Futebol Internacional

Uefa confirma novo formato para a Champions League

A Champions League vai ter um novo formato a partir da temporada 2024/2025. A Uefa confirmou, nesta terça-feira, as mudanças no principal torneio europeu. A Champions vai passar a ter 36 clubes, além de abandonar a tradicional fase de grupos.

O formato consolidado dos últimos anos, com 32 clubes, previa oito grupos com quatro clubes. Os times da mesma chave se enfrentavam em casa e fora. A partir de 2024, o sistema será uma fase inicial mais robusta, com “modelo suíço”. Assim, cada clube vai disputar oito jogos, sendo quatro em casa e quatro fora.

Chelsea campeão da Champions League

Chelsea é o atual campeão da Champions League | Foto: Uefa

A ideia da Uefa era que cada clube disputasse dez partidas na fase inicial. Entretanto, diminuiu para oito. A primeira fase será disputada em dez semanas, com as partidas no meio da semana.

Relacionadas

Mbappé
Real Madrid mantém confiança por Mbappé, mas tem um ponto a ajustar
Haaland
A fortuna que o Manchester City vai gastar para ter Haaland
Sadio Mané Liverpool
Em busca de craque, Barcelona tem novo alvo para o ataque

A nova Champions League

No novo formato, os oito primeiros classificados avançam para as oitavas de final, enquanto os times da nona a 24ª colocação jogam um playoff para definir mais oito classificados. O formato do playoff permanece igual, com jogos de ida e volta e a final em jogo único.

PSG arma o bote por craque do Milan

– Estamos convencidos de que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas aos clubes, ligas e ao futebol de base em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes. A classificação permanecerá puramente baseada no desempenho esportivo e o sonho de participar permanecerá para todos os clubes – disse Alexsander Ceferin, presidente da Uefa.

Aston Villa consegue desconto e deve manter Philippe Coutinho

A Champions League, assim, vai ganhar quatro novos integrantes. Uma vaga a mais para a fase preliminar, outra determinada pelo ranking da Uefa e mais duas para as federações que tenham a melhor média de pontos por jogo na edição anterior.

Você Também pode gostar