A Copa do Mundo de 2022, no Qatar, começa a ganhar forma. Duas seleções europeias carimbaram o passaporte nesta Data-Fifa e se juntam ao país anfitrião. E tem outras seleções a caminho.
A Alemanha foi a primeira seleção, em campo, a carimbar o passaporte. A Dinamarca também se garantiu com duas rodadas de antecedência. E tem mais seleções a caminho, com situação bem encaminhada. É o caso de Brasil e Argentina.
Nas Eliminatórias Europeias, faltam apenas duas rodadas. Ou seja, em novembro, mais oito seleções vão se garantir na Copa do Mundo. França e Bélgica devem ser duas deles. Depois, teremos a repescagem.
Relacionadas
As Eliminatórias Asiáticas e da Concacaf (América do Norte e Central) ainda estão na metade, enquanto a Africana tem mais uma fase pela frente para decidir os classificados.
Balanço das Eliminatórias
Portugal, de Cristiano Ronaldo, está a dois empates da Copa do Mundo. A briga pela vaga é com a Sérvia. No momento, os sérvios lideram o Grupo A das Eliminatórias, com 17 pontos, um a mais do que os portugueses. Entretanto, têm um jogo a mais em relação à seleção portuguesa Sendo assim, Portugal, que leva vantagem no saldo de gols, primeiro critério de desempate, assume a liderança se empatar com a Irlanda, na próxima rodada, e teria vantagem contra a Sérvia, na rodada final.
De qualquer maneira, a Sérvia vai chegar à última rodada com chances de classificação. No pior dos cenários, terá de ganhar, fora de casa, de Portugal. Um deles vai garantir vaga no Mundial, enquanto o outro vai para a repescagem.
MAIS! Neymar surpreende e avisa: ‘Acho que é minha última Copa do Mundo’
Já a vantagem do Grupo B é da Suécia, que pode desbancar a Espanha, vice-campeã da Liga das Nações. A seleção sueca lidera a chave, com 15 pontos, dois a mais do que a Espanha. Inclusive, a Suécia pode carimbar a vaga com uma rodada de antecedência. Para isso, precisa vencer a Geórgia, fora de casa, e a Espanha tropeçar na Grécia, fora de casa.
A Espanha está pressionada, mas também depende apenas de si. É que a última rodada reserva o duelo com a Suécia. Sendo assim, caso as duas seleções vençam seus compromissos pela 9ª rodada, a seleção espanhola vai chegar à rodada final, em casa, precisando vencer os suecos para ir à Copa do Mundo.
Itália tem ‘decisão’ por Copa do Mundo
A “final” do Grupo C já é na próxima rodada. A Itália vai receber a Suíça. Os dois países têm 14 pontos. A seleção italiana, campeã da Eurocopa, lidera a chave por ter saldo de gols melhor. Quem vencer vai ficar muito perto da Copa do Mundo. Um empate é favorável à Itália, que iria para a última rodada dependendo apenas de si.
A França tem tudo para ser a próxima seleção europeia classificada para a Copa do Mundo. Líder do Grupo D, com 12 pontos, a seleção francesa, atual campeã mundial e da Liga das Nações, carimba a vaga se vencer, em casa, o Cazaquistão, na próxima rodada.
Para continuar com chance, a Ucrânia, segunda colocada, com nove pontos, precisa que a França perca para o Cazaquistão. A Finlândia, com oito pontos, além de ganhar, fora de casa, da Bósnia, precisa de um tropeço francês.
A Bósnia, com sete pontos, corre por fora e, para ainda ter possibilidade, precisa ganhar da Finlândia e torcer por tropeço, preferencialmente derrota, da França.
A exemplo da França, a Bélgica também deve carimbar a vaga na próxima rodada. A seleção belga lidera o Grupo E com 16 pontos, cinco a mais do que a República Tcheca e País de Gales. Sendo assim, se ganhar, em casa, da Estônia, assegura a classificação. Em caso de empate, precisa de tropeço de Gales para garantir vaga com antecedência.
País de Gales, que recebe Belarus, precisa ganhar e torcer por derrota da Bélgica. A diferença do saldo de gols é praticamente impossível de tirar (17 dos belgas contra 1 dos galeses). De qualquer forma, vencer é importante para ir para a repescagem. A República Tcheca folga na rodada.
Dinamarca sobrou nas Eliminatórias
A Dinamarca já está na Copa do Mundo e vem sobrando no Grupo F – são oito vitórias em oito jogos, com 27 gols marcados e nenhum sofrido. Sendo assim, a briga na chave agora pela vaga para a repescagem. A Escócia tem 17 pontos, enquanto Israel tem 13.
Se vencer, fora de casa, a Moldávia, lanterna com apenas um ponto, a Escócia se garante na repescagem. Já Israel precisa vencer, fora de casa, a Áustria e secar os escoceses para chegar à última rodada com chances de classificação para a repescagem.
O Grupo G está equilibrado. A Holanda lidera com 19 pontos, dois a mais do que a Noruega. A Turquia, com 15, corre por fora. Para se classificar com antecedência, a seleção holandesa vai precisar vencer, fora de casa, Montenegro, e torcer por tropeço da Noruega contra a Letônia. A última rodada reserva Holanda x Noruega.
Já a Turquia precisa vencer, em casa, Gibraltar e torcer por tropeços de Noruega e Montenegro para chegar à última rodada com chance de classificação para a Copa do Mundo.
A disputa no Grupo H é entre Rússia, líder com 19 pontos, e Croácia, segunda colocada, com 17 pontos. Tudo indica que a última rodada será uma final, pois eles se enfrentam.
Na próxima rodada, a Rússia recebe o Chipre, que tem apenas cinco pontos, enquanto a Croácia visita Malta, outra seleção com cinco pontos. Sendo assim, são favoritas nos confrontos.
Inglaterra tem tudo para ir à Copa
A vantagem no Grupo I é inglesa, enquanto a Polônia corre por fora. A Inglaterra lidera com 20 pontos, três a mais do que os poloneses. Como enfrenta San Marino, na última rodada, a seleção inglesa tem tudo para se classificar para a Copa do Mundo.
LEIA MAIS! PSG cresce os olhos para cima de ‘gigante sérvio’
A Polônia precisa vencer os dois jogos e torcer por dois tropeços da Inglaterra. Uma situação bem complicada.
No Grupo J, da já classificada Alemanha, a briga pela vaga na repescagem é grande. Romênia (13 pontos), Macedônia do Norte (12 pontos) e Armênia (12 pontos) lutam ponto a ponto, enquanto a Islândia, com oito, corre por fora.
Brasil e Argentina quase na Copa
A vaga para a Copa do Mundo é questão de tempo para Brasil e Argentina. A Seleção sobra nas Eliminatórias, com 31 pontos em 33 disputados. A vantagem sobre o Chile, sexto colocado, é de 18 pontos.
Já a Argentina, com 25 pontos, vai para o Mundial de 2022 com tranquilidade e embalada pelo título da Copa América. A partir daí, a briga esquenta.
Equador tem 17 pontos e está na terceira colocação. A Colômbia, com 16 pontos, está em quarto. Uruguai, também com 16, iria para a repescagem. O Chile voltou à briga e aparece com 13 pontos.
Bolívia e Paraguai têm 12 pontos, um a mais do que o Peru. Faltam seis rodadas para o fim das Eliminatórias.
Você Também pode gostar
- Brasil ficará fora do top 3 no ranking da Fifa em 2024
- Guerrero detona árbitro de Argentina x Peru: ‘Se tocava no Messi com um dedo, era falta’
- Scaloni acredita que Messi seja mais forte que lei criada no Paraguai
- Messi considera jogar próxima Copa do Mundo
- Messi atinge nova marca na carreira
- Após hat-trick, Messi admite: ‘Estes podem vir a ser os últimos jogos’