Apesar de alguns craques começarem a ameaçar o reinado de Lionel Messi e de Cristiano Ronaldo como grandes astros do futebol mundial, os dois continuam sendo os preferidos das mesas de bares quando o assunto envolve o “quem é melhor?”. A pergunta ganha as mais variadas formas: “Quem é melhor jogador?”, “Quem é melhor para seu clube?” e logicamente não falta: “Messi ou Cristiano Ronaldo, quem é melhor pela sua seleção?”.
Na disputa por suas seleções, Lionel Messi se igualou a Cristiano Ronaldo em termos de conquistas continentais. Com o título de sábado passado, diante da Seleção Brasileira no Maracanã, Messi ganhou sua primeira Copa América. Cristiano Ronaldo já tinha sido campeão continental em 2016, quando Portugal bateu a França na final. Ambos também bateram na trave algumas meses. Messi foi vice em 2007, 2015 e 2016. Já CR7 foi vice em 2004.
Ambos também tem títulos menores por suas seleções, Messi foi campeão olímpico com a Argentina. Mas Cristiano Ronaldo ergueu a Taça das Nações por Portugal.
Desempenho individual relevante
A questão nestes aspectos que fazer Cristiano Ronaldo ainda melhor é o fato de que a Argentina sempre produziu grandes jogadores, sendo considerada uma potência de primeiro nível. Assim Messi sempre teve grandes companheiros para tabelar. Portugal, que viveu um grande momento com Eusébio nos anos 60, foi praticamente recolocado na primeira prateleira do futebol por Cristiano Ronaldo.
MAIS! Messi vai do céu ao inferno na comemoração
Se formos analisar o desempenho individual, então, Cristiano Ronaldo é muito mais relevante. Em várias partidas ele é considerado o melhor em campo e decide jogos para Portugal. Mas Lionel Messi dificilmente consegue esse protagonismo na prática, sendo muitas vezes assim apontado pelo nome. Contra o Brasil, no sábado, por exemplo, ele não conseguiu novamente ter uma grande atuação.
Cristiano Ronaldo tem mais gols que Messi na seleção
Quando o assunto é gol novamente a vantagem é do lusitano. Cristiano Ronaldo tem 109 gols em 178 partidas por Portugal, o que lhe garante uma média de 0,61 gol por jogo. Já a Argentina comemorou 76 gols de Messi em 149 jogos, com média de 0,51 gol por jogo.
Cristiano Ronaldo divide com Ali Daei, do Irã, o posto de maior artilheiro por uma seleção. Mas como CR7 está em atividade, vai superá-lo em breve.
Pararam? Mas quais os próximos passos?
Um consolo para os fãs dos argentinos envolve os Mundiais. Nas Copas do Mundo Messi levou a Argentina mais longe. Os hermanos perderam a final para a Alemanha em 2014 em um Maracanã lotado. Mas até aí havia espaços para críticas a Lionel. Isso porque o argentino teve atuação apagada na final, dando a impressão de que tratava a partida como um jogo qualquer. Enquanto isso Cristiano Ronaldo ajudou Portugal a ser semifinalista em 2006 tendo atuações de destaque.
Agora o próximo passo dos dois envolve a Copa do Mundo de 2022. Se um dos dois conseguir ganhar o Mundial aí sim vai poder bater no peito e dizer: “Eu sou melhor”. Mas a idade é um desafio. Messi chegará no Catar em 2022 com 35 anos. Entretanto dois anos mais novo que CR7, que terá 37 anos no torneio.
Você Também pode gostar
- Mourinho quer levar Cristiano Ronaldo para a Turquia
- Messi fecha ano com mais de 40 participações em gols pela 18° vez seguida
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Tata Martino deixa o time de Messi e Suárez na MLS
- Cristiano Ronaldo atinge mais uma marca histórica na carreira
- Messi tem pior número de jogos disputados em quase 20 anos
Comentar