Publicidade

Pep Guardiola amargou mais uma frustração na Champions League, com a queda do Manchester City, na prorrogação, para o Real Madrid, na semifinal. Considerado um dos melhores técnicos da história do futebol, ele vive um jejum no torneio. É justamente com isso que os críticos atacam o técnico. O MQJ Memória relembra o último título de Champions de Guardiola, em 2011.

Guardiola foi campeão da Champions League na primeira edição que disputou como técnico, na temporada 2008/2009. Na seguinte, caiu na semifinal. Em 2011, nova glória. Contudo, de lá para cá, vive seca no torneio.

Galeria de Fotos

O Barcelona de Guardiola marcou época e está na história. Para a terceira temporada seguida à frente do time, ele recebeu David Villa, Mascherano e o lateral-esquerdo Adriano como reforços.

Relacionadas

Carlo Ancelotti Real Madrid
Rincón Copa 1998

MQJ Memória: o último título de Champions de Guardiola

Publicidade

Na fase de grupos, o Barcelona avançou invicto. O clube espanhol largou com vitória sobre o Panathinaikos, da Grécia. Depois, empatou com Rubin Kazan, da Rússia, e venceu o Copenhague, da Dinamarca.

Guardiola MQJ Memória Guardiola tem duas Champions no currículo | Foto: David Ramos/Getty Images

No reencontro com o time dinamarquês, empate. Depois, vitórias sobre o Panathinaikos e Rubin Kazan. Assim, o Barcelona se classificou com 14 pontos. O primeiro rival no mata-mata foi o Arsenal.

MQJ Memória: a maior temporada goleadora da carreira de Messi

Publicidade

O Barcelona, então, ficou pressionado, após perder o jogo de ida, na Inglaterra. David Villa fez 1 a 0, mas Van Persie e Arshavin, na reta final, viraram para o Arsenal. O Barça conseguiu dar o troco no Camp Nou. Triunfo por 3 a 1, com dois gols de Messi e um de Xavi, que selou a classificação.

MQJ Memória: os vexames da Itália nas duas últimas Copas que disputou

Guardiola e o Barcelona atropelaram o Shakhtar Donetsk nas quartas de final. No jogo de ida, na Espanha, vitória por 5 a 1. O brasileiro Daniel Alves fez um dos gols. Na volta, triunfo por 1 a 0, gol de Messi.

O duelo entre Guardiola e Mourinho

Publicidade

A semifinal da Champions League reservou simplesmente o duelo entre Barcelona e Real Madrid. Guardiola contra José Mourinho. Uma rivalidade especial. Na ida, no Santiago Bernabéu, Messi fez os dois gols e deixou o Barça em vantagem.

Guardiola Mourinho Guardiola e Mourinho se encontraram naquela Champions | Foto: LLUIS GENE/AFP via Getty Images

No Camp Nou, Pedro abriu o placar para o Barcelona, enquanto Marcelo deixou tudo igual. O Barça derrubou o rival Real Madrid e avançou para a final. Por sinal, um reencontro com o Manchester United. Guardiola conquistou a primeira Champions sobre o clube inglês.

MQJ Memória: relembre as decepções do PSG na Champions League

Publicidade

Em 2011, em Wembley, o Barcelona fez 3 a 1 no United, gols de Pedro, Messi e David Villa. Guardiola levava o Barça a mais uma glória na Champions League. Depois daquele título, disputou outras dez edições da Champions (uma pelo Barça, três pelo Bayern de Munique e seis pelo Manchester City).

Comentários