MQJ Memória

MQJ Memória: Quando as Coréias aprontaram nas Copas do Mundo

A Coréia do Sul vai disputar a Copa do Mundo do Catar e está no Grupo H, ao lado de Portugal, Uruguai e Gana. Assim pode cruzar com a Seleção Brasileira nas oitavas de final. Algo impossível? Não se levarmos em consideração que os sul-coreanos já aprontaram algumas zebras em Mundiais. E não estão sozinhos. Com uma tradição bem menor que seus vizinhos do Sul, a Coréia do Norte também aprontou em Copas do Mundo.

Coreia do Sul x Itália Totti

Coreia do Sul eliminou a Itália em 200 | Foto: JIMIN LAI/AFP via Getty Images

A Coréia do Norte, que já enfrentou o Brasil em uma Copa do Mundo e perdeu por 2 a 1, foi a grande sensação da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. O confronto com os brasileiros foi 44 anos depois, em 2010, na estreia. O time comandado por Dunga sofreu para vencer com gols de Maicon e Elano.

Mas em 1966 a Coréia do Norte estreou perdendo de 3 a 0 para a URSS. Até aí tudo normal. O empate por 1 a 1 com o Chile na segunda rodada surpreendeu. Mas tudo indicava que seria o auge deles em Mundiais. Entretanto não foi bem assim. Na última rodada da primeira fase os norte-coreanos assombraram o mundo vencendo a Itália por 1 a 0, com gol de Par Joo-Ik. Para muitos uma das maiores zebras de Copas do Mundo.

Coréia do Norte eliminou a Itália (Foto: Getty)

Era incrível, mas a Coréia do Norte estava nas quartas de final. Além disso nesta etapa deu uma canseira em Portugal de Eusébio, cedendo a derrota por 5 a 3 com muita dificuldades. Os portugueses tiveram que fazer um jogo épico para avançarem.

Coréia do Sul já foi semifinalista

Italianos revoltados com arbitragem (Arquivo Fifa)

Italianos revoltados com arbitragem (Arquivo Fifa)

A Coréia do Sul desde a edição de 1986 não sabe o que é ficar de fora de uma Copa do Mundo. Se classificou para todas. Entretanto seu auge foi em 2002, quando dividiu a organização do torneio com o Japão. Se os japoneses caíram nas oitavas, os sul-coreanos foram semifinalistas.

Na primeira fase estrearam fazendo 2 a 0 na Polônia. O estádio lotou ajudou neste jogo e no empate por 1 a 1 com os Estados Unidos. Mas era preciso segurar Portugal na rodada final e isso foi conseguido. Um histórico triunfo por 1 a 0, com gol de Park Ji-Sung.

Relacionadas

MQJ Memória: 10 Fatos que tornam a Copa do Mundo de 1970 tão especial
MQJ Memória: Mário Marques, o Maestro do estilo clássico
MQJ Memória: Eloi, o craque que Pelé queria no Santos
MQJ Memória: Você lembra que esses brasileiros ganharam a Champions League?
MQJ Memória: Margarida, o árbitro mais alegre do futebol brasileiro
MQJ Memória: Zagallo ou João Saldanha? A escolha que definiu o título de 1970
Messi
MQJ Memória: a maior temporada goleadora da carreira de Messi
MQJ Memória: Os craques discretos que brilharam em Copas do Mundo

As oitavas de final reservavam a Itália. Com uma arbitragem polêmica a Coréia do Sul venceu por 2 a 1, com gols de Seol Ki-Hyeon e Jung-Hwan Ahn. N as quartas de final a classificação veio nos pênaltis, após empate sem gols com a Espanha. Outra vez a arbitragem beneficiou o time da casa.

O sonho da decisão parou nas semifinais, quando a Alemanha eliminou os coreanos com um triunfo por 1 a 0. Restava a disputa pelo terceiro lugar. Mas novamente os coreanos perderam, dessa vez por 3 a 2 para a Turquia. Mas mesmo assim o país tinha feito história.

A eliminação da Alemanha de 2018

Alemanha Coreia do Sul

Alemanha caiu para a Coreia do Sul | Foto: JEWEL SAMAD/AFP via Getty Images

Apesar de não ter passado de fase na Copa do Mundo de 2018, a Coréia do Sul protagonizou a maior zebra do torneio. Aconteceu na última rodada da fase de grupos, diante da então campeã mundial Alemanha.

Os alemães precisavam de uma sdimples vitória sobre a Coréia do Sul para se classificar. Pouco para uma base que quatro anos antes tinha feito, por exemplo, 7 a 1 na Seleção Brasileira no Mineirão.

A Coréia do Sul deu um banho tático nos alemães. Com o passar do relógio os europeus se desesperaram e levaram um gol de Kim Young-Gwon aos 47 minutos do segundo tempo. Bateu o desespero de vez ed até o goleiro Neure foi para a área rival tentar o empate. Resultado foi que Son Heung aproveitou o gol vazio para decretar o 2 a 0 e eliminar a campeã mundial logo na fase de grupos. O que será que a Coréia do Sul vai aprontar em 2022 no Catar?

Você Também pode gostar