Publicidade

O Basel, da Suíça, é uma das novidades das oitavas de final na Champions (Reprodução site Basel) O Basel, da Suíça, é uma das novidades das oitavas de final na Champions (Reprodução site Basel)

Nove países estão representados na nova fase da Liga dos Campeões, cujo sorteio foi realizado na manhã desta segunda-feira. Apesar da hegemonia tradicionais de países como Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal e França, alguns “penetras” deram as caras desta vez.

Se apenas seis países fizeram as oitavas na temporada 2016/2017, desta vez Ucrânia, Suíça e Turquia entraram para esse seleto grupo. A Ucrânia chega às oitavas com o Shakhtar Donetsk e vai enfrentar a Roma. No caso da Suíça, o Basel pega o poderoso Manchester City, de Pep Guardiola. O representante da Turquia é o Besiktas, que vai encarar o Bayern de Munique.

Real Madrid, campeão da temporada mais diversificada da Champion (Foto: Site UEFA) Real Madrid, campeão da temporada mais diversificada da Champion (Foto: Site UEFA)

Temporada recordista

Publicidade

A temporada 2017/2018 da Champions League tem esse perfil de diversidade, porém, não é a mais heterogênea. O recorde fica por conta da temporada 2015/2016, quando chegaram às oitavas clubes de 10 países europeus. Foram eles Espanha (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid), Itália (Roma e Juventus), Alemanha (Bayern de Munique e Wolfsburg), Bélgica (Gent), Ucrânia (Dínamo de Kiev), Portugal (Benfica), Inglaterra (Arsenal, Manchester City e Chelsea), França (PSG), Holanda (PSV Eindhoven) e Rússia (Zenit).

As oitavas de final da atual temporada, considerando a diversidade de países, iguala ao que ocorreu em outras edições. Considerando o formado atual da Champions League, o mesmo aconteceu nas temporadas 2007/2008, 2011/2012 e 2012/2013.

Leia também

Publicidade

PSG x Real Madrid é o confronto mais bombástico das oitavas da Liga 2017/18
Everton Ribeiro e a maratona de altos e baixos no Flamengo
Zagueiro-artilheiro do Flamengo, Réver iguala melhor marca de gols da carreira
Parada dura: Independiente perdeu só um jogo por dois gols de diferença no ano
Teste de fogo: Flamengo precisa superar situação inédita no ano para ser campeão
Como fica a carreira de Guerrero após a suspensão imposta pela Fifa
Clubes brasileiros são os que mais jogam no planeta
Sinônimo de recorde, Messi iguala feito de Gerd Müller