Publicidade

O futebol está cada vez mais competitivo na Europa e isso pode ser refletido na próxima edição do principal torneio de clubes da Europa. A edição da Champions League qaue começa no segundo semestre pode ficar sem grandes nomes do futebol mundial como Cristiano Ronaldo, Mbappé, Neymar, Salah e Haaland, por exemplo. Tudo porque os times desses jogadores estão encontrando dificuldades nas suas respectivas competições nacionais para se manterem na zona de classificação para o torneio continental.

Salah vê Liverpool em dificuldades na Premier League (Foto: Imago)

O Liverpool, por exemplo, aparece na sétima colocação da Premier League com 49 pontos. São três a menos que o West Ham, que hoje fecha a zona de classificação para a Champions League. A situação dos Reds é muito complicada porque o time mostra grande irregularidade e pouca capacidade de reação.

LEIA MAIS! Jogo grande pela frente! Relembre atuações decisivas de Neymar na Champions League

Publicidade

Se o Liverpool ficar de fora, caso não mudem de time, a Champions League da próxima edição ficará sem o craque egípcio Mohamed Salah, sem o goleiro brasileiro Alison e sem o artilheiro Roberto Firmino.

Cristiano Ronaldo pode deixar a Juventus (Foto: Uefa)

Em queda livre na tabela de classificação do Campeonato Italiano, a Juventus é a quarta colocada com os mesmos 56 pontos do Napoli, uma posição a menos por conta dos critérios de desempate. A Velha Senhora fecha a zona de classificação para a Champions League, mas apresenta grande irregularidade. Não vence há duas rodadas. Com mais um ano de contrato, Cristiano Roonaldo, se não mudar de clube, corre sério risco de não jogar a Champions League.

– O nível dos torneios continentais está melhorando ainda mais, com alguns times que antes eram de meio de tabela, brigando na parte mais alta da tabela. Isso explica a dificuldade que esses times estão encontrando para permanecerem bem colocados – analisou Jürgen Klopp, técnico do Liverpool.

Publicidade

LEIA MAIS! Laporta já tem plano para Messi, que pode renovar antes da janela abrir

Borussia Dortmund vira drama na Bundesliga

Haaland Borussia Dortmund

Borussia Dortmund vai ter problemas para manter Haaland sem a Champions League (Foto: Imago Images)

Derrotado pelo Lille por 1 a 0 no fim de semana, o PSG permaneceu com 63 pontos no Campeonato Francês. A segunda posição não é motivo de segurança. Isso porque o Lyon, com apenas dois pontos a menos, está fora da zona de classificação para a Champions League. Com outras frentes pela frente o PSG está encontrando problemas para se concentar no torneio nacional. A sua ausência na próxima Champions League seria um duro golpe na tentativa de se consolidar como força do Velho Continente. Além disso pode nos privar de ver nomes como Mbappé e Neymar.

LEIA MAIS! Barcelona enfrenta uma encruzilhada de R$ 700 milhões com Dembélé

Publicidade

Alvo de grandes clubes do mundo, o centroavante norueguês Haaland dificilmente vai permanecer no Borussia Dortmund. O que pode ser um alívio para ele, já que seu time hoje é o quinto colocado na Bundesliga com 43 pontos, fora da zona de classificação da Champions League. A situação é grave pois a distãncia para o quarto colocado, Eintracht Frankfurt, é de sete pontos.