A Itália está fora da segunda Copa do Mundo consecutiva, um fardo pesado para um país tetracampeão mundial. Assim, a última participação italiana em Copa continua sendo em 2014, no Brasil. Você lembra como foi? O MQJ Memória resgata o vexame.
Por sinal, além de ficar fora da Copa do Mundo mais uma vez, a Itália decepcionou nas duas últimas participações em Mundiais, em 2014 e em 2010, isso logo após ser tetracampeã.
A surpreendente derrota, em Palermo, para a Macedônia do Norte, pela repescagem, colocou a Itália na lona. O título de 2006 vai ficando mais distante. As decepções, por sua vez, mais pesadas.
Relacionadas
MQJ Memória relembra as últimas decepções da Itália
A Itália foi para a Copa do Mundo de 2014 mordida. Afinal, caiu na fase de grupos da edição anterior. No Brasil, a seleção italiana se viu no grupo da morte, com Uruguai, Inglaterra e Costa Rica. Dançou.
A seleção italiana largou com vitória sobre a Inglaterra, em Manaus, por 2 a 1. Balotelli, no segundo tempo, fez o gol que garantiu o triunfo da Itália. Entretanto, foi a única alegria no Brasil.
MQJ Memória: relembre o primeiro título de Premier League do Chelsea na era Roman Abramovich
Na sequência, na Arena Pernambuco, a Itália caiu para a surpreendente Costa Rica, por 1 a 0. Foi para a última rodada pressionada e perdeu para o Uruguai por 1 a 0, na Arena das Dunas. Assim, ficou na terceira posição e viu Costa Rica e Uruguai avançarem. A derrota para o Uruguai também ficou marcada pela mordida de Suárez no zagueiro Chiellini.
O técnico Cesare Prandelli escalou a Itália da seguinte maneira contra o Uruguai: Buffon; Chiellini, Barzagli e Bonucci; De Sciglio, Pirlo, Marchisio, Verratti e Darmian; Immobile e Balotelli. Marco Parolo, Thiago Motta e Cassano entraram no segundo tempo.
O vexame italiano na África do Sul
Em 2010, a Itália já havia caído na fase de grupos, quatro anos depois de ser campeã mundial. Na África do Sul, a seleção italiana se despediu sem vitórias. A Itália largou com empate por 1 a 1 com o Paraguai. Depois, 1 a 1 com a Nova Zelândia e derrota para a Eslováquia por 3 a 2.
A seleção italiana segurou a lanterna do Grupo F e se despediu da Copa do Mundo com um sabor de vexame. O técnico Marcelo Lippi escalou a Itália contra a Eslováquia da seguinte maneira: Marchetti; Zambrotta, Chiellini, Cannavaro e Domenico Criscito; Gattuso, De Rossi, Simone Pepe e Montolivo; Iaquinta e Di Natale. Christian Maggio, Fabio Quagliarella e Pirlo entraram no segundo tempo.
Você Também pode gostar
- Relembre craques que brilharam pelo Brasil em jogos históricos com a Venezuela
- Relembre a última vez que seu time teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira
- Milan x Napoli: Relembre anos dourados do confronto italiano
- Champions League: Relembre jogos históricos entre espanhóis e alemães
- Tá em crise, chama o Chile! Relembre as vezes em que o Brasil deu a volta por cima contra o Chile
- Eleições chegando! Relembre boleiros que viraram prefeitos, vereadores e deputados