Eles, por muito tempo, estiveram no topo do futebol mundial, em clubes de ponta do cenário internacional. Hoje, vivem uma realidade bem diferente e jogam em “mercados alternativos”. O “Marca” listou atletas que defenderam alguns dos principais clubes do mundo e, no momento, estão em outros centros.
Tem brasileiro na lista, campeão mundial, ex-galáctico e até atacante que foi considerado um dos melhores do mundo há pouco tempo.
LEIA MAIS
Top 10: os clubes que mais gastaram nas últimas dez janelas de transferências
Veja lista dos técnicos finalistas do prêmio Fifa de 2010 até hoje e quem levou
Top 10: os atletas que mais movimentaram dinheiro em transferências na história
Veja os clubes que mais arrecadaram com vendas nesta janela de transferências
Top 10: os clubes que mais gastaram nesta janela de transferências
Eto’o
O atacante camaronês se notabilizou por gols e títulos: ganhou quatro Champions League com três clubes diferentes (Real Madrid, Barcelona e Inter de Milão). Eto’o figurava como um dos melhores atacantes do mundo. Aos 37 anos, está no Qatar FC, clube de Doha, no Catar.
Podolski
O atacante foi um dos principais nomes da seleção da Alemanha por anos. Podolski foi campeão mundial em 2014. Ele defendeu Colônia, Bayern de Munique, Arsenal, Inter de Milão e Galatasaray. Em 2017, foi para o Vissel Kobe, do Japão.
Van der Vaart
O meia-atacante foi um galáctico por duas temporadas – o Real Madrid o contratou por 15 milhões de euros (R$ 72 milhões, na cotação atual). Van der Vaart, revelado pelo Ajax, também defendeu o Hamburgo, o Tottenham e o Bétis. Aos 35 anos, vai para a terceira temporada seguida no futebol dinamarquês. Após jogar pelo Midtylland, agora está no Esbjerg.
Reyes
Conquistou a Liga Europa cinco vezes e também tem uma Premier League no currículo, entre outros títulos. O atacante espanhol defendeu o Sevilla, Arsenal, Real Madrid e Atlético de Madrid na carreira, entre outros. Hoje, aos 35 anos, atua pelo Xinjiang Tianshan, da China.
Song
Foi contratado pelo Barcelona, na temporada 2012/2013, por 19 milhões de euros (R$ 91 milhões, na cotação atual) depois de se destacar com a camisa do Arsenal. Não rendeu o esperado na Espanha. O meio-campista camaronês também defendeu o West Ham. Aos 31 anos, Song está no Sion, da Suíça – chegou a ficar sem clube por alguns meses.
Anderson
Revelado pelo Grêmio, o meia logo se transferiu para a Europa. Defendeu o Porto e foi para o Manchester United cercado de expectativa. Anderson disputou seis temporadas seguidas pelo United. Foi para a Fiorentina, voltou para a Inglaterra e depois retornou ao Brasil. Defendeu o Internacional e o Coritiba. Hoje, aos 30 anos, está no Adana Demirspor, da Segunda Divisão do futebol da Turquia.
Você Também pode gostar
- Empresário nega saída de Anderson para o São Paulo
- Eto’o sofre com novo processo por não reconhecer filha
- MQJ Memória: Messi não está só… relembre craques que trocaram de clube de graça
- MQJ Memória: relembre craques que defenderam Barcelona e Real Madrid
- Lewandowski, Salah, Ibra… campeões mundiais de clubes que ‘sofrem’ por seleções
- Líder, Manchester United sonha com título da Premier League: relembre como foi o último