A Coréia do Sul vai disputar a Copa do Mundo do Catar e está no Grupo H, ao lado de Portugal, Uruguai e Gana. Assim pode cruzar com a Seleção Brasileira nas oitavas de final. Algo impossível? Não se levarmos em consideração que os sul-coreanos já aprontaram algumas zebras em Mundiais. E não estão sozinhos. Com uma tradição bem menor que seus vizinhos do Sul, a Coréia do Norte também aprontou em Copas do Mundo.
A Coréia do Norte, que já enfrentou o Brasil em uma Copa do Mundo e perdeu por 2 a 1, foi a grande sensação da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. O confronto com os brasileiros foi 44 anos depois, em 2010, na estreia. O time comandado por Dunga sofreu para vencer com gols de Maicon e Elano.
Mas em 1966 a Coréia do Norte estreou perdendo de 3 a 0 para a URSS. Até aí tudo normal. O empate por 1 a 1 com o Chile na segunda rodada surpreendeu. Mas tudo indicava que seria o auge deles em Mundiais. Entretanto não foi bem assim. Na última rodada da primeira fase os norte-coreanos assombraram o mundo vencendo a Itália por 1 a 0, com gol de Par Joo-Ik. Para muitos uma das maiores zebras de Copas do Mundo.
Era incrível, mas a Coréia do Norte estava nas quartas de final. Além disso nesta etapa deu uma canseira em Portugal de Eusébio, cedendo a derrota por 5 a 3 com muita dificuldades. Os portugueses tiveram que fazer um jogo épico para avançarem.
Coréia do Sul já foi semifinalista
A Coréia do Sul desde a edição de 1986 não sabe o que é ficar de fora de uma Copa do Mundo. Se classificou para todas. Entretanto seu auge foi em 2002, quando dividiu a organização do torneio com o Japão. Se os japoneses caíram nas oitavas, os sul-coreanos foram semifinalistas.
Na primeira fase estrearam fazendo 2 a 0 na Polônia. O estádio lotou ajudou neste jogo e no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos. Mas era preciso segurar Portugal na rodada final e isso foi conseguido. Um histórico triunfo por 1 a 0, com gol de Park Ji-Sung.
Relacionadas
As oitavas de final reservavam a Itália. Com uma arbitragem polêmica a Coréia do Sul venceu por 2 a 1, com gols de Seol Ki-Hyeon e Jung-Hwan Ahn. N as quartas de final a classificação veio nos pênaltis, após empate sem gols com a Espanha. Outra vez a arbitragem beneficiou o time da casa.
O sonho da decisão parou nas semifinais, quando a Alemanha eliminou os coreanos com um triunfo por 1 a 0. Restava a disputa pelo terceiro lugar. Mas novamente os coreanos perderam, dessa vez por 3 a 2 para a Turquia. Mas mesmo assim o país tinha feito história.
A eliminação da Alemanha de 2018
Apesar de não ter passado de fase na Copa do Mundo de 2018, a Coréia do Sul protagonizou a maior zebra do torneio. Aconteceu na última rodada da fase de grupos, diante da então campeã mundial Alemanha.
Os alemães precisavam de uma sdimples vitória sobre a Coréia do Sul para se classificar. Pouco para uma base que quatro anos antes tinha feito, por exemplo, 7 a 1 na Seleção Brasileira no Mineirão.
A Coréia do Sul deu um banho tático nos alemães. Com o passar do relógio os europeus se desesperaram e levaram um gol de Kim Young-Gwon aos 47 minutos do segundo tempo. Bateu o desespero de vez ed até o goleiro Neure foi para a área rival tentar o empate. Resultado foi que Son Heung aproveitou o gol vazio para decretar o 2 a 0 e eliminar a campeã mundial logo na fase de grupos. O que será que a Coréia do Sul vai aprontar em 2022 no Catar?
Você Também pode gostar
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Champions League: Relembre jogos históricos entre espanhóis e alemães
- Tá em crise, chama o Chile! Relembre as vezes em que o Brasil deu a volta por cima contra o Chile
- Eleições chegando! Relembre boleiros que viraram prefeitos, vereadores e deputados