Flamengo, Fluminense

Heróis da história! Relembre cariocas decididos por Fla e Flu e seus heróis

Nesta quarta-feira, Flamengo e Fluminense vão decidir mais um Campeonato Carioca. As duas equipes já se enfrentaram muitas vezes valendo o título estadual, fosse por serem os primeiros na tabela ou numa final propriamente dita.

Foi numa dessa ocasiões que as duas equipes estabeleceram o recorde de maior público confirmado entre clubes de futebol no mundo. No Carioca de 1963, a partida reuniu 194.603 pessoas (177.656 pagantes) no Maracanã. O Flamengo tinha a vantagem do empate e o placar de 0 a 0 deu o título ao Rubro-Negro.

Seis anos mais tarde, o Fluminense deu o troco e garantiu o título antecipado ao vencer o Fla-Flu por 3 a 2. Neste jogo, Flávio foi o herói do jogo ao desempatar o jogo aos 34 minutos do segundo tempo

De lá pra cá, a dupla esteve frente à frente pelo título Carioca em seis ocasiões. Foram três títulos pra cada lado e cada partida teve os seus heróis.

Leia também:

Por que o Flamengo não é mais o mesmo? Torcida, Jesus, diretoria

Intensidade e agilidade na recomposição: as armas do Fluminense para ser campeão

O MAIS QUE UM JOGO relembra os duelos e seus personagens principais a seguir:

1972 – O Carioca de Caio Cambalhota

Em 1972, o Carioca foi decidido em um triangular final entre Flamengo, Fluminense e Vasco. O Cruzmaltino foi derrotado pela dupla Fla-Flu que se enfrentou na partida decisiva.

O Fluminense havia sido goleado por 5 a 2 na Taça Guanabara e estava mordido. Caio Cambalhota, irmão de César Maluco e Luizinho, marcou três vezes naquele jogo.

Com um triunfo por 2 a 1, o Fla foi campeão. Doval, aos 23 e Caio Cambalhota, aos 38, deixaram o Flamengo muito perto do título no primeiro tempo. O Flu descontou com Jair, aos 15 do segundo tempo, mas ficou nisso.

Vale destacar a assistência do tricampeão do mundo Paulo César Cajú para o gol de Caio. No time rubro-negro também estava um certo Vanderlei Luxemburgo na lateral-esquerda.

O time do Fluminense, por sua vez, contava com três tricampeões, o goleiro Félix, o lateral Marco Antônio e o meia Gérson.

1973 – Fluminense dá o troco

No ano seguinte, o Fluminense foi à forra com uma vitória por 4 a 2 na final. O Tricolor abriu 2 a 0 nos cinco minutos finais do primeiro tempo, com gols de Manfrini e Toninho Baiano. No segundo, o Fla reage e empata com dois gols de Dadá Maravilha. Manfrini e Dionísio, este último em posição duvidosa, fizeram os gols do título

1984 – Casal 20 Tricolor

O Fluminense formou uma grande equipe em 1984. Com nomes como Ricardo Gomes, Branco, Delei, o paraguaio Romerito e a dupla de ataque Assis e Washington, conhecida como Casal 20, o Tricolor foi campeão Brasileiro e Carioca, derrubando a hegemonia do Flamengo.

A situação nas finais do Estadual foi igual a de 1972, com um triangular final entre Flamengo, Fluminense e Vasco. Mais uma vez o Vasco perdeu seus jogos e na partida da última rodada, vitória por 1 a 0 e caneco para o Fluminense. Assis fez o gol do título aos 30 do segundo tempo.

1991 – Flamengo campeão na final em dois jogos

O Carioca de 1991 foi decidido em uma final com duas partidas. A primeira terminou empatada em 1 a 1. Na segunda e decisiva, o Flamengo venceu com autoridade por 4 a 2 e levantou a taça.

Ézio abriu o placar no primeiro tempo. No segundo, entre 12 e 32 minutos, o Fla empatou, virou e ampliou. Uidemar, Gaúcho e Zinho mataram o Flu. O Tricolor ainda diminuiu em seguida novamente com Ézio, mas Júnior fechou a conta com o gol do título.

1995 – Gol de barriga

Quatro anos mais tarde, o Carioca foi decidido em um octogonal final. Na última rodada, somente Fla e Flu tinham chances de ser campeões.

O Rubro-Negro tinha a vantagem do empate, mas o Flu saiu na frente com gols de Renato Gaúcho e Leonardo, no primeiro tempo. O Flamengo reagiu no segundo tempo e empatou o confronto com gols de Romário e Fabinho.

Aos 43 do segundo tempo, Aílton fez grande jogada na direita da área e chutou cruzado. A bola bateu na barriga de Renato Gaúcho e entrou.

2017 – Na última final deu Flamengo

Flamengo e Fluminense decidiram o Carioca pela última vez em 2017. A fórmula era a mesma de hoje e a final foi disputada em dois jogos. O Rubro-Negro saiu na frente com uma vitória por 1 a 0, com gol de Everton.

Na partida final, o Flu abriu o placar no primeiro tempo com Henrique Dourado. O Flamengo só chegou ao empate no final do jogo com Guerrero, e, na sequência, Rodinei fez o segundo e decretou a vitória por 2 a 1.


Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *