Futebol Internacional

Até que ponto a saída de Messi é iminente e como pode impactar o Barcelona

Grande estrela da La Liga, Lionel Messi sem data para retornar aos gramados
Grande estrela da La Liga, Lionel Messi sem data para retornar aos gramados

O desastre vivido na sexta-feira (14) contra o Bayern foi um dos maiores golpes que o Barcelona recebeu ao longo de sua história. No entanto, é fato que as coisas não ficarão como estão. O técnico Setién deixará o cargo nas próximas horas, além disso, a diretoria estuda a convocação antecipada de eleições. Mesmo o elenco foi questionado, embora o grupo tenha jogadores de alto nível.

No entanto, depois das palavras de Piqué, que se ofereceu para sair se essa fosse a solução, as atenções se voltam para Leo Messi. O argentino foi muito afetado pelo golpe contra o Bayern. O sentimento de ridículo supera os golpes anteriores contra a Juventus, Roma e Liverpool. As declarações que fez após a partida contra o Osasuna, na qual perdeu o campeonato, refletiram o desconforto do argentino. Ele exigiu um projeto, mudanças radicais para ficar.

Repercussão Bayern 8 a 2 Barcelona - Reprodução

Humilhação diante do Bayern foi apenas mais um capítulo para o desgosto de Messi. No entanto, sair é outra coisa.

Neste domingo, o jornalista Marcelo Bechler, correspondente do Esporte Interativo na Espanha, deu como certa a saída imediata do craque argentino. O argentino já teria inclusive comunicado aos dirigentes que “pretende deixar o clube imediatamente”.

Calado

Messi está calado, de acordo com a imprensa catalã, “esperando para ver como os eventos se desenrolam e quais decisões o Barcelona vai tomar”. Ao mesmo tempo, pensa no futuro porque nenhum cenário pode ser descartado. Seu vínculo termina em junho de 2021 e ainda não foi renovado. As conversas começaram há várias semanas, mas o assunto esfriou.

Leia também

Os erros e os dilemas que impedem o Barcelona de se reinventar

Juventus oferece Cristiano Ronaldo ao Barcelona. Entenda!

Agora alguns cenários possíveis. O primeiro é a rescisão imediata do seu contrato. Embora possível, é algo complicado, pois envolve toda uma história do jogador com o Barcelona. Sair assim? Mas também é preciso considerar que Josep Bartomeu, ainda presidente do clube, fará todo o possível e impossível para que Messi não vá embora. Seria um golpe fatal em seu mandato, que o faria entrar para a história como o presidente que dispensou o craque, e isso é algo muito difícil de admitir.

Grande estrela da La Liga, Lionel Messi sem data para retornar aos gramados

Lionel Messi está em silêncio, mas há quem diga que ele já decidiu que vai sair. Será?

Entretanto, Messi está angustiado em sua sina de vencedor. Ele não é um jogador qualquer e já se passaram cinco anos sem ganhar a Champions League. Na cabeça dele, o tempo está se esgotando. Ele tem feito críticas duras ao comando do Barcelona, em várias entrevistas nos últimos tempos. Depois da derrota para o Osasuna, que entregou o título ao rival Real Madrid, ele já dizia que “desde janeiro tudo estava errado”.

Outro cenários

O segundo cenário é partir no final do próximo ano, quando seu contrato expirar. Significaria que Messi não renovaria pelo Barcelona e que a partir de janeiro poderia negociar seu futuro com qualquer clube. Uma situação muito incômoda para o Barcelona, pois todos os dias surgiam boatos sobre sua saída. E custaria muito caro a Bartomeu.

Uma outra situação seria a que vem se desenhando há alguns meses. Messi renovaria, no entanto, ano a ano. Seria um modo de o jogador se precaver, para não ficar muito tempo vinculado ao Barcelona para decidir no final de cada temporada o que quer fazer. Entretanto, essa opção não parece fácil, pelo menos por enquanto. No momento ele não fala em renovar, mas pode esperar até o fim para fazê-lo.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *