Flamengo, Fluminense, Futebol Brasileiro

“Ha hai, hi hi”! SBT volta ao futebol. Relembre outras transmissões da TV de Silvio Santos

Luiz Alfredeo narrou a final da Copa do Brasiol 1995 (Foto: Reprodução SBT)

O SBT se aproveitou da briga entre Flamengo e Rede Globo e comprou os direitos de transmissão da final do Campeonato Carioca. A emissora de Silvio Santos vai exibir nesta quarta-feira, às 21h(de Brasília), o duelo entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã. Mas não é a primeira vez que o SBT aposta no futebol para melhorar a sua audiência.

Copa de 1994 passou no SBT (Foto: Reprodução)

A emissora de Silvio Santos transmitiu algumas Copas do Mundo, quando não havia exclusividade para TVs abertas. Mas o que poucos se lembram é que foi a emissora de televisão que valorizou a Copa do Brasil. Além disso, deu muito trabalho para a Rede Globo no Paulistão de 2003.

Relembre outras transmissões da TV de Silvio Santos:

Copa do Mundo

Leia também:

Por que o Flamengo não é mais o mesmo? Jesus, torcida?
Intensidade e agilidade na recomposição: as armas do Fluminense para ser campeão

O SBT exibiu a Copa do Mundo em três ocasiões. Em 1990 foi a primeira vez, pois antes a emissora passou alguns jogos em parceria com a Rede Record. Em 1994 Silvio Santos investiu pesado e contratou comentaristas de peso como Telê Santana, Orlando Duarte e Carlos Alberto Torres. O mascote amarelinho aparecia levando a torcida e os locutores Luiz Alfredo, Carlos Valadares e Osmar de Oliveira à loucura.

A última Copa do Mundo que teve transmissão do SBT foi a de 1998. Os locutores foram Silvio Luiz, Téo José, Oscar Ulisses e Paulo Soares, e como comentaristas Juarez Soares, Osmar de Oliveira e Orlando Duarte.

Copa do Brasil de 1995 a 1997

Luiz Alfredeo narrou a final da Copa do Brasiol 1995 (Foto: Reprodução SBT)

A Copa do Brasil era ignorada pela Rede Globo até meados da década de 90. Mas em 1995 Silvio Santos conseguiu com exclusividade os direitos de transmissão do evento. Logo no primeiro ano o Corinthians venceu o Grêmio na final e a emissora bateu recordes de audiência. Em 1996 e em 1997, dessa vez com o Flamengo sendo superado pelo Grêmio na decisão, Silvio Santos liderou a audiência em dia de jogos. Em 1998 a Rede Globo cobriu a oferta e levou o torneio.

Copa Master da Conmebol

SBT tentou dar força para a Copa Maester Conmebol (Foto: Reprodução SBT)

Um torneio com o campeão da Copa Conmebol foi criado pelo próprio SBT em parceria com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). São Paulo, Botafogo, Atlético-MG e Rosario Central da Argentina disputaram, com o Tricolor Paulista ficando com a taça. O torneio rendeu pouca audiência ao SBT e não teve segunda edição.

Campeonato Paulista 2003

SBT brigou com a Globo pelo Paulistão de 2003 (Foto: Reprodução SBT)

No ano de 2003 a Federação Paulista de Futebol (FPF) rompeu com a Rede Globo, que não quis pagar R$ 12 milhões pelo Campeonato Paulista. Silvio Santos atravessou o negócio e levou o torneio para o SBT. Uma guerra de liminares fez a Rede Globo exibir o jogo de abertura do Paulistão, mas acabou depois ficando de fora do torneio. Já o SBT investiu em propagandas dizendo que era o fim do monopólio no futebol nacional. Entretanto o fim não foi bem esse.

Copa do Nordeste

SBT transmitirá a Copa do Nordeste até 2022 (Foto: Divulgação)

Desde 2018 o SBT transmite jogos da Copa do Nordeste. O torneio é um sucesso na região e tem dado bom retorno de audiência para Silvio Santos. Mas as transmissões não são nacionais. Entretanto podem se tornar nos próximos anos.

Final da Copa João Havelange

Romário exibe a camisa do Vasco com a logo do SBT (Foto: Reprodução)

A final da Copa João Havelange, em janeiro de 2001, não teve transmissão do SBT. Mas a emissora ganhou destaque. Brigado com a Rede Globo, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, mandou estampar a marca da emissora de Silvio Santos, no uniforme do Vasco, que bateu o São Caetano por 3 a 1 no Maracanã e deu a volta olímpica. Foi constrangedor Galvão Bueno narrando com a torcida vascaína gritando o nome do SBT ao fundo. Assim o SBT lucrou com um torneio que nem exibiu.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *