Futebol Internacional

Com emoção! Porto segura a Juventus e garante vaga nas quartas da Champions League

Com um futebol de muita raça e obediência tática o Porto fez história na Arena Juventus e eliminou a Juventus da Champions League na noite desta terça-feira. Apesar da derrota por 3 a 2 os portugueses deixaram a Itália com a vaga nas quartas de final.

Sérgio Oliveira cobrou pênalti sem chances para o goleiro Szczesny (Foto: Uefa)

Sérgio Oliveira foi o grande nome do jogo, anotando os dois gols do Porto. Chiesa (2) e Rabiot marcaram para a Juventus. O gol qualificado como visitante determinou a classificação do time do Dragão, que ganhou por 2 a 1 em Portugal. Agora o Porto espera o sorteio no fim do mês para conhecer seu próximo adversário.

LEIA MAIS! Haaland 100 gols. Quanto tempo craques levaram para atingir a marca

A partida começou em um ritmo eletrizante. Logo com dois minutos de jogo o goleiro Marchesín salvou uma cabeçada de Morata dentro da área. Cinco minutos depois o Porto respondeu. Manafá cruzou e Taremi cabeceou duas vezes. Na primeira Bonucci salvou. Na segunda o atacante acertou o travessão.

Porto abriu o placar em pênalti polêmico

Sérgio Oliveira cobrou pênalti sem chances para o goleiro Szczesny (Foto: Uefa)

Passada a euforia inicial o que se via em campo era uma Juventus encontrando muitas dificuldades para criar. Além disso o Porto se mostrava veloz e envolvente nos contra-ataques. Assim o gol português era questão de tempo e ele aconteceu aos 19 minutos. Taremi recebeu de costas para o gol e foi tocado por Demiral. O árbitro holandês Björn Kuipers viu o pênalti. Apesar das reclamações italianas, Sérgio Oliveira cobrou sem chances para o goleiro Szczesny.

LEIA MAIS! Com 20 gols, Haaland já é o grande nome da Champions League

A Juventus sentiu o golpe e passou a ser dominada. Por muito pouco o Porto não ampliou aos 23 minutos em um contra-ataque. Corona chutou para a defesa do goleiro. Dois minutos depois Zaidu arriscou de fora da área e a bola raspou o travessão.

Cristiano Ronaldo foi muito bem marcado pelo Porto (Foto: Uefa)

Aos poucos a Juventus equilibrou as ações e levou perigo antes do intervalo em dois lances com Morata. Em ambos Marchesín salvou.

Juventus voltou com Chiesa inspirado

Chiesa chuta para empatar a partida para a Juventus (Foto: Juventus)

Na volta para o segundo tempo a Juventus voltou mais firme no ataque e empatou aos quatro minutos. Cristiano Ronaldo recebeu na área e ajeitou para o chute certeiro de Chiesa. Aos nove minutos a situação se complicou ainda maios para o Porto por conta de uma infantilidade de Taremi, que deu um chute na bola após a marcação do árbitro e acabou expulso.

LEIA MAIS! Você lembra que esses brasileiros ganharam a Champions League?

Por muito pouco a Juventus não virou aos 13 minutos. Chiesa foi lançado, se livrou do goleiro, mas escorregou na hora da conclusão, chutando na trave. Mas a virada viria aos 18 minutos. Cuadrado cruzou e Chiesa cabeceou de forma fulminante.

Marega deu trabalho para a defesa da Juventus (Foto: Uefa)

A partir daí a Juventus foi com tudo em busca do terceiro gol. Mas o Porto encurtou o espaço. Mesmo assim as chances surgiram. Aos 35 minutos Chiesa invadiu a área, se livrou da zaga e chutou para o goleiro salvar.

LEIA MAIS! Laporta foi um duro golpe! PSG joga a toalha e desiste de Messi

Nos acréscimos, Morata ter um gol bem anulada por conta de impedimento. O atacante realmente estava adiantado. Depois disso Cuadrado ainda acertou um chute no travessão, mas não conseguiu impedir que o jogo fosse para a prorrogação.

Porto garante vaga com gol de falta

Cristiano Ronaldo sofreu com o mau desempenho da Juventus (Foto: Uefa)

O primeiro tempo da prorrogação foi marcado pela falta de emoção. O Porto conseguiu neutralizar as ações ofensivas da Juventus, que parecia ter medo de sofrer um gol decisivo.

Cristiano Ronaldo e Morata tiveram chances no segundo tempo de finalizar, mas pararam na defesa do Porto. Mas quem decidiu mesmo foi o Porto. Faltando cinco minutos para o fim do jogo Sérgio Oliveira cobrou falta da entrada da área e colocou a bola no canto direito do goleiro, que falhou. Era a vaga do Porto. Rabiot, de cabeça, ainda chegou a marcar mais um para a Juventus. Entretanto era tarde para a reação.

LEIA MAIS! Neymar não se recupera a tempo e desfalca o PSG contra o Barcelona

Empolgado, o Porto volta as suas baterias para o Campeonato Português, onde é o segundo colocado com dez pontos a menos que o líder Sporting. No domingo o time recebe o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, na Cidade do Porto. Já a Juventus junta os cacos para visitar o Cagliari, também no domingo, pelo Campeonato Italiano. Campeã nas últimas nove edições do Calcio, a Velha Senhora dificilmente vai dar a volta olímpica pois aparece na terceira posição com dez pontos a menos que a líder Internazionale.

Você Também pode gostar

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *