Publicidade

Dia 20 de agosto, 4ª rodada do Brasileiro. O Vasco vence o Ceará e assume a liderança do torneio. Era o ápice do Ramonismo. Um pouco mais de três meses depois, o Gigante da Colina vai reencontrar o rival, nesta segunda-feira, às 18h, em São Januário. Agora em situação bem diferente. A luta do Vasco é para sair do Z-4.

Cano, Vasco Cano é a principal arma do Vasco | Foto: Rafael Ribeiro / Vasco / Divulgação

E muita coisa mudou no clube carioca em relação aos 3 a 0 sobre o Ceará, no Castelão. A começar pela comissão técnica. Na quarta rodada, sob o comando de Ramon Menezes, o Gigante da Colina era pura empolgação. Ramon foi demitido em outubro e deu lugar a Ricardo Sá Pinto. O técnico português, no momento, cumpre isolamento, após testar positivo para a Covid-19.

LEIA MAIS! Cano perto de se tornar o maior artilheiro do Vasco dos últimos dez anos

Publicidade

O clube carioca também tem mudanças dentro de campo. No duelo pelo segundo turno, o Vasco terá atletas que ainda não faziam parte do elenco naquele 20 de agosto, em especial o lateral-direito Léo Matos, o volante Leonardo Gil e o atacante Gustavo Torres, que ganharam mais destaque nos últimos jogos.

Vasco enfrenta rival direto na luta contra o Z-4

Se voltar a vencer o Ceará, o Gigante da Colina deixará a zona de rebaixamento. O Gigante da Colina, atual 17ª colocado, tem dois pontos a menos em relação ao rival. O clube carioca pode se inspirar no retrospecto contra os times que lutam contra o Z-4.

LEIA MAIS! Vasco pode ter nova eleição em dezembro

Publicidade

O cenário atual mostra Goiás, Botafogo, Coritiba, Sport, Ceará, Bragantino e Atlético-GO como rivais na luta contra a degola. O retrospecto contra estes sete times, até aqui, é positivo. O Gigante da Colina somou 14 pontos em 24 disputados, aproveitamento de 58,3%. No geral, o aproveitamento do clube carioca no Brasileiro está em 38,1%.

O Vasco venceu o Sport duas vezes, ganhou do Ceará e do Botafogo. O Gigante da Colina empatou com Bragantino e com Goiás e perdeu para Atlético-GO e Coritiba.

Com 24 pontos em 21 jogos disputados, o Vasco está na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro.