Notícias

Rival? Veja brasileiros que jogaram no Boca Juniors

O Boca Juniors vai enfrentar o Fluminense neste sábado, na final da Copa Libertadores. Visto como rival do futebol do Brasil, o time argentino teve brasileiros em suas fileiras ao longo de sua história. E é isso que vamos recordar.

A lista conta com grandes talentos e até mesmo com jogadores contratados por se destacarem em um único jogo. Mas vale a lembrança. Vamos para a lista:

Galeria de Fotos

Os brasileiros que jogaram no Boca Juniors

Iarley

Iarley jogou no Boca Juniors

Iarley jogou no Boca Juniors (Foto: Getty)

O primeiro nome da nossa lista é o ex-jogador do Internacional, Iarley. Depois de fazer uma exibição de gala na Libertadores com a camisa do Paysandu em plena Bombonera, onde inclusive marcou o gol da vitória do Papão por 1 a 0, Iarley chamou a atenção da equipe argentina e ainda no mesmo ano foi contrato para atuar pela equipe Xeneize.

Na Argentina, Iarley até teve uma passagem de destaque, onde mesmo atuando somente por um ano, foi o suficiente para que o ex atacante conquistasse dois títulos, sendo um com muita relevância que foi o Mundial de Clubes de 2003 em uma final com o Milan.

Após a boa passagem pela Argentina, Iarley jogou no futebol mexicano antes de se transferir e fazer sucesso com a camisa do Internacional de Porto Alegre.

Luiz Alberto

Luiz Alberto na lista de brasileiros que jogaram no Boca Juniors

Luiz Alberto na lista de brasileiros que jogaram no Boca Juniors (Foto: Getty)

Após se destacar com a camisa do Fluminense em 2008, principalmente na campanha do vice-campeonato da Libertadores, perdida para a LDU nos pênaltis, Luiz Alberto, que na época formava dupla com Thiago Silva, chamou a atenção do Boca Juniors no ano seguinte.

Na equipe do Boca, Luiz Alberto não conseguiu se ambientalizar muito bem ao futebol argentino e com apenas sete jogos feitos, sendo todos válidos pelo campeonato local, o ex zagueiro decidiu dar ponto final a sua rápida passagem pelo futebol do país vizinho, sem deixar muitas saudades para a torcida do time azul e amarelo.

Heleno de Freitas

Heleno de Freitas, ídolo eterno da torcida do Botafogo

Heleno de Freitas, ídolo eterno da torcida do Botafogo

Ídolo do Botafogo nos anos 40, o craque Heleno de Freitas também teve uma passagem pelo Boca Juniors. Após se destacar pelo Glorioso, Heleno se transferiu para o futebol argentino, onde se aventurou por um ano.

No período em que jogou no futebol do país vizinho, Heleno não obteve muito sucesso como teve com a camisa do Botafogo, onde fez apenas sete gols em dezessete partidas feitas com a camisa do gigante clube argentino, ficando no meio da tabela no campeonato local. Depois da sua rápida passagem por lá, Heleno retornou para o Brasil no ano seguinte, mais especificamente para o Rio de Janeiro jogar no Vasco, onde conseguiu conquistar o Campeonato Carioca no ano de 1949.

Paulo Valentim

Paulo Valentim nos tempos de Boca Juniors

Paulo Valentim nos tempos de Boca Juniors (Foto: El Gráfico)

Outro brasileiro a atuar no Boca Juniors foi Paulo Valentim, no ano de 1960. Após atuar quatro anos de muito destaque com a camisa do Botafogo, jogando ao lado da lenda Mané Garrincha, Paulo Valentim resolveu se aventurar no futebol argentino em 1960.

Atuando pelo time de La Bombonera, Paulo jogou durante cinco temporadas, sendo de 1960 até 1965, onde por lá, conquistou dois campeonatos locais nos anos de 1962 e 1964. Além disso,Paulo também chegou a ser em quatro oportunidades o artilheiro da competição, sendo elas nos anos de 1961, 1962 e 1964. É um dos atletas que mais marcaram gols no superclássico argentino contra o River Plate, sendo dez no total.

Depois da sua brilhante passagem pelo Boca, Valentim foi jogar no São Paulo, onde saiu da Argentina como ídolo da equipe depois da sua boa passagem por lá. Mais um dos brasileiros que jogaram no Boca Juniors.

Jorginho Paulista

Jorginho Paulista em ação pelo Vasco contra o Boca Juniors

Jorginho Paulista em ação pelo Vasco contra o Boca Juniors (Foto: Getty)

Após uma passagem de grande sucesso pelo Vasco da Gama, onde conquistou a taça Mercosul em 2000 e o Brasileirão no mesmo ano, Jorginho Paulista foi emprestado para o Boca Juniors. Nos Xeneizes, o lateral-esquerdo, que se destacava por ser um jogador por ser bom no apoio ao ataque, não teve uma grande passagem. Atuou apenas por alguns meses e logo em seguida teve um
novo empréstimo, porém desta vez para o Cruzeiro.

Baiano

Baiano

Baiano é um dos brasileiros que jogaram no Boca Juniors (Foto: Getty)

Contratado pelo Boca em 2004 junto ao Palmeiras, o ex lateral-direito Baiano, teve uma boa passagem pelo clube argentino mesmo sendo reserva da equipe. Conquistou três títulos de expressão, sendo eles: a Copa Sul-americana em 2005, a Recopa em 2006 e campeonato local também em 2005. Mesmo conquistando títulos, Baiano também foi mais um jogador brasileiro que não deixou muitas
saudades enquanto esteve atuando pelo Boca, onde foi um mero coadjuvante na equipe comandados pelo ex técnico do time Alfio Basile. O treinador tinha como o titular da posição na época o histórico lateral-direito Ibarra. Mais um dos brasileiros que jogaram no Boca Juniors.

Gaúcho

Flamengo x Boca Juniors

Em 1991, Flamengo caiu para o Boca Juniors . Mas Gaúcho foi destaque| Foto: Reprodução

Ídolo do Flamengo, o centroavante Luis Carlos Tofoli, popularmente conhecido como Gaúcho, teve uma rápida passagem pelo Boca Juniors em 1991. Na época, Gaúcho foi emprestado para o gigante argentino, após ser o artilheiro da Libertadores em 1991 com a camisa do time carioca. Foi contratado para ser o reserva do centroavante Batistuta, que estava atuando pela seleção.

No clube Xeneize, Gaúcho teve uma passagem relâmpago, onde jogou apenas dois jogos, sendo os dois contra o Newells Old Boys, jogos esses que foram validos pelas finais da competição nacional. Gaúcho foi criticado nas partidas e dispensado pouco tempo depois.

Rodrigues Neto

Rodrigues Neto (Reprodução)

O ex-lateral da Seleção Brasileira, que joogu na Copa do Mundo de 1978 na Argentina, Rodrigues Neto, também foi outro atleta brasileiro que atuou pelo Boca Juniors em um período de dois anos. Em sua passagem pela equipe, Rodrigues Neto que se destacava por ser um jogador que que tinha um bom cruzamento e uma boa finalização. Mas fez apenas 11 jogos pelo Boca e retornou ao
futebol brasileiro para jogar pelo São Cristovão, do Rio de Janeiro. Mais um dos brasileiros que jogaram no Boca Juniors.

Orlando Peçanha

Orlando Peçanha

Orlando Peçanha em ação pelo Boca Juniors (Foto: Reprodução El Grafico)

Campeão argentino nos anos de 1962 e 1964, o ex-zagueiro Orlando Peçanha se destacou no país vizinho. Atuando com a camisa do Boca Juniors, o brasileiro jogou durante quatro temporadas, sendo eles nos anos de 1961 até 1965, transformando-se em peça importante daquele time do Boca que em 1963 foi vice-campeão da Libertadores, naquele histórico confronto contra o Santos de Pelé na Bombonera.

Domingos da Guia

Domingos e Ademir da Guia: talento em campo (Foto: do Brasil acervo)

Encerrando nossa lista de brasileiros que jogaram no Boca Juniors temos o ex-zagueiro Domingos da Guia, que é pai do maior jogador da história do Palmeiras, Ademir da Guia. Atuando profissionalmente no fim dos anos 20, Domingos começou sua carreira profissional pelo Bangu. Após se destacar no modesto clube do Rio, e passar por alguns clubes importantes, dentre eles o tradicional Nacional de Montevideo e o Vasco, Domingos se transferiu para o Boca Juniors em 1935, onde atuou durante dois anos. Na Argentina, o ex-zagueiro não teve uma passagem de muito brilho, na qual conquistou apenas um título: o campeonato argentino do ano de 1935. Depois de seu curto período pelos Xeneizes, Domingos retornou ao Brasil. Vejamos a lista dos brasileiros que jogaram no Boca Juniors.

Você Também pode gostar