O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), acatou finalmente, na noite desta quarta-feira, o pedido de liminar do Flamengo. Assim, o atacante Pedro não irá participar dos Jogos de Tóquio com a Seleção Brasileira Olímpica.
Apesar do Rubro-Negro manifestar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que não liberaria o jogador, o técnico André Jardine o incluiu na lista. Começou então uma queda de braço entre o clube e a entidade.
Com Pedro entre os convocados, ele não poderia atuar pelo Flamengo a partir da data de apresentação na Seleção. Entretanto, sabendo estar no seu direito, o departamento jurídico do clube entrou com um pedido no STJD para poder escalar o jogador. O torneio de futebol das Olimpíadas não é “data Fifa”, e o Flamengo não tem a obrigação de liberá-lo.
Após dez dias de suspense, o presidente do STJD, Otávio Noronha, se manifestou e deferiu o pedido de liminar:
“Decerto que referido dispositivo refere-se aos requisitos para a concessão de tutela provisória, que como se sabe, são a densidade do direito demonstrada, indicativa de uma probabilidade de êxito, aliada ao perigo da demora no provimento.
Quanto ao perigo da demora, é por demais evidente, pelo claríssimo e objetivo prejuízo que decorreria do fato de o Clube não poder se valer do atleta por mais de um mês nas competições nacionais em andamento, até que se finalize o período olímpico ou até o julgamento final desta Medida,” diz o despacho do magistrado.
Relacionadas
Desobrigação de liberar se não for “Data Fifa”
Além disso, Otávio Noronha confirmou a tese do clube:
“Pontuo que a esta altura, já respeitado o devido contraditório, restou incontroverso nos autos, que a competição de Futebol nos Jogos Olímpicos não se encontra contemplada no calendário internacional, como “Data FIFA”.
E se assim o é, com efeito, este Tribunal já tem entendimento firmado, no sentido de que, não está a Agremiação obrigada a liberar seu Atleta, e cedê-lo para a Seleção Nacional, diante das regras internacionais do Desporto.”
Nos últimos dias, a CBF tentou sensibilizar o Flamengo com a possibilidade de adiar a apresentação de Pedro para o dia 11 de julho. Assim a saída do atacante não se daria antes do retorno de Gabigol, que serve à Seleção Brasileira na Copa América. O clube, entretanto, se manteve irredutível.
Mais! Na Arena Pantanal, Flamengo encara o Cuiabá pela primeira vez
Você Também pode gostar
- ‘Meu rival venceu’: os memes do título do Flamengo sobre o Atlético-MG
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- CBF manifesta apoio a Vini Jr.
- Do impedimento ao alívio: Gabigol em foco nos memes da vitória do Flamengo sobre o Juventude
- Flamengo fora da briga pelo Brasileirão? As contas do Rubro-Negro para tentar ser campeão
- CBF troca local de treinamentos da Seleção Brasileira por recentes desavenças