Flamengo

O sexto tri carioca: Gabigol, Arrascaeta & Cia. aumentam marca no Flamengo

Uma geração que já está na história do Flamengo e que não para de aumentar os feitos com a camisa rubro-negra. Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta, Éverton Ribeiro, Diego, Willian Arão & Cia. conseguiram mais uma marca importante no clube: o tricampeonato carioca.

A história rubro-negra tem um cantinho especial reservado para os tricampeonatos cariocas. A geração atual também escreve o nome neste espaço guardado na memória e no coração do Flamengo.

Arrascaeta Flamengo

Arrascaeta, Gabigol & Cia. aumentam galeria de títulos no Flamengo | Foto: Alexandre Vidal / Flamengo / Divulgação

Este foi o sexto tricampeonato carioca do Flamengo. Cada um tem um contexto especial. O primeiro foi conquistado em 1942, 1943 e 1944, com uma geração que contou com Domingos da Guia, Biguá, Bria, Zizinho, Pirillo e Valido, herói em questão. Ele retornou de aposentadoria e fez o gol do título de 1944.

O segundo tricampeonato aconteceu nos anos de 1953, 1954 e 1955 e também consagrou uma geração histórica. Pavão, Dequinha, Jordan, Joel, Rubens, Índio, Evaristo, Zagallo e Dida são personagens daquela sequência de conquistas. Dida, inclusive, era o ídolo de infância de Zico.

Relacionadas

Flamengo
Hegemonia! Flamengo vence o Fluminense e fatura o título carioca
Flamengo
Domínio! Flamengo amplia vantagem como maior campeão do Carioca
Medo do Gabigol, Carioca tem de acabar: memes do título do Flamengo
Flamengo
Flamengo tem mais títulos do Carioca no século XXI do que os rivais juntos

Por falar no Galinho, ele participou (e brilhou) do tricampeonato seguinte, em 1978 e 1979, que teve duas edições do Carioca. Por sinal, o título de 1978, em cima do Vasco, é considerado fundamental na história rubro-negra, porque afastou a pressão e abriu caminho para uma geração inesquecível, com Rondinelli, Leandro, Júnior, Adílio, Tita e Zico. Foi o pontapé inicial para uma sequência de títulos da geração de ouro que conquistou o o mundo.

O eterno gol de Petkovic pelo Flamengo

O gol de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo, é o símbolo do quarto tricampeonato rubro-negro, que começou em 1999 e foi corado em 2001 com aquela falta eternizada na história rubro-negra. Os três títulos foram conquistados em cima do Vasco, em uma rivalidade que fervia naquela época. Além de Pet, o time de 2001 contou com Julio Cesar, Juan, Gamarra, Leandro Ávila, Beto, Edilson, Reinaldo, entre outros, sob o comando de Zagallo.

O quinto tricampeonato foi todo conquistado em cima do Botafogo, o que aumentou a rivalidade naqueles três anos. Em 2007, Renato Augusto brilhou na reta final, empatou o jogo e levou a decisão para os pênaltis. O Fla levou a melhor e foi campeão. O título de 2008 foi mais tranquilo, com duas vitórias e Obina como destaque. Em 2009, nova disputa por pênaltis e nova vitória rubro-negra.

Obina Flamengo

Obina ajudou no quinto tri do Flamengo (Foto: Getty Images)

O primeiro capítulo do sexto tricampeonato foi escrito em 2019, com título em cima do Vasco. O Flamengo venceu os dois jogos por 2 a 0. No ano passado, a vítima da vez foi o Fluminense, também com duas vitórias e também com Vitinho fazendo o último gol rubro-negro. A conquista de 2020 marcou a despedida de Jorge Jesus do clube. O título de 2021 tem a marca de Gabigol. Ele fez dois gols na vitória por 3 a 1.

Você Também pode gostar