A era Jürgen Klopp no Liverpool se aproxima do fim. O técnico vai deixar o clube ao fim da temporada e, assim, encerrar um trabalho de nove temporadas. O comandante alemão já está na história do time inglês. O MQJ Memória faz as honras e relembra o que é, possivelmente, o ponto alto da trajetória dele na Inglaterra: o título da Premier League.
Klopp tirou o Liverpool de uma longa fila. O clube ainda não havia sentido o gostinho de conquistar a Premier League, criada em 1992. O jejum incômodo acabou na temporada 2019/2020, com uma campanha histórica, por sinal.
O técnico alemão já havia conquistado a Champions League com o Liverpool, na temporada 2018/2019. A Champions é sempre um título especial. Contudo, a Premier League teve um sabor diferente justamente pelo contexto de anos de seca.
MAIS! Pré-Olímpico da decepção: o fracasso do Brasil em 2004
Na última temporada à frente do Liverpool, Klopp vai buscar se despedir com uma nova glória. O time está na briga pela ponta da Premier League. Um adeus com o título seria um final perfeito.
A Premier League de Klopp
O técnico alemão desembarcou na Inglaterra em 2015. Na primeira temporada, foi apenas o oitavo colocado da Premier League. O desempenho melhorou na temporada seguinte. O Liverpool ficou na quarta colocação, mesmo desempenho em 2017/2018.
Klopp bateu na trave na temporada 2018/2019 e de forma cruel. O Manchester City faturou a Premier League com um ponto a mais em relação ao Liverpool. O troco, com juros, aconteceu na temporada seguinte.
MAIS! Joelinton, Malcom, Arana… destaques da Copinha de 2014
O Liverpool simplesmente sobrou na Premier League na temporada 2019/2020. O time de Klopp foi campeão com 99 pontos, 18 a mais do que o City. A campanha de 32 vitórias, três empates e três derrotas não deixou dúvidas.
A superioridade do Liverpool foi tanta que o título foi conquistado de forma antecipada, na 31ª rodada, um recorde na Premier League. Outra marca de peso foi o número de vitórias, também recorde, esse dividido com o Manchester City.
Primeiro turno quase perfeito
O Liverpool assumiu, de forma isolada, a liderança da Premier League logo na terceira rodada. Foram oito vitórias seguidas e já uma gordurinha na ponta. O primeiro tropeço aconteceu na nona rodada, no empate por 1 a 1 com o Manchester United, no Old Trafford.
MAIS! Janela quente: as transferências mais caras de 2014
O empate com o United, por sinal, foi o único tropeço do Liverpool no primeiro turno. O time emplacou dez vitórias seguidas e fechou a 1ª metade da Premier League com uma campanha quase perfeita: 18 vitórias e um empate.
Na caminhada no primeiro turno, o Liverpool venceu de forma contundente o Manchester City por 3 a 1, em Anfield. O time de Klopp abriu 2 a 0 logo com 13 minutos, após gols do brasileiro Fabinho e de Salah. Depois, ampliou no começo da etapa final, com Sadio Mané. Bernardo Silva descontou na reta final da segunda etapa.
O Liverpool, então, entrou no segundo turno com 16 pontos de frente para o Leicester, que estava na segunda colocação. Era o sinal claro de que o time de Klopp bateria campeão.
O campeão Liverpool
A invencibilidade do Liverpool só terminou na 28ª rodada, depois de uma série de 18 vitórias seguidas. O Watford conseguiu o feito de derrubar o time de Klopp e fez 3 a 0. A vantagem na ponta, agora sobre o Manchester City, era de 19 pontos.
A Premier League teve mais uma rodada e depois foi paralisada, assim como o futebol pelo mundo. Era o impacto da pandemia da Covid-19. O torneio só retornou em junho. O Liverpool empatou sem gols com o Everton e ficou mais perto do título.
A conquista foi garantida na 31ª rodada. O Liverpool fez 4 a 0 no Crystal Palace, no Anfield, gols de Alexander-Arnold, Salah, Fabinho e Mané. Como o Manchester City perdeu para o Chelsea por 2 a 1, no dia seguinte, Klopp, matematicamente, fez a torcida tirar um grito que estava entalado na garganta.
Até ali, foram 28 vitórias, dois empates e uma derrota. Na rodada seguinte, a faixa de campeão foi carimbada. O Manchester City goleou por 4 a 0. Apenas uma “ressaca”. O Liverpool emplacou mais quatro vitórias depois e fechou a Premier League com 99 pontos.
Klopp, então, conseguiu se eternizar de vez na história do Liverpool. É o combo do impacto pela identificação, maneira do time jogar e títulos.
Você Também pode gostar
- Liverpool de olho em craque da Inter de Milão
- Chelsea arma bote para cima do Liverpool
- Salah vive um dos melhores inícios de temporada pelo Liverpool
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Mourinho pode voltar a comandar time da Premier League
- Brasileiro recebe terceiro maior salário da Premier League
Comentar