbia nesta quinta-feira, fora de casa, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. E o MQJ Memória de hoje decidiu relembrar os confrontos marcantes entre as duas seleções.

A lista conta com duelos marcantes, incluindo Copa do Mundo e até mesmo jogo da paz.

Abaixo a lista:

Os principais duelos entre a Seleção Brasileira e a Colômbia

1945 – Brasil 3 x 0 Colômbia

O Brasil no Sul-Americano de 1945 com Heleno de Freitas

O Brasil no Sul-Americano de 1945 com Heleno de Freitas (Foto: CBF)

Abrindo a nossa lista, começamos com a primeira partida válida pelo Sul-Americano que aconteceu no ano de 1945. Naquele ano, o Brasil, que tinha os craques Jorginho, Heleno de Freitas e Oberdan Catani, não tomou conhecimento dos colombianos e venceu aquele duelo por 3 a 0 com gols de Jorginho, Heleno de Freitas e Jayme de Almeida. O jogo foi realizado no Estádio
Nacional em Santiago no Chile.

1957 – Brasil 9 x 0 Colômbia

Evaristo brilhou contra a Colômbia pela Seleção Brasileira

Evaristo brilhou contra a Colômbia pela Seleção Brasileira (Foto: CBF)

A maior goleada do confronto ocorreu no ano de 1957 no Estádio Nacional de Lima, no Peru, sendo uma impiedosa vitória por 9 a 0 para a Seleção Brasileira. Naquele ano, o incrível time brasileiro liderado por Didi e Evaristo de Macedo passeou contra os colombianos, mostrando naquele jogo toda a força que aquele time tinha na época. No confronto, a seleção comandada pelo técnico Oswaldo Brandão foi às redes com: Pepe, Evaristo de Macedo que marcou cinco vezes, além de Didi duas vezes e Zizinho uma vez.

Até hoje, esse jogo é muito lembrado quando as duas seleções entram em campo, pois foi a primeira grande aparição de Pelé com a camisa da seleção Canarinho, onde mais na frente. Além disso os cinco gols de Evaristo é o recorde de um jogador com a camisa do Brasil até hoje.

1969 – Brasil 6 x 2 Colômbia

Seleção Brasileira em ação contra a Colômbia em 1969

Seleção Brasileira em ação contra a Colômbia em 1969 (Foto: CBF)

Outro confronto muito marcante entre as duas seleções ocorreu em 1969, jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo no México no ano seguinte. A partida ocorreu no Maracanã e a Seleção Brasileira, que era liderada por Pelé, Gerson, Jairzinho e Tostão, passeou contra os colombianos, vencendo por 6 a 2. No jogo, os gols foram marcados por Tostão duas vezes, Edu, Pelé, Rivelino e Jairzinho.

1991 – Brasil 0 x 2 Colômbia

Valderrama liderou a Colômbia em 1991

Valderrama liderou a Colômbia em 1991 (Foto: Conmebol)

Uma das vitórias mais marcantes da seleção colombiana ocorreu em 1991, jogo válido pela fase de grupos da Copa América. Naquele período, a Colômbia tinha o maior time de sua história no futebol, com nomes como o goleiro René Higuita, o volante Freddy Rincón e o craque meia Carlos Valderrama. Os colombianos ganharam por 2 a 0 com gols de Anthony de Ávila e Arnoldo Iguarán.

Aquele histórico jogo ocorreu no Estádio Sausalito em Viña del Mar no Chile. Naquela ocasião o Brasil, mesmo perdendo esse confronto, conseguiria avançar para a fase mata-mata, onde chegaria até a fase final, sendo vice para a Argentina de Gabriel Batistuta e de Claudio Caniggia.

2000 – Brasil 1 x 0 Colômbia

Roque Júnior decidiu em 2001

Roque Júnior decidiu em 2001 (Foto: CBF)

Dois anos antes do pentacampeonato mundial, Brasil e Colômbia mais uma vez travaram um confronto histórico na vida das duas seleções em 2000, jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. Sem Romário, a Seleção que era liderada pelo craque Rivaldo e comandada pelo técnico Emerson Leão, que logo depois sairia dando lugar ao técnico Felipão, venceu o jogo por 1 a 0 no Morumbi com um gol de cabeça do zagueiro Roque Júnior.

2003 – Brasil 2 x 0 Colômbia

Kaká liderou o Brasil na Copa Ouro

Kaká liderou o Brasil na Copa Ouro (Foto: Concacaf)

Um ano após o pentacampeonato no Japão/Coreia do Sul, a Seleção Brasileira foi convidada junto com a Colômbia a jogar a Copa Ouro da Concacaf em 2003, torneio esse que é disputado sempre entre seleções da América Central e Norte. Durante a campanha, o Brasil terminou em segundo no seu grupo, atrás do México. Já a Colômbia, terminaria na liderança tendo as duas seleções convidadas avançando para as fases quartas de finais. Nesta fase mata-mata, quis o destino que Brasil e Colômbia se enfrentassem novamente. Com dois golaços de Kaká, o Brasil avançou. Mas perdeu a final para o México por 1 a 0.

2003 – Brasil 2 x 1 Colômbia

Colômbia superou o Brasil em 2003

Colômbia superou o Brasil em 2003 (Foto: CBF)

Jogando fora de casa, no Estádio Metropolitano em Barranquilla, a Seleção Brasileira, venceu os Colombianos por 2 a 1 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Com os gols anotados na ocasião por Ronaldo e Kakpá, o Brasil superou os anfitriões, que descontaram com Angel.

2014 – Brasil 2×1 Colômbia

Juan Zuniga tirou Neymar da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Imago)

Sem dúvida o jogo mais importante da história do confronto. Foi pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE). Após a épica classificação contra o Uruguai no Maracanã, vencendo por 2 a 0 em um dia inspirado do meio-campista James Rodriguez, a seleção colombiana sonhava com o título inédito com sua uma grande geração que fazia uma excelente Copa. Porém, esbarrou nos gols de Thiago Silva e David Luiz, que garantiram o triunfo por 2 a 1.

Aquele confronto, também ficou marcado pela lesão do craque Neymar, que depois de ter sofrido uma joelhada nas costas do volante Zuñiga, acabou ficando de fora do jogo da semifinal contra a Alemanha em Belo Horizonte. O restou todo mundo já sabe.

2016 – Brasil 2 x 0 Colômbia

Neymar e Luan decidiram o jogo

Neymar e Luan decidiram o jogo (Foto: Getty)

No jogo que ficou conhecido como o clássico das pancadarias, Brasil e Colômbia fizeram um jogo tenso e muito pegado em um amistoso no ano de 2016. Naquela ocasião, o jogo tinha como propósito, firmar as pazes entre o craque brasileiro Neymar e o colombiano Carlos Zuñiga, após o ocorrido na copa de 2014, com a lesão que tirou o camisa dez do Brasil da fase final do torneio.

Porém, mesmo com o intuito de selar a paz, o jogo foi totalmente o oposto do que se previa, onde teve muita pancadaria e muita provocação de lado a lado. O placar final terminou em 2 a 0 para o Brasil na Arena Corinthians, com os gols anotados por Neymar e Luan. Entretanto o que mais chamou a atenção na partida foi às muitas confusões que tiveram, além do número absurdo de faltas, sendo 54 faltas no total durante os 90 minutos de partida.

2017 – Brasil 1 x 0 Colômbia

Dudu decidiu para o Brasil

Dudu decidiu para o Brasil (Foto: Getty)

Por fim, após o trágico acidente no voo da Chapecoense, onde a equipe brasileira jogaria a sua primeira final de Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional no Estádio Atanasio Girardot da história, a Seleção Brasileira e a Colômbia decidiram marcar um amistoso chamado clássico da paz no Estádio Nilton Santos, com o intuito de homenagear os atletas que morreram naquele voo. Na partida, o Brasil venceu a Colômbia por 1 a 0 com o gol do ponta Dudu.

Você Também pode gostar