Liga Europa, Champions League e, agora, Conference League. José Mourinho faturou o recém-criado torneio europeu e fez uma trinca que merece respeito. O MQJ Memória, então, relembra as glórias europeias do técnico português.
A temporada 2021/2022 teve como novidade a Conference League, mais uma cartada da Uefa. Na primeira edição do torneio, Mourinho levou a Roma ao título. Na final, bateu o Feyenoord, da Holanda.
A emoção de Mourinho com a conquista chamou atenção. É um gesto de quem ama o futebol e ainda se arrepia com as glórias que ele pode proporcionar.
MQJ relembra as glórias de Mourinho na Europa
O primeiro título de torneio europeu de José Mourinho foi a Copa da Uefa de 2003, com o Porto. Depois, o torneio foi renomeado para Liga Europa. Era o começo de um promissor técnico português.
Relacionadas
À época, a Copa da Uefa era toda disputada no sistema mata-mata. Mourinho contava com um time de respeito, com Vitor Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Costinha, Deco, Maniche, Hélder Postiga, Derlei, entre outros.
O brasileiro Derlei foi um dos destaques do título do Porto. Ele fez 11 gols naquela Copa da Uefa, sendo artilheiro do torneio, ao lado de Larsson, à época no Celtic.
MQJ Memória: a maior temporada goleadora da carreira de Messi
Na final da Copa da Uefa, o Porto venceu justamente o Celtic, na prorrogação. Derlei abriu o placar, enquanto Larsson empatou. Alenichev recolocou o Porto na frente, mas Larsson novamente deixou tudo igual. No tempo extra, Derlei deu a vitória e o título ao time de Mourinho.
MQJ Memória: relembre as decepções do PSG na Champions League
Na temporada seguinte, Mourinho levou o Porto à glória na Champions League. Na fase de grupos, o clube português avançou em segundo lugar, atrás do Real Madrid. Nas oitavas, desbancou simplesmente o Manchester United de Sir Alex Ferguson.
Mourinho coleciona títulos
O Porto derrubou ainda o Lyon e o Deportivo La Coruña para chegar à final. O time de Mourinho venceu o Monaco por 3 a 0, gols de Carlos Alberto, reforço para aquela temporada, Deco e Alenichev.
Mourinho, então, trocou o Porto pelo Chelsea. Contudo, ele só voltou a ganhar a Europa com a Inter de Milão. Na temporada 2009/2010, o clube italiano fez história. No mata-mata, o técnico português eliminou o ex-time Chelsea nas oitavas de final.
MQJ Memória relembra o sucesso do Manchester United com Alex Ferguson
Depois de passar pelo CSKA, Mourinho encontrou o Barcelona de Guardiola na semifinal. De virada, fez 3 a 1 na Itália. A derrota por 1 a 0 na Espanha não foi problema. Vaga na final. Diego Milito brilhou na decisão e fez os dois gols da vitória sobre o Bayern de Munique: 2 a 0.
A Inter de Milão de Mourinho tinha nomes como Julio Cesar, Zanetti, Lúcio, Walter Samuel, Cambiasso, Sneijder, Pandev, Eto’o, entre outros.
Já na temporada 2016/2017, Mourinho levou o Manchester United ao título da Liga Europa. Por sinal, este foi o último do clube inglês. Desde então, o gigante United amarga uma seca de conquistas.
Naquela temporada, o United de Mourinho faturou a Liga Europa em cima do Ajax: vitória por 2 a 0, gols de Pogba e Mkhitaryan. O elenco inglês contava com nomes como Fellaini, Ander Herrera, Juan Mata, Rooney, entre outros.
Você Também pode gostar
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Mourinho quer levar joia do Barcelona
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Mourinho pode voltar a comandar time da Premier League
- Mourinho mais uma vez critica a arbitragem: ‘Jogamos contra o sistema’
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
Comentar