Publicidade

Liga Europa, Champions League e, agora, Conference League. José Mourinho faturou o recém-criado torneio europeu e fez uma trinca que merece respeito. O MQJ Memória, então, relembra as glórias europeias do técnico português.

A temporada 2021/2022 teve como novidade a Conference League, mais uma cartada da Uefa. Na primeira edição do torneio, Mourinho levou a Roma ao título. Na final, bateu o Feyenoord, da Holanda.

Galeria de Fotos

A emoção de Mourinho com a conquista chamou atenção. É um gesto de quem ama o futebol e ainda se arrepia com as glórias que ele pode proporcionar.

MQJ relembra as glórias de Mourinho na Europa

Publicidade

O primeiro título de torneio europeu de José Mourinho foi a Copa da Uefa de 2003, com o Porto. Depois, o torneio foi renomeado para Liga Europa. Era o começo de um promissor técnico português.

Relacionadas

Guardiola
Carlo Ancelotti Real Madrid

À época, a Copa da Uefa era toda disputada no sistema mata-mata. Mourinho contava com um time de respeito, com Vitor Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Deco, Maniche, Hélder Postiga, Derlei, entre outros.

Derlei Porto MQJ Memória Derlei brilhou com Mourinho no Porto | Foto: BORIS HORVAT/AFP via Getty Images

O brasileiro Derlei foi um dos destaques do título do Porto. Ele fez 11 gols naquela Copa da Uefa, sendo artilheiro do torneio, ao lado de Larsson, à época no Celtic.

Publicidade

MQJ Memória: a maior temporada goleadora da carreira de Messi

Na final da Copa da Uefa, o Porto venceu justamente o Celtic, na prorrogação. Derlei abriu o placar, enquanto Larsson empatou. Alenichev recolocou o Porto na frente, mas Larsson novamente deixou tudo igual. No tempo extra, Derlei deu a vitória e o título ao time de Mourinho.

MQJ Memória: relembre as decepções do PSG na Champions League

Publicidade

Na temporada seguinte, Mourinho levou o Porto à glória na Champions League. Na fase de grupos, o clube português avançou em segundo lugar, atrás do Real Madrid. Nas oitavas, desbancou simplesmente o Manchester United de Sir Alex Ferguson.

Mourinho coleciona títulos

O Porto derrubou ainda o Lyon e o Deportivo La Coruña para chegar à final. O time de Mourinho venceu o Monaco por 3 a 0, gols de Carlos Alberto, reforço para aquela temporada, Deco e Alenichev.

Carlos Alberto Champions League A festa do Porto de Mourinho | Foto: Imago Images

Mourinho, então, trocou o Porto pelo Chelsea. Contudo, ele só voltou a ganhar a Europa com a Inter de Milão. Na temporada 2009/2010, o clube italiano fez história. No mata-mata, o técnico português eliminou o ex-time Chelsea nas oitavas de final.

Publicidade

MQJ Memória relembra o sucesso do Manchester United com Alex Ferguson

Depois de passar pelo CSKA, Mourinho encontrou o Barcelona de Guardiola na semifinal. De virada, fez 3 a 1 na Itália. A derrota por 1 a 0 na Espanha não foi problema. Vaga na final. Diego Milito brilhou na decisão e fez os dois gols da vitória sobre o Bayern de Munique: 2 a 0.

Mourinho Inter de Milão MQJ Memória Mourinho tem duas Champions no currículo | Foto: CHRISTOPHE SIMON/AFP via Getty Images

A Inter de Milão de Mourinho tinha nomes como Julio Cesar, Zanetti, Lúcio, Walter Samuel, Cambiasso, Sneijder, Pandev, Eto’o, entre outros.

Publicidade

Já na temporada 2016/2017, Mourinho levou o Manchester United ao título da Liga Europa. Por sinal, este foi o último do clube inglês. Desde então, o gigante United amarga uma seca de conquistas.

Naquela temporada, o United de Mourinho faturou a Liga Europa em cima do Ajax: vitória por 2 a 0, gols de Pogba e Mkhitaryan. O elenco inglês contava com nomes como Fellaini, Ander Herrera, Juan Mata, Rooney, entre outros.

Comentários