Uma geração que já está na história do Flamengo e que não para de aumentar os feitos com a camisa rubro-negra. Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Diego, Willian Arão & Cia. conseguiram mais uma marca importante no clube: o tricampeonato carioca.
A história rubro-negra tem um cantinho especial reservado para os tricampeonatos cariocas. A geração atual também escreve o nome neste espaço guardado na memória e no coração do Flamengo.
Este foi o sexto tricampeonato carioca do Flamengo. Cada um tem um contexto especial. O primeiro foi conquistado em 1942, 1943 e 1944, com uma geração que contou com Domingos da Guia, Biguá, Bria, Zizinho, Pirillo e Valido, herói em questão. Ele retornou de aposentadoria e fez o gol do título de 1944.
O segundo tricampeonato aconteceu nos anos de 1953, 1954 e 1955 e também consagrou uma geração histórica. Pavão, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Evaristo, Zagallo e Dida são personagens daquela sequência de conquistas. Dida, inclusive, era o ídolo de infância de Zico.
Relacionadas
Por falar no Galinho, ele participou (e brilhou) do tricampeonato seguinte, em 1978 e 1979, que teve duas edições do Carioca. Por sinal, o título de 1978, em cima do Vasco, é considerado fundamental na história rubro-negra, porque afastou a pressão e abriu caminho para uma geração inesquecível, com Rondinelli, Leandro, Júnior, Adílio, Tita e Zico. Foi o pontapé inicial para uma sequência de títulos da geração de ouro que conquistou o o mundo.
O eterno gol de Petkovic pelo Flamengo
O gol de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo, é o símbolo do quarto tricampeonato rubro-negro, que começou em 1999 e foi corado em 2001 com aquela falta eternizada na história rubro-negra. Os três títulos foram conquistados em cima do Vasco, em uma rivalidade que fervia naquela época. Além de Pet, o time de 2001 contou com Julio Cesar, Juan, Gamarra, Leandro Ávila, Beto, Edilson, Reinaldo, entre outros, sob o comando de Zagallo.
O quinto tricampeonato foi todo conquistado em cima do Botafogo, o que aumentou a rivalidade naqueles três anos. Em 2007, Renato Augusto brilhou na reta final, empatou o jogo e levou a decisão para os pênaltis. O Fla levou a melhor e foi campeão. O título de 2008 foi mais tranquilo, com duas vitórias e Obina como destaque. Em 2009, nova disputa por pênaltis e nova vitória rubro-negra.
O primeiro capítulo do sexto tricampeonato foi escrito em 2019, com título em cima do Vasco. O Flamengo venceu os dois jogos por 2 a 0. No ano passado, a vítima da vez foi o Fluminense, também com duas vitórias e também com Vitinho fazendo o último gol rubro-negro. A conquista de 2020 marcou a despedida de Jorge Jesus do clube. O título de 2021 tem a marca de Gabigol. Ele fez dois gols na vitória por 3 a 1.
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- Tite em foco e Gerson herói: os memes da vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR
- Tite está na corda bamba no Flamengo – veja os números do técnico comandando o time