MQJ Memória

MQJ Memória relembra o Dortmund de Klopp campeão da Bundesliga

Dez títulos seguidos. O Bayern de Munique se transformou no dono da Bundesliga. Nesta temporada, o clube bávaro está deixando os rivais sonharem. Você lembra o último clube que desbancou o Bayern? A resposta é o Borussia Dortmund. O MQJ Memória, então, relembra a conquista do Dortmund de 2012.

Sob o comando de Jürgen Klopp, o Borussia Dortmund conquistou dois títulos seguidos da Bundesliga. Na temporada 2011/2012, o Dortmund faturou o campeonato com 81 pontos, oito a mais do que o Bayern.

Galeria de Fotos

Com Robert Lewandowski, o Dortmund teve o ataque mais positivo da Bundesliga. Foram 80 gols marcados, sendo 22 de Lewandowski. Contudo, ele não foi o artilheiro daquela edição. Huntelaar fez 29 com a camisa do Schalke 04.

MQJ Memória relembra o Dortmund campeão da Bundesliga

O título da Bundesliga fez o Borussia Dortmund superar uma decepção naquela temporada. O clube alemão caiu na fase de grupos da Champions League – ficou em último lugar, atrás de Olympiacos, Olympique de Marselha e Arsenal.

Borussia Dortmund MQJ Memória

Klopp brilhou à frente do Dortmund | Foto: THOMAS KIENZLE/AFP via Getty Images

Klopp contava com um elenco interessante, com jovens que vinham crescendo. Matts Hummels, Perisic e Lewandowski tinham 23 anos, enquanto Gündogan tinha 21 anos, um a mais do que Götze. O goleiro Weidenfeller, de 31 anos, e o meia Sebastian Kehl, de 32 anos, eram nomes experientes do elenco.

Relacionadas

Tite
MQJ Memória: o ponto alto do Brasil no ciclo para o Mundial do Catar
Cristiano Ronaldo
MQJ Memória: o histórico título de Mourinho com o Real Madrid

Dois brasileiros ajudaram o Dortmund naquela temporada: o zagueiro Felipe Santana e o meia Antônio da Silva. Outro jogador que ficou conhecido do futebol brasileiro foi Lucas Barrios. O atacante paraguaio defendeu o Palmeiras e o Grêmio no País na sequência da carreira.

MQJ Memória: o ano em que Neymar se ‘intrometeu’ na disputa entre Messi e Cristiano Ronaldo na Champions

O começo do Dortmund na Bundesliga foi irregular. Na sexta rodada, após perder fora de casa para o Hannover 96, o time de Klopp ficou a oito pontos do então líder, o Bayern de Munique.

O Dortmund, então, emplacou uma sequência de invencibilidade até chegar ao clássico. Foram cinco vitórias e um empate até o confronto com o Bayern de Munique. Fora de casa, o time de Klopp venceu por 1 a 0, gol de Götze. A diferença na tabela, assim, caiu para dois pontos.

MQJ Memória: o título invicto do Arsenal na Premier League

O Borussia chegou à liderança na rodada seguinte, mas logo viu o Bayern voltar à ponta na 15ª rodada. O rival, por sinal, ficou à frente no turno, com três pontos de vantagem.

Campanha de campeão no returno

O segundo turno do Dortmund foi de campeão. Foram sete vitórias seguidas no returno. Assim, o Borussia abriu vantagem de sete pontos na liderança. O Bayern chegou a reduzir a diferença para três pontos após a 28ª rodada.

O reencontro com o Bayern de Munique encaminhou o título. Agora em casa, o Dortmund voltou a vencer o rival por 1 a 0, com gol de Lewandowski. Weidenfeller ainda defendeu um pênalti de Arjen Robben.

Borussia Dortmund

Lewandowski foi peça-chave | Foto: PATRIK STOLLARZ/AFP via Getty Images

O Dortmund, com a vitória, abriu seis pontos sobre o Bayern e não deu mais brechas. Venceu os últimos quatro jogos e conquistou a Bundesliga.

Você Também pode gostar