O sistema de pontos corridos não tem final, mas o duelo entre Flamengo e Internacional, neste domingo, no Maracanã, é uma decisão. Os dois clubes brigam pelo título brasileiro. O MQJ Memória pega carona no jogão para relembrar quando, de fato, eles disputaram uma final nacional. E uma final, vamos assim dizer, nunca reconhecida. É a polêmica da Copa União de 1987.
Bem, antes de relembrar a final, é preciso recordar o contexto de 1987. Naquele ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alegou que não tinha condições de organizar o torneio nacional. Os times se mobilizaram e, com a criação do Clube dos 13, deram vida à Copa União.
MQJ Memória: O mais parecido com Pelé! Dener mostrou alegria no pouco tempo em campo
O torneio foi composto por 16 clubes: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco, fundadores do Clube dos 13, e Coritiba, Goiás e Santa Cruz, convidados. Posteriormente, a CBF decidiu organizar uma competição. Então, cria um torneio com outros 16 times. Daí nasceu a divisão do Módulo Amarelo (da CBF) e Verde (do Clube dos 13).
A polêmica da Copa União
MQJ Memória: Copinha da saudade! Relembre craques revelados pelo torneio
A polêmica ganhou corpo pela decisão da CBF de determinar que o campeão brasileiro de 1987 fosse conhecido em quadrangular com os vencedores e vices de cada módulo.
MQJ Memória: Carlinhos Violino, o eterno interino acostumado a dar voltas olímpicas
Os clubes do Módulo Verde rechaçaram a ideia, que não estava prevista inicialmente no regulamento, e se recusaram. Desta forma, Flamengo e Internacional não disputaram o quadrangular com Sport e Guarani. A CBF, então, fez a final entre Sport e Guarani – o clube pernambucano foi campeão.
A polêmica se estabeleceu sobre o campeão de 87 e chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou o Sport como campeão brasileiro daquele ano.
A final entre Flamengo e Internacional
O Flamengo chegou à decisão da Copa União após eliminar o Atlético-MG, de Telê Santana, na semifinal. Já o Internacional superou o Cruzeiro. O primeiro jogo da final foi disputado no Beira-Rio. O clube carioca saiu na frente com Bebeto, mas Amarildo deixou tudo igual dois minutos depois. O empate por 1 a 1 persistiu até o fim.
No Maracanã, a festa foi rubro-negra. O Flamengo era comandado por Carlinhos e misturava craques já consagrados, como Leandro, Andrade e Zico, e jovens talentosos, como Jorginho, Leonardo, Zinho e Bebeto. E a estrela do atacante voltou a brilhar na vitória por 1 a 0. Aos 16 minutos, ele marcou o gol do título rubro-negro.
O Flamengo entrou em campo naquela final com a seguinte escalação: Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton, Zinho e Zico; Renato Gaúcho e Bebeto.
O time do Internacional foi: Taffarel; Luís Carlos Winck, Aloísio, Nenê e Paulo Roberto; Norberto, Luís Fernando e Balalo; Heider, Amarildo e Félix Brítez. O técnico era Ênio Andrade.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Champions League: Relembre jogos históricos entre espanhóis e alemães