O Botafogo anunciou um técnico estrangeiro para comandar o time no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Após o fracasso de negociações com Argel Fucks, Lisca e Alexandre Gallo, o clube voltou as suas baterias para a América do Sul. Com Ramón Díaz o clube quebrou jejum de mais de 70 anos sem um técnico estrangeiro.
O último estrangeiro a comandar o Botafogo foi o uruguaio Ondino Viera. Ele liderou o time em 1947, conquistando o Torneio Início. Esta competição abria o Estadual e era considerada uma das mais charmosas do país. Isso porque em caso de empate ganhava o jogo, que tinha duração de 20 minutos, quem tivesse mais escanteios a seu favor. Assim o torneio tinha grande apelo. Além disso era emocionante.
Leia também:
Ramón Díaz já ganhou a Libertadores, ficou triste na vitória e eliminou a Seleção Brasileira
Sequência de escolhas erradas explica crise do Botafogo
Os dois nomes cotados no Botafogo para assumir o comando do técnico da equipe eram o argentino Ramón Díaz, que recentemente deixou o Libertad do Paraguai, e o venezuelano César Farías, que dirige a seleção boliviana. Com Ramón o clube vai apostar mesmo em um treinador de fora. Além disso os gringos estão em moda no Brasil desde o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo.
Húngaro foi campeão pelo Botafogo
Um venezuelano jamais dirigiu o Botafogo. Mas um argentino já comandou o time. Foi Mario Fortunato. Entretanto ele não fez grande sucesso em General Severiano em 1943.
A torcida do Botafogo não se empolgou com os nomes falados. A maioria quer um treinador estrangeiro. E se isso serve de alerta, o único treinador estrangeiro a ser campeão pelo Botafogo de uma competição relevante foi um europeu. O húngaro Nicolas Ladanyi conquistou os títulos do Campeonato Carioca de 1930 e 1932, sendo fundamental para fazer do Botafogo, até hoje, o único tetracampeão estadual do Rio de Janeiro.
Os estrangeiros que dirigiram o Botafogo foram: Juan Carlos Bertone (Uruguai), Eugênio Marinetti (Hungria), Ramón Platero (Uruguai), Charles Williams (Inglaterra), Nicolas Ladanyi (Hungria),
Dori Krueschner (Hungria), Mario Fortunato (Argentina) e Ondino Viera (Uruguai).
Você Também pode gostar
- Esquentou a briga! Veja as probabilidades de título do Campeonato Brasileiro 2024
- Clubes brasileiros são indicados ao prêmio de melhor time do mundo
- Vai pipocar? Os memes do empate do Botafogo com o Cuiabá
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Gol de campeão! Os memes da vitória do líder Botafogo sobre o Bragantino
- Veja as maiores goleadas do Botafogo na história da Libertadores