A Costa Rica garantiu a última vaga para a Copa do Mundo. Na terça-feira, a seleção costarriquenha superou a Nova Zelândia, pela repescagem, e carimbou o passaporte para o Catar. O MQJ Memória, então, aproveita para relembrar a grande participação da Costa Rica no Mundial de 2014, no Brasil.
O sorteio não foi muito amigo da Costa Rica em 2014 e colocou o país no Grupo da Morte, com Uruguai, Itália e Inglaterra. O prognóstico apontava a briga pelas duas vagas entre as três seleções campeãs mundiais, enquanto os costarriquenhos fariam “figuração”. Contudo, a Costa Rica conquistou no campo o protagonismo.
No Catar, onde vai disputar a Copa do Mundo pela sexta vez, sendo a terceira consecutiva, a Costa Rica está no Grupo E, com Alemanha, Espanha e Japão. Não vai ter moleza pela frente.
Relacionadas
MQJ Memória relembra a sensação Costa Rica em 2014
A Costa Rica desembarcou no Brasil, em 2014, como “figurante”. Comandada pelo colombiano José Luís Pinto, a Costa Rica derrubou campeões mundiais e só parou, nos pênaltis, nas quartas de final.
Na estreia, na Arena Castelão, o cartão de visitas foi uma virada sobre o Uruguai. Cavani, no primeiro tempo, abriu o placar. A seleção costarriquenha virou em três minutos na etapa final. Joel Campbell empatou aos nove minutos. Óscar Duarte, aos 12, fez 2 a 1. No fim, Marco Urenã fez 3 a 1.
MQJ Memória: relembre a ‘quina’ histórica de títulos de Ancelotti
Na sequência, a vítima foi a Itália, na Arena Pernambuco. Bryan Ruiz fez o gol da vitória por 1 a 0. Com uma rodada de antecipação, a Costa Rica garantiu a classificação para as oitavas de final.
MQJ Memória relembra os duelos do Brasil contra Sérvia, Suíça e Camarões em Copas do Mundo
E avançou de forma invicta. A Costa Rica fechou a fase de grupos com um 0 a 0 contra a Inglaterra, no Mineirão, e assegurou o primeiro lugar da chave.
Nas oitavas de final, na Arena Pernambuco, a Costa Rica derrubou a Grécia nos pênaltis. Bryan Ruiz colocou a seleção costarriquenha em vantagem. Contudo, com um jogador a menos, o time levou o empate no fim. A Costa Rica se recuperou do gol e venceu nas penalidades.
A decepção nos pênaltis
A participação histórica da Costa Rica terminou nas quartas de final, no drama dos pênaltis. Na Arena Fonte Nova, a seleção costarriquenha ficou no 0 a 0 com a Holanda. A seleção europeia levou a melhor nos pênaltis. Na ocasião, a estratégia de Louis van Gaal chamou atenção e deu certo. O técnico trocou de goleiro no fim da prorrogação. Tim Krul entrou para as penalidades e conseguiu defender duas cobranças.
A Costa Rica se despediu como uma das principais histórias da Copa do Mundo de 2014. Keylor Navas, Bryan Ruiz e Joel Campbell foram os principais destaques do time. O trio, por sinal, deve ir ao Mundial do Catar, em novembro.
Você Também pode gostar
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Champions League: Relembre jogos históricos entre espanhóis e alemães
- Tá em crise, chama o Chile! Relembre as vezes em que o Brasil deu a volta por cima contra o Chile
- Eleições chegando! Relembre boleiros que viraram prefeitos, vereadores e deputados